
Entenda como apoiar a saúde mental no trabalho remoto e híbrido do seu time
Descubra os riscos para a saúde mental que existem no trabalho remoto e híbrido e quais cuidados sua empresa deve adotar!
Recursos Humanos
7 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 5 de setembro de 2022
Os processos de Recrutamento e Seleção, apesar de fazerem parte da rotina dos setores de Recursos Humanos há bastante tempo, representam um dos maiores desafios de quem trabalha na área.
Esse tipo de tarefa demanda tempo, técnica, clareza de objetivos, cultura organizacional e, além de todos esses aspectos, diversos outros critérios podem ser levados em consideração.
E não é para menos: montar um time qualificado e de sucesso merece mesmo bastante atenção dos profissionais de RH!
Se você concorda que sempre há espaço para a melhoria dos processos de seleção e deseja entender como escolher o melhor candidato possível para as vagas abertas na sua empresa, continue a leitura.
Poderíamos escrever um conteúdo inteiro apenas sobre a importância do recrutamento e seleção para que a empresa não apenas se sustente com o passar do tempo, mas também cresça à medida que desejar.
Na realidade, os processos seletivos servem para contratar profissionais que atendem a demandas que a empresa tem. Por consequência, melhorar essa atividade significa atender, com maior excelência, as necessidades da própria empresa.
Além disso, a contratação de profissionais que tenham perfil aderente à cultura da empresa e as qualificações necessárias para desempenhar bem suas funções contribuirá para a melhoria de diversos indicadores do negócio, especialmente os relacionados a:
Os bons funcionários podem ser o maior diferencial competitivo da sua empresa no mercado. Então, entender como selecionar os melhores candidatos para os cargos abertos é extremamente estratégico.
Nos próximos tópicos te daremos dicas valiosas para você conseguir trazer os melhores colaboradores para a sua organização!
Como você já sabe, selecionar o candidato ideal para uma vaga na sua empresa não é uma tarefa simples, mas é uma das mais estratégicas do negócio! Confira nossas dicas práticas para melhorar ainda mais esse processo:
Se o seu objetivo é encontrar os melhores talentos para sua organização, você precisa olhar para o processo seletivo como um todo: desde o posicionamento da empresa como marca empregadora, passando pelo clima organizacional, os benefícios corporativos oferecidos e outras questões.
Afinal, todas elas serão levadas em consideração pelos candidatos no momento de escolha da empresa. Por isso, procure solucionar eventuais falhas em todos os pontos de contato que um colaborador, ou potencial colaborador, terá com a empresa.
É útil pensar sobre diversificar as estratégias de recrutamento para garantir um maior alcance e, com isso, ter mais chances de encontrar o profissional certo para a vaga aberta. Algumas opções são:
Ou, se fizer sentido, pode-se juntar os dois formatos, abrindo a vaga para candidatos que já trabalham na empresa e também realizar a busca no mercado.
Discuta com o líder do setor todos os detalhes necessários para entender as atribuições que serão demandadas do novo profissional e o perfil que mais complementa as lacunas do time.
Conhecer todos esses detalhes permitirá que o RH defina qual a estratégia mais adequada para o recrutamento, quais técnicas serão aplicadas e faça o planejamento do processo de recrutamento e seleção.
Essa descrição não só facilita o processo, como torna viável que você encontre o melhor candidato para a vaga. Afinal, se o RH não sabe exatamente o que está procurando, como saber quem é o profissional ideal para ocupar aquele lugar?
Ter um padrão ideal não significa que será possível encontrar alguém que supra 100% das necessidades, mas definitivamente aumenta a possibilidade de acerto na contratação, pois considerará quem chegar mais perto desse cenário ideal.
Nesse momento, determine o salário para o cargo levando em consideração as condições da empresa e do mercado, além da política de cargos e salários se já houver.
Não ignore a importância da descrição da vaga. Ela é decisiva para que um potencial talento opte por se candidatar ou não.
Por isso, antes de começar a divulgação, certifique-se de que o anúncio da vaga, também conhecido como job description, responde aos principais tópicos:
Além disso, vale incluir informações relevantes sobre a empresa, a cultura organizacional e as etapas do processo seletivo. Assim, desde o primeiro momento, já será feita uma triagem e alinhamento de expectativa com os candidatos.
Certifique-se, junto ao time de marketing e branding, que a comunicação verbal e visual está atrativa e adequada ao padrão geral da marca.
Um dos segredos para alcançar os melhores talentos é, em primeiro lugar, conseguir chegar até eles. Por isso, vale investir esforços em divulgação.
Para isso, use sua rede de contatos, redes sociais como Instagram e LinkedIn, peça indicações para os funcionários e empresas parceiras. Mas lembre-se de fazer escolhas estratégicas: é melhor divulgar em poucos canais, mas usá-los de forma assertiva, do que fazer um trabalho mediano em vários canais. A escolha dos meios de divulgação também pode variar de acordo com o perfil buscado para a vaga, portanto, não deixe de levar esse aspecto em consideração.
Quer oferecer vantagens ainda melhores para os candidatos nos seus processos seletivos? Invista em benefícios corporativos sem custo para sua empresa! Conheça a plataforma SalaryFits.
Descubra os riscos para a saúde mental que existem no trabalho remoto e híbrido e quais cuidados sua empresa deve adotar!
Confira 15 livros sobre gestão de pessoas com dicas valiosas para alavancar seus conhecimentos sobre liderança.
Confira as principais causas do afastamento do trabalho, os direitos do trabalhador e as responsabilidades da empresa.
Descubra a importância do programa de bem-estar mental na empresa, suas principais soluções e como implementar essa estratégia!
Saiba como calcular e reduzir os diferentes tipos de turnover na sua empresa para alcançar um bom posicionamento no mercado.
Confira como integrar o conceito de People First ao core business além do discurso para transformar a cultura da sua empresa.