Por Redator da SalaryFits

A importância dos benefícios corporativos e como implementar na sua empresa

Qual é a receita para conseguir atrair e manter bons profissionais dentro da empresa? Existem muitos fatores que influenciam nesse processo, mas um deles é certo e tem sido cada vez mais valorizado pelos trabalhadores: os benefícios corporativos!

O que antes era apenas um diferencial, hoje é a regra. Empresas que não possuem um bom programa de benefícios têm muito mais dificuldade para contratar e reter talentos no seu quadro de funcionários.

Sabemos que o mercado anda bastante competitivo, especialmente na atração e retenção de profissionais! Portanto, se você quer garantir que o RH terá as ferramentas que precisa para manter a motivação e bem-estar dos colaboradores, continue a leitura!

O que são benefícios corporativos?

Como o próprio nome indica, os benefícios corporativos são vantagens que as empresas disponibilizam aos seus funcionários, que vão além do salário em si, pois contribuem para  atender às diversas necessidades, como promover a saúde financeira e qualidade de vida do colaborador e seus familiares.

Os benefícios são diversos, podendo ser voltados para áreas da vida como saúde, finanças, cultura, desenvolvimento pessoal, capacitação, clima organizacional, entre outras. 

Diante da variedade de benefícios disponíveis no mercado, vale lembrar que a escolha de quais serão oferecidos, para que os funcionários se sintam devidamente valorizados, deve levar em consideração as necessidades dos colaboradores, afinal, é para eles que o processo está sendo estruturado!

Reflita: se 60% dos colaboradores possuem filhos, oferecer um plano de saúde que permita o cadastro de dependentes pode ser mais estratégico que oferecer um happy hour semanal, por exemplo.

Por que oferecer benefícios aos funcionários?

Dentre as diversas funções do RH, uma das mais desafiadoras é a manutenção da motivação dos funcionários. E essa é uma das principais vantagens trazidas pela implementação de bons benefícios corporativos!

Os funcionários se sentem mais valorizados e satisfeitos com o trabalho quando percebem que a empresa se preocupa com seu bem-estar financeiro e sua qualidade de vida. Essa percepção, por sua vez, influencia diretamente no aumento da produtividade, redução do turnover e absenteísmo, melhoria do e-NPS e outros indicadores importantes para o RH.

É importante lembrar também que funcionários satisfeitos se relacionam melhor com seus pares, com seus líderes e com as necessidades da empresa como um todo. Portanto, a implementação de bons benefícios também contribui para a melhoria do clima organizacional.

Além disso, atualmente, os benefícios corporativos representam um fator de decisão fundamental para atração de talentos. As empresas estão cada vez mais preocupadas em disponibilizar bons auxílios aos colaboradores e, quem não tem uma boa cartela para oferecer, acaba tendo muito mais dificuldade para contratar.

Como se não bastasse, uma outra vantagem competitiva importante é a melhoria da imagem da empresa junto ao mercado, potenciais colaboradores, clientes e a sociedade como um todo. Afinal, quanto mais satisfeitos os funcionários estiverem, a tendência é que falem da empresa com mais frequência, mostrando sentimentos de orgulho e valorização.

Tipos de benefícios 

O mercado de benefícios avança rápido e inova com frequência. Por isso, existe uma enorme quantidade de opções, as quais se adaptam a diferentes contextos empresariais.

Em pesquisa que realizamos em parceria com a Zetra, descobrimos que entre os benefícios que podem ser oferecidos, o mais importante, segundo os próprios colaboradores, é o vale alimentação/refeição

O resultado faz sentido, ao levarmos em consideração que supermercados consomem mais de um terço dos gastos do trabalhador de baixa renda, de acordo com pesquisa realizada pela Superdigital. O plano de saúde/odontológico e a participação nos lucros da empresa também estão no ranking dos mais valorizados.

Confira aqui, gratuitamente, todos resultados da nossa pesquisa, que trata de temas como condições psicológicas e financeiras de profissionais, benefícios corporativos, e muito mais!

Veja alguns exemplos de benefícios corporativos:

  • vale alimentação/vale refeição;
  • plano de saúde 
  • plano odontológico
  • participação nos lucros;
  • parcerias com estabelecimentos, como farmácias, academias e restaurantes; 
  • auxílio creche;
  • licença maternidade e/ou paternidade estendidas;
  • vale cultura;
  • adiantamento de salário;
  • cestas básicas;
  • folga no dia do aniversário;
  • previdência privada;
  • auxílio para realização de cursos ou outras ferramentas de capacitação;
  • auxílio internet, no caso de trabalhos remotos;
  • lanches e frutas durante o experiente;
  • acesso a crédito consignado;
  • seguro de vida, etc.

Esses são apenas alguns exemplos! Existem diversos outros que podem se adequar às necessidades dos colaboradores e orçamento da sua empresa.


Como implementar um bom programa de benefícios?

Para implementar um programa de benefícios estruturado, atrativo e duradouro, alguns aspectos precisam ser levados em consideração.

A viabilidade financeira

Primeiramente, é claro, a saúde financeira da empresa. É fundamental que o RH verifique junto ao setor financeiro e alta diretoria se é viável começar um programa de benefícios, de forma a ter mais clareza sobre quais benefícios cabem no orçamento e quais adaptações podem ser necessárias para não impactar negativamente os resultados financeiros da companhia.

A implementação de alguns benefícios é um projeto de médio a longo prazo, por isso, a viabilidade financeira precisa levar em consideração a garantia da continuidade do programa!

Existem no mercado sistemas que permitem o acesso a benefícios sem custo para a empresa e que geram impacto muito positivo na vida dos colaboradores. 

O básico

Mais importante que oferecer benefícios criativos, diferentes e inovadores é garantir que o básico está sendo bem feito

Por isso, se a empresa ainda não oferece os benefícios mais comuns como auxílio alimentação/refeição, acesso à saúde e plano odontológico, o melhor é começar por eles e estudar bem as necessidades do público para investir em opções que efetivamente contribuam para o bem-estar geral dos trabalhadores e suas famílias.

O mercado

Se você está perdendo talentos para outras empresas, verifique quais são os benefícios oferecidos que estão as tornando mais atrativas. 

Se esse não for o caso, a dica é pesquisar a cartela de benefícios dos seus principais concorrentes, empresas que são admiradas e têm uma boa reputação junto aos funcionários.

Portal de benefícios

Essa é uma  forma de desburocratizar a contratação de fornecedores e ampliar as opções de benefícios, sem gerar trabalho extra para as empresas. 

Na prática, esses portais facilitam muito o trabalho do RH, pois reúnem em uma única plataforma a contratação de diversos benefícios, já adaptando-os aos processos e à folha de pagamento da empresa.

Além de agregar agilidade no dia a dia, o uso desses portais é muito bem visto por gestores e colaboradores e pode ser uma maneira de mostrar o compromisso do time em inovar na gestão de pessoas.

Outra grande vantagem, é a possibilidade de oferecer ao colaborador a contratação de benefícios que se adequem às suas realidades, de forma 100% digital, e com desconto direto na folha de pagamento. 

Gostou da ideia? Conheça agora os benefícios oferecidos no portal da Salaryfits que são gratuitos para o RH e descubra como nós podemos te ajudar a reter talentos!