Júlia Silva

Descubra como o engajamento do colaborador pode ter impacto no seu negócio

Saber como despertar e, principalmente, manter a motivação e o engajamento dos colaboradores pode ser a chave para que o seu negócio alcance - e até mesmo supere - os resultados desejados.

Mas essa não é uma tarefa simples. Por isso, antes de começar a pensar nas estratégias que serão implementadas para impulsionar o engajamento dos colaboradores, é importante refletir sobre o que realmente significa ter um funcionário engajado e quais impactos podem ser gerados para o negócio a partir disso.

Continue a leitura para entender mais sobre o engajamento dos profissionais da sua empresa!

O que significa engajamento do colaborador?

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa define engajamento como “envolvimento ao serviço de uma ideia ou de uma causa”. Na prática, esse envolvimento cria uma forte conexão entre o indivíduo e a atividade para a qual ele direciona seus esforços. Esse cenário gera, então, motivação para que ele se dedique com compromisso e vontade em prol daquilo que faz.

No contexto profissional, o engajamento do colaborador se traduz quando ele se envolve ativamente nos projetos, se sentindo parte da instituição e corresponsável pelos resultados alcançados. 

Um funcionário engajado vai além do que o contrato de formalização do trabalho define, ele se dedica profundamente às atividades que se propõe a fazer, veste a camisa da empresa e demonstra entusiasmo diante dos desafios.

Quando esse é o caso, o sucesso da empresa também representa o sucesso do profissional que está engajado.

Quais os impactos positivos de ter colaboradores engajados?

São inúmeros os impactos positivos gerados por funcionários que são engajados! É possível observar melhorias que vão desde a redução de custos até o aumento da satisfação dos clientes. Destacamos para você os principais efeitos do alto engajamento:

Aumento de produtividade

Essa é a consequência mais simples de perceber. Funcionários engajados alcançam níveis de produtividade muito mais altos por diversas razões, dentre as quais estão o nível de envolvimento com os projetos, o compromisso com os resultados da empresa e a valorização da equipe de trabalho. 

Além disso, a melhoria da produtividade pode também ser uma consequência da associação entre o sucesso pessoal e o sucesso da empresa, cenário que dá ainda mais motivação para que o colaborador faça o seu trabalho com eficiência e qualidade, afinal, aquilo é importante não só para organização, mas para ele mesmo.

Crescimento dos resultados financeiros do negócio

Também é possível observar melhoria nos indicadores financeiros do negócio quando a empresa conta com colaboradores motivados e engajados. 

Esse tipo de melhoria acontece pois os colaboradores se sentem realmente parte da empresa e entendem que eles também são responsáveis pelos resultados alcançados. Por isso, direcionam esforços para a redução de perdas e desperdícios, além de se engajarem na busca de soluções que sejam capazes de maximizar os lucros.

Além disso, percebem que ao contribuir para o sucesso da empresa, estarão também permitindo que o seu crescimento profissional seja concretizado. 

Melhoria do clima organizacional

Quando os colaboradores se identificam com os valores da empresa, trabalham com um propósito em comum e se sentem motivados com os desafios que a organização enfrenta, o ambiente se torna muito mais colaborativo e saudável.

Esse senso de coletividade é capaz de impulsionar a criatividade, a cultura de feedback, a transparência, e muitos outros fatores que fazem da empresa um bom lugar para se trabalhar.

Em muitos casos, é importante que a organização execute uma pesquisa de clima organizacional para entender como está o ambiente de trabalho dos funcionários e, assim, elaborar estratégias de RH para solucionar os possíveis problemas

Redução do turnover

Como uma consequência natural de todos os fatores anteriores, tem-se também a redução do turnover.

Afinal, a alta rotatividade de colaboradores muitas vezes está associada à falta de engajamento junto à empresa, ao clima organizacional ruim e/ou insegurança em relação à estabilidade ou futuro do negócio.

A diminuição do turnover não traz apenas economia financeira e de tempo pela redução dos processos de desligamento, mas é também capaz de criar um ambiente de maior segurança para os funcionários, ajudando a manter a troca de conhecimento e a evolução constante das equipes de trabalho.

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Impulsionamento da reputação da empresa no mercado

Funcionários felizes, motivados e engajados falam bem da sua empresa! E a melhor estratégia de marketing que uma empresa pode fazer é o bom e velho “boca a boca”. 

Por isso, ter funcionários engajados gera como consequência uma melhoria significativa da imagem da empresa frente a potenciais colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e todos os outros stakeholders.

E o que pode acontecer se os colaboradores não estão engajados?

É muito comum ver artigos e entrevistas que ressaltam a importância de promover o engajamento dos funcionários e seus impactos positivos no negócio. Por outro lado, pouco se fala sobre o quanto funcionários desengajados podem custar caro!

Alguns dos impactos negativos do desengajamento dos colaboradores são:

  • Custos elevados com desligamentos,
  • Necessidade constante de reformulação de times e projetos,
  • Excesso de tempo despendido com treinamentos e onboarding de novos funcionários,
  • Alto turnover,
  • Baixa produtividade,
  • Alta ocorrência de erros,
  • Instabilidade no clima organizacional,
  • Perda de qualidade no serviço e prejuízos na satisfação dos clientes,
  • Aumento do absenteísmo, entre outros. 

Você percebe algum desses impactos negativos acontecendo no seu negócio? Confira no próximo tópico algumas ações de engajamento para reverter essa situação!

Ações de engajamento que podem trazer resultados para o negócio

A melhoria do engajamento dos funcionários não é uma conquista que acontecerá do dia para a noite. Ela será resultado de ações coordenadas, consistentes e que levam em consideração as necessidades e prioridades de cada colaborador.

Por isso, reunimos algumas ideias para te inspirar a criar as primeiras ações. Veja qual ou quais delas se aplicam ao contexto dos funcionários do seu negócio:

Eventos e confraternizações

A realização de eventos e confraternizações representa uma ótima alternativa para melhorar o envolvimento dos colaboradores com a empresa, com seus próprios times e com outros departamentos.

São especialmente indicados se for diagnosticado que a falta de engajamento está relacionada à falhas de comunicação, excesso de competitividade, falta de transparência ou qualquer outro aspecto mais associado ao clima organizacional.

Melhoria dos benefícios

Já quando a insatisfação e desengajamento está associada à remuneração e benefícios, revisar a cartela de benefícios corporativos oferecidos é primordial.

Ofertar benefícios interessantes, flexíveis e adequados ao mercado é uma forma que a empresa tem  demonstrar que valoriza os seus funcionários. Essa abordagem pode trazer como resultado a melhoria da motivação para o trabalho, uma vez que os colaboradores sentem que a empresa se preocupa com o seu bem-estar físico, mental e financeiro.

Uma estratégia interessante para melhorar a oferta de benefícios é apostar em uma plataforma de benefícios flexíveis, na qual o funcionário e a empresa escolhem, em comum acordo, quais das opções fazem mais sentido para o momento de vida do colaborador.

Conheça mais detalhes sobre os pacotes de benefícios flexíveis.

Criação e revisão dos planos de carreira

Uma das principais razões da desmotivação de funcionários em relação ao seu trabalho e à empresa é a inexistência ou inaplicabilidade dos planos de carreira. 

É importante que os funcionários sintam que têm um futuro na empresa, e que esse futuro está alinhado com suas expectativas e desejos profissionais. Um bom plano de carreira, portanto, não fica no papel: ele deve contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores e para deixar claras as expectativas que a empresa tem sobre essa evolução, bem como sua relação com o plano de cargos e salários.

Quando a empresa consegue estimular nos colaboradores uma conexão mais positiva em relação ao negócio, tudo muda! Os impactos positivos são diversos e podem mudar o cenário da empresa, desde a competitividade no mercado até o clima organizacional. 

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