
Checklist para implementar um programa de bem-estar mental na sua empresa
Descubra a importância do programa de bem-estar mental na empresa, suas principais soluções e como implementar essa estratégia!
Recursos Humanos
8 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 22 de julho de 2023
O senso de propósito é um tema que, nos últimos anos, ocupou bastante espaço em conversas sobre planejamento de vida, empreendedorismo, engajamento no trabalho e também retenção de talentos.
Essa busca por dar significados mais profundos ao que fazemos no dia-a-dia e, por que não, no trabalho, trouxe impactos para a forma como os colaboradores se comportam no contexto corporativo, para as necessidades que têm e o valor que dão à empresa na qual desejam trabalhar, especialmente quando se trata de gerações mais novas.
O RH, nesse cenário, desempenha um papel essencial. O setor deve identificar e buscar o alinhamento entre os objetivos individuais e organizacionais. O desafio é grande, mas os benefícios alcançados também são bastante relevantes.
Por isso, neste conteúdo reunimos informações importantes sobre o que é o conceito de propósito e sua aplicação no ambiente de trabalho, como compatibilizar o propósito pessoal com o organizacional, quais são os principais impactos dessa abordagem e muito mais!
Boa leitura!
Essa é uma reflexão bastante filosófica, mas manteremos o foco na parte mais prática do conceito para facilitar a compreensão.
O propósito é quase uma “razão de ser” ou “razão de existir”. É aquilo que direciona, guia e dá significados mais profundos àquilo que alguém ou uma organização faz.
Funciona como uma bússola, que ajuda a pessoa, ou a empresa, a ter mais clareza sobre aquilo que deseja e que quer deixar como impacto positivo no mundo através do seu trabalho.
Então, ter um senso de propósito é olhar para as próprias ações e tentar encontrar uma razão, ou significado, que vá além do ganho financeiro, sucesso profissional ou visibilidade.
É buscar a sensação de que o que é feito está realmente alinhado com os próprios valores e, ao mesmo tempo, contribui para algo maior.
No contexto do RH, é importante notar que o senso de propósito tem uma relevância especial para as gerações mais jovens, como a Geração Y (Millennials) e a Geração Z.
Diferentemente das gerações anteriores, que buscavam maior estabilidade nos empregos, essas gerações valorizam a realização pessoal, a contribuição para a sociedade e a busca por um trabalho que tenha um propósito maior.
Profissionais dessas gerações desejam trabalhar em organizações que compartilham de seus valores e estejam comprometidas com causas sociais e ambientais.
E esse é um dos principais desafios das empresas atualmente: reter talentos das gerações Z e Millennial.
No contexto empresarial, a noção de propósito tem dois papéis principais:
Ter um propósito organizacional claro ajuda a atrair e reter talentos, engajar colaboradores e fortalecer a visão do mercado sobre a marca empregadora.
O propósito precisa ser inspirador e refletir, de forma clara, os valores e os objetivos da empresa.
Para chegar ao propósito organizacional, deve-se perguntar: "Por que a nossa organização existe além de gerar lucro?"
Cada pessoa tem valores, visões de vida e motivações diferentes. Isso significa que o propósito de cada um dos colaboradores será, provavelmente, diferente um do outro.
Podem até existir similaridades nas motivações, talentos e objetivos pessoais, o que pode ser interessante em termos de relacionamento, harmonia no ambiente de trabalho, e outras questões.
O papel do RH, nesse caso, é reconhecer a importância desse propósito individual e criar um ambiente que permita que os colaboradores encontrem significado e aplicação do seu propósito nas funções que executam.
Para tanto, os profissionais de Recursos Humanos precisam compreender as expectativas e aspirações de cada colaborador, bem como encontrar maneiras de alinhar esses objetivos aos da organização.
Existem diversas maneiras através das quais o RH pode encontrar pontos comuns entre os propósitos individuais dos colaboradores e o propósito geral da organização.
Veja alguns exemplos:
Esse mapeamento, que também é essencial para outros projetos de RH como o desenvolvimento de planos de carreira e planos de desenvolvimento individual, também pode contribuir muito com o alinhamento entre propósitos.
Com base nos dados coletados, o RH consegue direcionar os colaboradores para as oportunidades de desenvolvimento e projetos que estejam alinhados com seus propósitos individuais.
Esse conceito que é, de certa forma, inovador no RH, busca incentivar os colaboradores a moldarem suas funções para conseguir usar o máximo de suas potencialidades e interesses.
É claro que esse tipo de iniciativa demanda uma clareza maior de processos, mas ao permitir que os funcionários tenham mais autonomia para personalizar suas tarefas e responsabilidades, a empresa pode colher benefícios em engajamento e maior conexão dos colaboradores com seus projetos e o trabalho como um todo.
Em muitas situações, o propósito pessoal está ligado à ideia de “servir” ou ajudar pessoas que precisam. Ou, em outros casos, é um pouco difícil estabelecer um propósito organizacional mais amplo, que seja capaz de inspirar um número maior de pessoas.
Nesses contextos e em outros, o estabelecimento de parcerias com instituições que façam trabalhos socioambientais pode ser a chave para que os colaboradores se engajem em ações alinhadas com seu propósito e valores pessoais dentro do ambiente de trabalho.
Esse tipo de programa tem como objetivo oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento dentro da própria empresa, permitindo que os colaboradores explorem diferentes funções, projetos e setores de atuação.
Um programa de mobilidade interna contribui bastante para a retenção de talentos, uma vez que oferece novos desafios e oportunidades de aprendizado, evitando que os colaboradores se sintam estagnados ou desmotivados em suas posições atuais.
Empresas que conseguem criar estratégias para compatibilizar conseguem colher diversos benefícios.
Em primeiro lugar, vale destacar que quando isso acontece, os colaboradores se sentem mais engajados, motivados e comprometidos com o trabalho.
Isso acontece pois, ao encontrarem mais significado e sentirem mais satisfação com suas atividades diárias, a vontade de fazer dar certo e aumentar a qualidade das entregas cresce significativamente.
Além disso, vale ressaltar que a conexão entre propósito pessoal e organizacional fortalece a identificação dos colaboradores com a empresa e também entre si, o que impulsiona indicadores de RH como a redução do índice de rotatividade e aumento do índice de satisfação.
É fundamental lembrar, por fim, que o senso de propósito não é uma abordagem única, que se aplica a todas as empresas. Cada organização possui sua própria identidade, valores e objetivos, e, por isso, o RH desempenha um papel importante na definição e promoção do propósito dentro do contexto específico de cada empresa.
Portanto, é importante que os profissionais do setor implementem abordagens personalizadas e adaptadas à cultura e às necessidades da organização, além de contar com o apoio da liderança e gestores como um todo para criar um ambiente propício ao desenvolvimento do senso de propósito.
Continue lendo os artigos do blog para entender como a SalaryFits pode contribuir para o aumento da motivação e levar bem-estar financeiro para os seus colaboradores!
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