Júlia Silva

Senso de propósito: como o RH pode impulsioná-lo na empresa

O senso de propósito é um tema que, nos últimos anos, ocupou bastante espaço em conversas sobre planejamento de vida, empreendedorismo, engajamento no trabalho e também retenção de talentos. 

Essa busca por dar significados mais profundos ao que fazemos no dia-a-dia e, por que não, no trabalho, trouxe impactos para a forma como os colaboradores se comportam no contexto corporativo, para as necessidades que têm e o valor que dão à empresa na qual desejam trabalhar, especialmente quando se trata de gerações mais novas.

O RH, nesse cenário, desempenha um papel essencial. O setor deve identificar e buscar o alinhamento entre os objetivos individuais e organizacionais. O desafio é grande, mas os benefícios alcançados também são bastante relevantes.

Por isso, neste conteúdo reunimos informações importantes sobre o que é o conceito de propósito e sua aplicação no ambiente de trabalho, como compatibilizar o propósito pessoal com o organizacional, quais são os principais impactos dessa abordagem e muito mais! 

Boa leitura!

O que é o conceito de propósito?

Essa é uma reflexão bastante filosófica, mas manteremos o foco na parte mais prática do conceito para facilitar a compreensão.

O propósito é quase uma “razão de ser” ou “razão de existir”. É aquilo que direciona, guia e dá significados mais profundos àquilo que alguém ou uma organização faz

Funciona como uma bússola, que ajuda a pessoa, ou a empresa, a ter mais clareza sobre aquilo que deseja e que quer deixar como impacto positivo no mundo através do seu trabalho.

Então, ter um senso de propósito é olhar para as próprias ações e tentar encontrar uma razão, ou significado, que vá além do ganho financeiro, sucesso profissional ou visibilidade.

É buscar a sensação de que o que é feito está realmente alinhado com os próprios valores e, ao mesmo tempo, contribui para algo maior.

O propósito para as diferentes gerações e a importância para as gerações mais novas

No contexto do RH, é importante notar que o senso de propósito tem uma relevância especial para as gerações mais jovens, como a Geração Y (Millennials) e a Geração Z.

Diferentemente das gerações anteriores, que buscavam maior estabilidade nos empregos, essas gerações valorizam a realização pessoal, a contribuição para a sociedade e a busca por um trabalho que tenha um propósito maior. 

Profissionais dessas gerações desejam trabalhar em organizações que compartilham de seus valores e estejam comprometidas com causas sociais e ambientais.

E esse é um dos principais desafios das empresas atualmente: reter talentos das gerações Z e Millennial.

Como ele se aplica no contexto empresarial?

No contexto empresarial, a noção de propósito tem dois papéis principais: 

  • o primeiro, relacionado à identidade e à cultura organizacional; 
  • o segundo, relacionado ao impulsionamento dos propósitos individuais de cada pessoa que compõe o quadro de colaboradores.

O propósito organizacional

Ter um propósito organizacional claro ajuda a atrair e reter talentos, engajar colaboradores e fortalecer a visão do mercado sobre a marca empregadora

O propósito precisa ser inspirador e refletir, de forma clara, os valores e os objetivos da empresa. 

Para chegar ao propósito organizacional, deve-se perguntar: "Por que a nossa organização existe além de gerar lucro?"

O propósito individual dos colaboradores

Cada pessoa tem valores, visões de vida e motivações diferentes. Isso significa que o propósito de cada um dos colaboradores será, provavelmente, diferente um do outro.

Podem até existir similaridades nas motivações, talentos e objetivos pessoais, o que pode ser interessante em termos de relacionamento, harmonia no ambiente de trabalho, e outras questões.

O papel do RH, nesse caso, é reconhecer a importância desse propósito individual e criar um ambiente que permita que os colaboradores encontrem significado e aplicação do seu propósito nas funções que executam

Para tanto, os profissionais de Recursos Humanos precisam compreender as expectativas e aspirações de cada colaborador, bem como encontrar maneiras de alinhar esses objetivos aos da organização.

Como compatibilizar o propósito organizacional com o individual?

Existem diversas maneiras através das quais o RH pode encontrar pontos comuns entre os propósitos individuais dos colaboradores e o propósito geral da organização.

Veja alguns exemplos:

Mapeamento de competências e interesses

Esse mapeamento, que também é essencial para outros projetos de RH como o desenvolvimento de planos de carreira e planos de desenvolvimento individual, também pode contribuir muito com o alinhamento entre propósitos.

Com base nos dados coletados, o RH consegue direcionar os colaboradores para as oportunidades de desenvolvimento e projetos que estejam alinhados com seus propósitos individuais.

Job crafting

Esse conceito que é, de certa forma, inovador no RH, busca incentivar os colaboradores a moldarem suas funções para conseguir usar o máximo de suas potencialidades e interesses.

É claro que esse tipo de iniciativa demanda uma clareza maior de processos, mas ao permitir que os funcionários tenham mais autonomia para personalizar suas tarefas e responsabilidades, a empresa pode colher benefícios em engajamento e maior conexão dos colaboradores com seus projetos e o trabalho como um todo.

Programas de voluntariado

Em muitas situações, o propósito pessoal está ligado à ideia de “servir” ou ajudar pessoas que precisam. Ou, em outros casos, é um pouco difícil estabelecer um propósito organizacional mais amplo, que seja capaz de inspirar um número maior de pessoas.

Nesses contextos e em outros, o estabelecimento de parcerias com instituições que façam trabalhos socioambientais pode ser a chave para que os colaboradores se engajem em ações alinhadas com seu propósito e valores pessoais dentro do ambiente de trabalho.

Programas de mobilidade interna

Esse tipo de programa tem como objetivo oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento dentro da própria empresa, permitindo que os colaboradores explorem diferentes funções, projetos e setores de atuação.

Um programa de mobilidade interna contribui bastante para a retenção de talentos, uma vez que oferece novos desafios e oportunidades de aprendizado, evitando que os colaboradores se sintam estagnados ou desmotivados em suas posições atuais.

Quais são os impactos positivos da conexão entre o propósito dos colaboradores e o da empresa? 

Empresas que conseguem criar estratégias para compatibilizar conseguem colher diversos benefícios.

Em primeiro lugar, vale destacar que quando isso acontece, os colaboradores se sentem mais engajados, motivados e comprometidos com o trabalho.

Isso acontece pois, ao encontrarem mais significado e sentirem mais satisfação com suas atividades diárias, a vontade de fazer dar certo e aumentar a qualidade das entregas cresce significativamente.

Além disso, vale ressaltar que a conexão entre propósito pessoal e organizacional fortalece a identificação dos colaboradores com a empresa e também entre si, o que impulsiona indicadores de RH como a redução do índice de rotatividade e aumento do índice de satisfação.

Conclusão

É fundamental lembrar, por fim, que o senso de propósito não é uma abordagem única, que se aplica a todas as empresas. Cada organização possui sua própria identidade, valores e objetivos, e, por isso, o RH desempenha um papel importante na definição e promoção do propósito dentro do contexto específico de cada empresa.

Portanto, é importante que os profissionais do setor implementem abordagens personalizadas e adaptadas à cultura e às necessidades da organização, além de contar com o apoio da liderança e gestores como um todo para criar um ambiente propício ao desenvolvimento do senso de propósito.

Continue lendo os artigos do blog para entender como a SalaryFits pode contribuir para o aumento da motivação e levar bem-estar financeiro para os seus colaboradores!