Júlia Silva

O que é pacote de benefícios flexíveis?

O mercado de trabalho tem demandado, em especial no período pós pandemia, flexibilidade. O conceito se aplica às habilidades comportamentais, mas não somente: a busca por benefícios flexíveis e adequados ao contexto pessoal de cada colaborador é cada vez mais frequente.

A popularização de tecnologias, a digitalização de diversos processos, o aumento do acesso à informação e, consequentemente, às vagas de emprego disponibilizadas por diversas empresas fizeram com que o recrutamento, seleção e retenção de talentos se tornassem um desafio grande a ser superado pelo RH. 

Uma das principais ferramentas para enfrentar os problemas relacionados à essa tríade se chama: pacote de benefícios flexíveis. Continue a leitura para entender mais sobre essa estratégia!

O que são benefícios flexíveis?

Antes de explicar exatamente o que a expressão “benefícios flexíveis” quer dizer, é útil esclarecer o que são benefícios corporativos de forma geral. 

Os benefícios corporativos são aqueles valores, serviços ou auxílios que são oferecidos ao colaborador contratado e que vão além do salário fixo, tais como auxílio-refeição, plano de saúde, vale-cultura, entre outros. Portanto, são diferentes dos chamados “benefícios trabalhistas”, que são obrigatórios e garantidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A existência de benefícios corporativos, por si só, representa um fator de grande peso para os colaboradores que estão avaliando se entrarão ou permanecerão em uma empresa. Por isso, diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é necessário que as organizações busquem ir além. É aí, então, que os benefícios flexíveis ganham espaço!

Benefícios flexíveis, como o próprio nome sugere, oferecem ao colaborador maior liberdade de escolha em relação aos benefícios aos quais ele terá acesso, pois poderá avaliar dentre uma gama de opções quais delas fazem mais sentido para o seu contexto pessoal.

O que compõe um pacote de benefícios flexíveis?

Agora que o conceito de “benefícios flexíveis” está claro, fica mais simples compreender o que compõe um pacote de benefícios flexíveis, certo?

Um pacote de benefícios flexíveis representa um modelo de gestão de benefícios no qual a empresa, junto com o colaborador, podem escolher quais benefícios serão ofertados. Sendo assim, cada funcionário pode escolher como usar o seu saldo, levando em consideração algumas regras e, claro, as suas próprias necessidades.

Uma das formas mais comuns de gerenciar o saldo de cada colaborador é através de um sistema de pontos, no qual cada profissional sabe a quantidade que tem disponível e pode distribuí-los da forma que achar mais conveniente e interessante.

Vale lembrar que uma das prerrogativas desse tipo de oferta é que a flexibilidade também exista com o passar do tempo e o funcionário possa, quando alguma mudança acontecer em seu contexto pessoal, alterar a cartela de benefícios à qual tem acesso. É claro que podem existir regras estabelecidas previamente pelo RH para que as alterações aconteçam de forma fluida e sem contratempos. 

Uma regra adotada por várias empresas é a determinação de períodos específicos nos quais as alterações podem ser solicitadas, podendo acontecer duas vezes por ano, por exemplo.

Esse tipo de sistema está se tornando cada vez mais comum e representa um enorme diferencial competitivo quando a meta é atrair ou reter mais talentos na empresa.

Benefícios ofertados pela SalaryFits: monte seu próprio pacote de benefícios

Uma das maneiras mais simples de ofertar um pacote de benefícios flexíveis na sua empresa é contratar uma plataforma digital que faça isso para você. Além de facilitar o gerenciamento dos processos, contar com esse tipo de parceria também possibilita que os colaboradores tenham acesso a melhores serviços e melhores condições, já que a plataforma conta com um número maior de usuários e, consequentemente, tem acesso a mais parceiros de negócio.

A SalaryFits é uma plataforma de benefícios flexíveis que atua há mais de 20 anos com tecnologia relacionada à benefícios corporativos e dedução de salário, que ajuda a maximizar os resultados do RH aumentando o engajamento dos colaboradores e reduzindo as burocracias através da automatização de processos.

Na plataforma da empresa é possível customizar o pacote de benefícios levando em consideração as seguintes opções:

Adiantamento salarial

Esse benefício, já bastante conhecido, permite ao colaborador ter acesso a até 30% do próprio salário antes do fim do mês, sem precisar fazer nenhum tipo de empréstimo ou pagar juros.Tudo realizado dentro de um aplicativo da SalaryPay e com praticidade. 

Acesso a conteúdos e cursos da Exame

A Exame é uma das maiores referências em temas de grande relevância como economia, política, finanças e mesmo em áreas técnicas mais específicas. Além de, claro, ser um dos veículos mais acessados para leitura de notícias e artigos de opinião sobre assuntos do Brasil e do mundo. 

Esse benefício oferece descontos relevantes para quem deseja ter acesso aos conteúdos disponibilizados na revista e também na plataforma de cursos.

Plano odontológico

A plataforma da SalaryFits também oferece o acesso a um plano odontológico com mais de 18.000 opções de atendimento, mensalidade bastante acessível e carência zero em todos os planos.

Telemedicina

A telemedicina se popularizou durante a pandemia e veio para ficar. Na plataforma de benefícios flexíveis da SalaryFits é possível ter acesso à Filó Saúde, uma empresa que fornece consultas e exames com preços bastante acessíveis, funcionamento 24h, desconto de até 85% em medicamentos e sorteios mensais de R$ 5.000.

Crédito consignado em diferentes financeiras

Ter acesso a crédito pode ser necessário em alguns momentos da vida. É fundamental fazê-lo com empresas de confiança e que ofereçam montantes com taxas justas e acessíveis.

Usando a plataforma da SalaryFits você consegue ofertar ao colaborador o acesso a um crédito consciente, com empresas de boa reputação e que disponibilizam vantagens como, por exemplo, acesso à educação financeira.

Seguro de vida

A busca por seguros tem se tornado cada vez mais comuns por aqueles que desejam preservar seus patrimônios e também dar mais segurança financeira aos entes queridos em uma eventual adversidade. 

Na plataforma da SalaryFits também é possível oferecer aos colaboradores o acesso mais barato ao seguro de vida.

Consórcio

Consórcio é um modelo de compra bastante conhecido e usado por muitos brasileiros para ter acesso a bens e serviços de maior valor, como moradia e veículo. 

Em parceria com o Consórcio Magalu, a SalaryFits te ajuda a oferecer ao colaborador a possibilidade de contratar esse serviço de forma simples, com boas condições e com a garantia de uma empresa de boa reputação no mercado.

Graduação e pós EAD

Também é possível contribuir com a formação acadêmica dos colaboradores, dando-os acesso à mais de 1300 cursos de graduação e pós graduação à distância, que são ideais para quem busca maior flexibilidade de horários.

Psicólogo online

Por fim, mas não menos importante, através da plataforma da SalaryFits também é possível disponibilizar aos colaboradores o acesso ao Psicologia Viva, uma iniciativa que reúne diversos psicólogos, que atendem em diversas abordagens, para consultas por videoconferência. 

Os valores são mais acessíveis e, por serem online, é mais simples de adequar os horários às necessidades de cada colaborador.

Quer saber mais sobre as vantagens dos benefícios flexíveis? Baixe este infográfico gratuito!

Gostou das opções? Agende uma demonstração gratuita para conhecer, em detalhes, os benefícios oferecidos na plataforma da SalaryFits!