Júlia Silva

Como o bem-estar dos colaboradores está relacionado com ações de RH

A empresa que consegue oferecer uma estrutura que promove o bem-estar dos colaboradores sai na frente dos concorrentes. Oferecer um ambiente propício para o colaborador vai além de salários, equipamentos e oportunidades de carreira. É isso também, mas não somente.

E a garantia do bem-estar dos colaboradores passa, inevitavelmente, pelas ações executadas pelo setor de recursos humanos. A área é responsável por diagnosticar os principais problemas, além de agir de forma preventiva ou corretiva quando necessário. 

Será que o seu RH está preparado para lidar com o desafio de promover o bem-estar dos funcionários? O que compõe esse conceito de bem-estar? Como colocá-lo em prática na forma de projetos e ações de RH? 

Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo do conteúdo. Vamos lá?

O que significa “bem-estar dos colaboradores”?

Durante muito tempo, a ideia de bem-estar relacionada ao trabalho era associada apenas aos cargos e salários. Com o passar do tempo e com a evolução da sociedade, dos trabalhadores e das empresas como organizações, foi-se percebendo a necessidade de adicionar outras variáveis na equação do bem-estar.

Atualmente, é necessário levar em consideração questões como a saúde mental, saúde física, diversidade e inclusão, clima e cultura organizacional, benefícios oferecidos, aspectos relacionais, saúde financeira, entre outros. 

E isso faz bastante sentido: de acordo com o dicionário Priberam de língua portuguesa, bem-estar significa “situação agradável do corpo e espírito, tranquilidade, conforto, satisfação, o oposto de sofrimento”. 

E essa sensação de satisfação não passa por apenas um aspecto da vida do colaborador, mas vários deles!

E, aí, talvez surja a pergunta…

…quais fatores compõem o bem-estar?

Muitos! O olhar das empresas voltado para o bem-estar do colaborador precisa estar atento à totalidade deles como seres humanos e não apenas como trabalhadores ou recursos, entendendo que a saúde, de forma integral, fará com que o funcionário realmente entregue os melhores resultados.

Em geral, os fatores que compõem o bem-estar são agrupados em 4 grandes áreas: 

1. Bem-estar físico

O bem-estar físico envolve, em linhas gerais, a saúde física. E vale entender saúde física como algo que vai além da ausência de doenças: é estar com o corpo saudável, disposto e com energia para realizar as atividades do dia-a-dia.

Investir no bem-estar físico dos colaboradores é benefício para as empresas em dois aspectos: primeiro, ao evitar os gastos relacionados a despesas médicas e afastamentos em casos de doenças; segundo, por ter funcionários mais dispostos e, consequentemente, mais produtivos.

2. Bem-estar mental

Depressão, ansiedade e crises de pânico são apenas alguns dos comuns - e, muitas vezes, silenciosos - sinais de que a saúde mental não está em dia. 

Colaboradores que enfrentam problemas emocionais terão mais dificuldade de cumprir suas atividades no trabalho, entregar seu melhor potencial e até mesmo se relacionar com outros colegas

E, isso, sem contar no tamanho do impacto que a própria empresa pode ter na saúde mental dos colaboradores. É uma via de mão dupla: a empresa influencia na saúde mental do colaborador e a saúde mental do colaborador influencia a empresa.

3. Bem-estar social

Relações interpessoais são importantes para o bem-estar de qualquer ser humano. E, claro, não seria diferente no ambiente de trabalho. 

Promover o bem-estar social dos colaboradores é investir em um ambiente que seja acolhedor, aberto para feedbacks, desafiador na medida certa, com comunicação fluida… 

A conexão entre pessoas promovida pela empresa é capaz de impulsionar a motivação, produtividade e senso de pertencimento dos colaboradores!

4. Bem-estar financeiro

Não é segredo para ninguém que as finanças influenciam todos os aspectos da vida Tanto positivamente como negativamente. 

Um colaborador que está enfrentando dificuldades na vida financeira devido à falta de planejamento, endividamento, gastos inesperados ou qualquer outra insegurança, possivelmente estará estressado, cansado, ansioso, e com menos foco nas atividades do trabalho.

Nesse sentido, investir na saúde financeira dos colaboradores é ajudá-los a ter mais qualidade de vida e tranquilidade!

Qual a influência do RH no bem-estar dos colaboradores?

A influência é gigante, direta e muito estratégica para os negócios de qualquer instituição.

Além do RH ser o setor responsável por diagnosticar e acompanhar como anda o bem-estar dos funcionários, é também a área que promoverá as ações que impulsionam o conforto e qualidade de vida dos colaboradores.

E tem mais: se o setor de recursos humanos não investir nessas ações, resultados negativos no curto, médio e longo prazo podem ser esperados. 

Alguns desses resultados são o aumento da rotatividade dos colaboradores, aumento de afastamentos e gastos com plano de saúde, problemas de comunicação e interação entre os times, deterioração do clima organizacional, entre outros. 

E nenhuma empresa quer isso, certo? Então, vale a pena investir no bem-estar dos colaboradores!

Ações de promoção do bem-estar dos funcionários

A lista de ações possíveis para promover o bem-estar dos colaboradores é infinita. Sim, infinita, pois sempre haverá espaço para inovar e cada contexto demanda uma tratativa diferente do RH.

Baseando-se nisso, lembre-se que as ações escolhidas precisam ser estratégicas para a empresa. O que significa que elas devem ser escolhidas com base em um diagnóstico de como está a situação e quais são os pontos de atenção mais urgentes

Aqui vão algumas ideias para te inspirar:

  • Criar uma competição saudável para incentivar atividades físicas no dia a dia
  • Disponibilizar frutas e outros alimentos saudáveis no escritório
  • Ceder equipamentos e infraestrutura que evitem acidentes de trabalho e promovam ergonomia
  • Oferecer recursos para que os colaboradores busquem atendimento psicológico
  • Oferecer benefícios corporativos flexíveis, em que cada funcionário pode escolher qual faz mais sentido para sua realidade
  • Subsidiar parte dos investimentos em previdência privada
  • Oferecer planos de saúde e odontológicos mais completos
  • Realizar encontros para integração entre funcionários além das reuniões de trabalho
  • Criar um espaço de descanso e entretenimento no ambiente físico da empresa
  • Capacitar lideranças para auxiliar os colaboradores no desenvolvimento pessoal e profissional
  • Realização de palestras e workshops voltados para inteligência emocional

E por aí vai. 

Existem muitas formas de promover o bem-estar dos colaboradores e, o mais importante, é que o RH seja capaz de coordenar essas ações de forma estratégica, ou seja, focada nas necessidades dos colaboradores. E, ainda, que seja consistente nos projetos ao longo do tempo!

Deseja oferecer um pacote de benefícios corporativos flexíveis, focados na saúde e bem-estar financeiro dos colaboradores?

Tudo isso sem gastar nada a mais? Conheça agora o portal SalaryFits.