Delber Lage

Educando o Bolso

Sua saúde financeira em foco!


Assim como vamos à escola, cuidamos da saúde e da nossa casa, o monitoramento dos gastos é algo fundamental para a vida. É fato que não existe certo ou errado para fazer seu salário render mais. Mas, para ter maior consciência, e controle, sobre seus gastos é preciso monitorar suas finanças. E foi pensando em orientar e capacitar os brasileiros que criamos a série de artigos “Eu Consigo”, com dicas simples e preciosas para auxiliá-los a cuidar cada vez mais e melhor do dinheiro. Tenha certeza que seguindo essas recomendações seus gastos particulares, suas metas pessoais e de sua família, e a sua saúde financeira vão ficar nas melhores mãos: as suas!

Escolhas inteligentes

Muitas pessoas acabam por associar o hábito de monitorar os gastos a situações negativas, principalmente quando estão endividadas. Esse pensamento não é correto. Por que não aproveitar essa oportunidade para se empoderar e fazer escolhas inteligentes sobre o seu próprio dinheiro?

O primeiro passo é tomar coragem e fazer um diagnóstico, ou seja, reservar um tempo para calcular, nos mínimos detalhes; E acredite, esta ação é uma das mais importante para uma melhor gestão de seu patrimônio; vamos lá, avalie o que você recebe mensalmente; identificando sua despesas fixas, como os gastos com gás, água, luz, aluguel, etc; o valor das dívidas com cartões de crédito, cheque especial e empréstimos; além dos chamados "gastos fantasmas", aquele cafezinho na hora do almoço, ou o barzinho do fim de semana, a roupa nova, o passeio com as crianças etc.

Sem custos

Ter uma ideia exata da sua realidade financeira vai te afastar das incertezas e te dar condições de avaliar a sua conta bancária com tranquilidade. O objetivo é voltar a planejar de forma clara, transparente e objetiva. Agora, com a mente mais organizada, você tem condições de arcar com as despesas essenciais de casa, administrar ou pagar as dívidas, pensar em investimentos, usufruir do lazer e o mais importante: retomar a alegria. O consumo é ferramenta fundamental para movimentar toda e qualquer sociedade, mas é preciso evitar os exageros. E por que isso acontece? Porque muitas vezes caímos nas armadilhas do imediatismo e nos endividamos. Isso mexe com a cabeça, gera preocupação e pode, em casos mais graves, gerar crises familiares, apatia e desânimo.

Ânimo SIM, euforia NÃO

Sabemos que são inúmeros os estímulos para novos gastos mas, principalmente com o impacto das novas tecnologia e a difusão das propagandas, no fundo, se a gente pensar um pouco, considerar ao menos 2 ou 3 vezes antes de comprar/consumir um determinado produto identificamos com clareza que grande parte de nossos gastos não são despesas realmente necessárias. Por isso, para não perder a esperança de encontrar uma solução para as situações do bolso, a indicação é fazer valer todo o comprometimento consigo mesmo, bem como a disciplina e discernimento para lidar com a sua realidade financeira.

Vencidas essas etapas, você vai, novamente, se permitir sonhar. Mas sonhe de forma planejada para que todos os seus sonhos se realizem, defina suas metas, estabelecendo etapas, pesquisando melhores ofertas, levando em consideração seus ganhos e gastos reais para que consiga calcular quanto tempo é necessário para que você possa concretizar seus objetivos.

Uma dica preciosa é classificar as metas em curto, médio e longo prazo. Sem deixar de criar uma reserva de emergência para arcar com os imprevistos da vida. Dessa forma, você conseguirá realizar seus sonhos e ficará tranquilo por ter mantido a sua segurança e da sua família. E pense: essa organização é apenas o começo de uma grande mudança que vai te permitir maximizar seus rendimentos a partir de agora. Siga as nossas dicas e fique preparado para valorizar ainda mais o seu salário.

Vamos lá! Acompanhe a gente! #euconsigomaissaudefinanceira