Júlia Silva

O que é burnout e como prevenir na sua empresa

Condições de trabalho ruins podem levar os profissionais a uma grande exaustão física e emocional — a síndrome de burnout

O distúrbio afeta mais de 30 milhões de brasileiros, segundo dados da International Stress Management Association (ISMA), e foi recentemente reconhecida como doença ocupacional pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 

O burnout tem diversos efeitos negativos para a empresa, entre eles a redução da produtividade, o aumento da rotatividade e a piora do clima organizacional. Continue a leitura para entender melhor o que é a síndrome de burnout e o que as empresas podem fazer para mantê-la longe. 

O que é burnout e quais são os seus sintomas?

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo esgotamento (mental e físico) no ambiente de trabalho

O conceito foi introduzido pelo psicólogo norte-americano Herbert Freudenberger, na década de 70, após vários anos de estudos sobre as queixas relatadas pelos seus pacientes e a sua própria experiência em uma rotina de trabalho nada saudável.

Longas jornadas de trabalho, cobrança excessiva, falta de reconhecimento, assédio, problemas de relacionamento com os colegas e até mesmo estresse financeiro podem provocar o burnout. 

Quem sofre com esse esgotamento profissional pode apresentar os seguintes sintomas:

  • variações de humor;
  • insônia;
  • dor de cabeça;
  • dificuldade de concentração;
  • falta de criatividade;
  • problemas de memória;
  • cansaço;
  • desatenção;
  • baixa estima.

A pressão para entregar um projeto ou fechar uma venda, por exemplo, podem trazer uma tensão emocional na equipe — o que é uma resposta natural do corpo humano a situações complexas. 

O grande problema é quando esse estresse relacionado ao trabalho acontece frequentemente, em alta intensidade e por longos períodos. Nesses casos, é importante que a empresa consiga identificar e orientar os colaboradores a buscarem ajuda profissional.

5 dicas para evitar o burnout na sua empresa

O burnout não é um conceito novo, mas ganhou mais destaque no mundo moderno. A velocidade da informação, a sensação de estar sempre conectado e a necessidade de se destacar em um universo extremamente competitivo, são algumas das razões para isso.

A seguir, confira algumas dicas práticas do que fazer para evitar que o burnout atinja os funcionários da sua empresa.

1. Ofereça boas condições de trabalho

A empresa é responsável por oferecer todos os recursos e ferramentas necessárias para a execução do trabalho. Quando isso não é feito adequadamente, o colaborador passa por um processo de desgaste que pode comprometer a sua saúde mental e a produtividade.

Oferecer boas condições de trabalho envolve questões estruturais, como desenvolver ambientes ergonômicos, prezar pela segurança do trabalho, e disponibilizar bons aparelhos eletrônicos, mas também passa por questões de gestão e estratégias de engajamento. Veja algumas perguntas que podem te ajudar a refletir sobre o assunto:

  • As responsabilidades e tarefas estão bem divididas para evitar a sobrecarga de trabalho?
  • Os colaboradores possuem tempo hábil para executar suas atividades com qualidade?
  • As lideranças estão preparadas para orientar os times no que for preciso?
  • As dinâmicas de trabalho são otimizadas com frequência?
  • O clima organizacional é agradável e aberto a feedbacks?

2. Incentive a prática de exercícios físicos

A prática regular de exercícios ajuda a promover bem-estar físico e mental. E, como sabemos, funcionários que priorizam a qualidade de vida correm menos risco de ter burnout e outros problemas de saúde.

E a empresa pode - e deve - incentivar seus colaboradores a investir na própria saúde e bem-estar!

Por exemplo, vale a pena incentivar intervalos para fazer alongamentos — especialmente quando o time trabalha o dia todo sentado. Contratar um profissional para implementar a ginástica laboral também é uma excelente forma de incentivar a melhoria da postura, a respiração e ativar grupos musculares, de um jeito rápido e eficiente. 

Outra estratégia super recomendada são massagens relaxantes no meio do dia de trabalho. 

3. Desenvolva uma cultura de feedback

Não saber se a empresa está satisfeita com o seu trabalho, não ter reconhecimento e nem mesmo entender o que precisa fazer para melhorar, são algumas situações que podem trazer estresse e desmotivação.

É possível evitar isso implementando uma cultura de feedback sólida, ou seja, criar um ambiente aberto ao diálogo e a troca de retornos sobre a performance profissional

E não pense que isso significa apenas que o colaborador deve receber feedbacks dos seus supervisores. É necessário que todos tenham liberdade para, profissionalmente, trocar feedbacks e buscar maneiras de otimizar o trabalho que está sendo produzido.

4. Ofereça bons benefícios

Disponibilizar um bom pacote de benefícios corporativos ajuda o profissional a se sentir valorizado pelo trabalho que realiza e também é uma forma prática de melhorar a qualidade de vida dele e da sua família

Para isso, a empresa deve analisar cuidadosamente o perfil e as necessidades dos colaboradores para selecionar os benefícios que mais fazem sentido para eles.

A SalaryFits possui uma plataforma de benefícios corporativos flexíveis, que podem ser adaptados de acordo com as necessidades da empresa e dos colaboradores, sem custo adicional para o negócio. 

Conheça como funciona a plataforma SalaryFits!

5. Incentive o bem-estar financeiro

A maioria dos brasileiros sofre com as dívidas e, segundo o estudo “The Employer's Guide to Financial Wellbeing”, endividados produzem 15% menos no trabalho. Não estar com as finanças controladas é um grande estopim para problemas de saúde mental. 

Além de oferecer uma boa remuneração financeira, a empresa pode melhorar o bem-estar financeiro dos times entregando informações relevantes sobre o tema e disponibilizando benefícios que auxiliem eles no sentido econômico.

O burnout é um problema grave e que não pode ser ignorado pelo RH. É fundamental que os profissionais da área e a empresa de modo geral estejam preparados para identificar e lidar com o esgotamento profissional da melhor forma possível.

Como vimos ao longo do artigo, criar um ambiente saudável e valorizar os profissionais são medidas indispensáveis para evitar o burnout. Então, que tal oferecer benefícios flexíveis? A plataforma da SalaryFits pode te ajudar nessa missão de forma gratuita. Aproveite