Júlia Silva

5 habilidades comportamentais fundamentais para trabalhar no RH

Para desempenhar bem o seu trabalho, profissionais de RH precisam estar frequentemente atentos às mudanças comportamentais na sociedade, as evoluções do mercado, desenvolvimento de novas tecnologias e as demandas do ambiente de trabalho. Diante de tantas variáveis para prestar atenção, às vezes surge a dúvida: quais são, de fato, as habilidades comportamentais essenciais para o RH?

A receita que compõe um profissional de RH de alto nível conta com alguns ingredientes fundamentais e é sobre isso que falaremos no conteúdo de hoje. Então, continue a leitura para entender quais são as habilidades mais importantes para ser um profissional de RH de sucesso e/ou construir um time que seja capaz de solucionar problemas e inovar no setor!

O que compõe o RH do futuro

Quando pensamos sobre a atualidade e o futuro do RH, a primeira palavra que precisa vir à mente é: estratégia. O RH já não é mais aquele setor que só cuida das burocracias e documentos de departamento pessoal e a tendência é que nunca mais volte a ser.

A área tem assumido, em empresas de diversos portes, uma postura altamente estratégica, condizente com a importância que a área de recursos humanos têm para as organizações. Afinal de contas, empresas são criadas e desenvolvidas por pessoas, e o papel do RH estratégico é garantir que as pessoas estão trabalhando em sua máxima performance e motivação.

Para tanto, os profissionais de RH da atualidade e preparados para o futuro devem estar preparados para lidar com os desafios do chamado Mundo VUCA, contexto também chamado de Modernidade Líquida, termo usado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Você já ouviu falar nesses conceitos?

VUCA é uma sigla em inglês para a união dos termos Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade), e Ambiguity (Ambiguidade). Já o termo Modernidade Líquida se refere à teoria de Bauman que afirma que vivemos em uma sociedade em que nada é fixo, tudo é passível de mudança e, por isso, precisamos estar preparados para lidar com as rápidas e frequentes transformações do nosso tempo.

As teorias se aplicam ao contexto de RH pois todas essas variáveis citadas influenciam o comportamento da sociedade e, é claro, também do colaborador, do mercado, fornecedores e concorrentes. Sendo assim, para ser um profissional de RH de sucesso, é importante desenvolver habilidades comportamentais que trazem a preparação necessária para enfrentar os desafios dos novos tempos. 

O que são habilidades comportamentais (soft-skills)?

Antes de falarmos exatamente quais são as habilidades comportamentais mais essenciais para que o profissional e o setor de RH sejam cada vez mais estratégicos, precisamos entender com clareza o que elas são. 

As habilidades comportamentais, também conhecidas pelo seu termo em inglês - soft skills - são aquelas habilidades que são relacionadas à personalidade, forma de lidar e a postura dos colaboradores diante de diversas situações que podem surgir no ambiente corporativo

Essas competências, apesar de subjetivas, são fundamentais para o pleno desenvolvimento do trabalho, em especial o trabalho de RH, que lida com pessoas diariamente.

Habilidades comportamentais essenciais para o RH estratégico

Então, chegou a hora de descobrir quais são as soft skills mais importantes para trabalhar no RH de forma estratégica e preparada para os desafios da atualidade. Vamos lá?

1. Adaptabilidade e autogerenciamento

As habilidades de adaptabilidade e autogerenciamento são essenciais para praticamente todos os profissionais atualmente, e não seria diferente para profissionais de RH.

Considerando as características sociais e do mercado atualmente, a adaptação a mudanças é uma habilidade que não pode faltar, afinal, é fato: os processos, metas e prioridades vão mudar com o tempo e os profissionais precisam estar abertos a mudar junto com a organização.

O autogerenciamento é essencial para possibilitar que os times trabalhem de forma confiante e que entreguem sua plena contribuição para a organização, mesmo que trabalhem, por exemplo, no modelo remoto. Saber gerenciar o próprio tempo, prioridades e desenvolvimento de atividades mostra maturidade profissional e compromisso com a própria carreira.

2. Interesse e curiosidade em tecnologia

A adoção de ferramentas de tecnologia dentro do RH já não é mais um diferencial. É uma necessidade para que o setor continue suas atividades conforme a legislação nacional e também se torne mais ágil e competitivo.

Para alcançar o status de RH tecnológico, é essencial que colaboradores do setor tenham interesse e curiosidade sobre as novas soluções, bem como o desejo de tornar os processos cada vez mais eficientes.

Atualmente, não faltam exemplos de softwares que facilitam o trabalho do RH. Um exemplo é exatamente o que fazemos aqui na SalaryFits: oferecemos para o setor de RH uma plataforma de benefícios corporativos totalmente digital, flexível e sem custos adicionais para o RH.

3. Capacidade de escuta

Apesar da importância de citarmos o interesse pela tecnologia e inovação como essenciais para o profissional de RH, não podemos perder de vista algumas habilidades que estão diretamente relacionadas à capacidade de lidar com o outro e suas emoções.

Profissionais de RH precisam lidar com pessoas o tempo inteiro. Para ser capaz de oferecer soluções que contribuam para a maior produtividade e motivação dos colaboradores, quem trabalha no setor de Recursos Humanos precisa conseguir escutar, ativa e atentamente, o que as pessoas têm a dizer: seja em momentos de feedback, em pesquisas internas ou simplesmente ao prestar atenção ao que está acontecendo no ambiente corporativo.

4. Criatividade e intraempreendedorismo

Saber desenvolver soluções criativas para problemas complexos é uma habilidade essencial que surge como resultado da curiosidade, interesse e diversidade de repertório. Profissionais de RH criativos conseguem contribuir para a solução de problemas de forma mais inovadora, menos custosa e com maior potencial de resultado.

Quando a criatividade se une a outras habilidades como proatividade, por exemplo, o colaborador de RH se torna uma peça ainda mais essencial para as organizações, pois passa a agir como intraempreendedor e desenvolver projetos e estratégias para a organização ter colaboradores mais engajados, motivados e produtivos.

5. Lifelong learning

Lifelong learning é o termo em inglês usado para se referir à importância do aprendizado contínuo. Ele caracteriza uma habilidade comportamental essencial para os profissionais de RH da atualidade: o compromisso em aprender coisas novas sempre, independente do grau de senioridade atingido

O foco em aprendizado contínuo leva os profissionais a buscarem capacitações complementares, participar de eventos e palestras, ler artigos, conversar com outros profissionais, acompanhar referências na área, ouvir podcasts sobre o setor de atuação, e diversas outras fontes de informação. 

Como consequência, profissionais de RH focados em continuar aprendendo todos os dias se tornam mais flexíveis e abertos às mudanças, tomam iniciativa, criam novos projetos, e contribuem ativamente para a evolução do setor.

As habilidades comportamentais que citamos podem ser aprendidas e desenvolvidas por qualquer profissional de RH. Mas, tão importante quanto aprender a teoria, é colocar os aprendizados em prática. 

Por isso, nossa dica final é: se desafie em situações em que precisará praticar essas soft skills e reflita se sua postura foi positiva e/ou o que pode ser melhorado!