
Ansiedade no trabalho: causas, sintomas e o papel do RH
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Recursos Humanos
10 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 6 de março de 2024
As leis trabalhistas regulamentam as ações no ambiente de trabalho e garantem a segurança do trabalhador e do empregador.
O RH é o setor que cuida da gestão e aplicação dessas leis, garantindo a conformidade legal e também cultivando um ambiente de trabalho saudável e ético.
Por isso, o conhecimento e a atenção às normas trabalhistas tem o poder de, entre vários outros aspectos, preservar a reputação empresarial. Continue a leitura e conheça as principais legislações vigentes e por que o RH precisa segui-las à risca!
Cada funcionário da organização possui uma série de direitos e deveres, defendidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, ou CLT.
Essa lei regulamenta as ações tanto de colaboradores, como de empregadores. Veja agora as principais normas que todo RH precisa saber no universo de gestão de pessoas, considerando especialmente as mudanças implementadas na última Reforma:
A correta coleta e arquivamento de documentos exigidos por lei para a admissão são elementos que estabelecem uma relação de trabalho legal e transparente.
O RH deve prestar atenção especial a:
A formalização do contrato de trabalho por meio da carteira assinada é uma das etapas de contratação e serve para estabelecer os termos e condições da relação empregatícia.
O RH deve atentar-se a:
A Lei nº 7.418/1985 instituiu o vale-transporte como um direito do trabalhador. O RH deve garantir que a concessão desse benefício esteja de acordo com as disposições legais, incluindo a participação financeira do empregado.
Entender as regras de concessão e utilização do vale assegura que a empresa não tenha complicações legais em relação ao tema.
Veja alguns pontos importantes:
A lei do seguro estágio, nº 11.788/2008, é uma regulamentação importante para organizações que contratam estagiários.
Essa lei estabelece as diretrizes para os contratos de estágio, incluindo a necessidade de um seguro contra acidentes pessoais que visa protegê-los em casos de eventualidades durante o período de estágio.
Algumas considerações relevantes a respeito dele incluem:
Estar ciente das regras relativas à jornada de trabalho, horas semanais, intervalos e regimes especiais é importante para evitar infrações trabalhistas.
A CLT estabelece, em sua seção II, as normas gerais relacionadas à jornada de trabalho, horas extras e intervalos.
Veja algumas orientações:
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Conhecer as normas sobre horas extras é importante para o RH garantir que as práticas estejam conforme a legislação trabalhista.
Destacamos alguns pontos importantes:
Estar atualizado sobre as regras e obrigações legais no encerramento do contrato de trabalho é outra responsabilidade importante do RH.
Algumas considerações importantes incluem:
Baixe o material: Passo a passo para fazer uma entrevista de desligamento
Compreender as regras relacionadas às férias também é uma preocupação para o RH.
Algumas considerações importantes incluem:
Garantir o correto cumprimento das leis trabalhistas é uma responsabilidade do RH, mas também é uma estratégia para garantir a continuidade da organização e o bem-estar dos colaboradores.
Dentre as razões pelas quais o RH deve priorizar a adesão às normas, separamos 5:
As leis trabalhistas regulamentam as relações entre empregadores e colaboradores, sendo o setor de RH o que gerencia e aplica essas leis, garantindo a conformidade legal, a manutenção da saúde e a ética do ambiente de trabalho.
Essa adequação com as leis trabalhistas não é só uma obrigação legal para o RH, mas uma estratégia necessária ao desenvolvimento empresarial. Além de evitar litígios e penalidades, esse compromisso promove um ambiente agradável, atrai talentos, previne conflitos e fortalece a reputação da empresa.
Por isso, é importante se manter atualizado quanto às mudanças legais para evitar problemas futuros. Não deixe de conferir mais conteúdos como esse no blog da SalaryFits. Acesse agora!
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