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Recursos Humanos
8 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 22 de novembro de 2023
Se adaptar às mudanças e às demandas de um mercado cada vez mais competitivo e digital é uma necessidade. O contexto corporativo está mais ágil da porta para fora, mas também da porta para dentro.
Nesse contexto, os squads têm ganhado destaque como uma alternativa de estrutura organizacional mais inovadora, por dar espaço para equipes mais colaboradoras, autônomas e focadas em resultados.
Para entender o que são squads, quais são as principais características e vantagens desse modelo, sua aplicação na gestão de pessoas e outras informações sobre o tema, continue a leitura!
Os squads são equipes multidisciplinares, autônomas e auto-organizadas, geralmente compostas por profissionais de diferentes áreas, ou, pelo menos, com diferentes habilidades e funções dentro da equipe.
Fortemente inspirado no modelo da metodologia ágil, especialmente no framework Scrum, os squads visam trabalhar colaborativamente, focados em entregas de valor para a empresa e para o cliente.
Para uma determinada equipe ser chamada de squad, algumas condições devem ser satisfeitas. Veja algumas delas:
As empresas que implementam squads de forma bem-sucedida costumam alcançar benefícios como:
Se você trabalha em uma empresa que possui estruturas organizacionais mais tradicionais, com hierarquia bem definida e processos burocráticos, uma transformação a nível organizacional demandará grandes esforços.
Entretanto, nesse caso ou em outros mais simples, a estruturação dos primeiros squads pode começar em projetos-piloto, em grupos menores, para testar o modelo e avaliar a viabilidade.
Para isso, você pode seguir o passo a passo:
O gerenciamento de equipes ágeis, em especial no contexto dos squads, requer uma abordagem colaborativa e adaptável, especialmente quando se trata do papel do RH em acompanhar esse processo.
Para garantir que essas equipes funcionem de maneira eficiente e alcancem os objetivos desejados, o RH deve estar atento a várias questões-chave, que serão descritas a seguir.
Em primeiro lugar, o RH deve ajudar a criar uma cultura de feedback contínuo. Afinal, estimular uma comunicação aberta e transparente entre os membros do squad é essencial para manter o alinhamento e garantir que todos estejam cientes da evolução e desafios enfrentados pela equipe.
Nesse sentido, o RH pode implementar ferramentas, ritos e metodologias que facilitem o fornecimento de feedback construtivo, tanto em momentos formais de avaliação quanto em interações cotidianas.
Algumas abordagens possíveis são a realização de encontros do tipo 1on1, reuniões para retrospectiva e revisão de erros e acertos da equipe em um determinado período, criação de murais para reconhecer bons desempenhos, etc.
Além disso, é importante que o RH acompanhe de perto os resultados obtidos pelo squad. O monitoramento de indicadores-chave de desempenho permite identificar oportunidades de melhoria e reconhecer as conquistas alcançadas pela equipe.
A avaliação de desempenho individual também deve ser uma prática regular, com base em critérios claros e alinhados aos objetivos da empresa. O RH pode desenvolver um processo de avaliação que valorize a contribuição do colaborador para o sucesso coletivo do squad.
Para tanto, podem ser aplicadas técnicas como feedback 360, plano de desenvolvimento individual, entre outras.
A resolução de conflitos é outro aspecto relevante. O RH deve atuar como mediador, facilitar a identificação e a solução de possíveis conflitos dentro da equipe, a fim de manter um ambiente saudável, harmonioso, colaborativo e produtivo, aspectos essenciais para que o squad entregue bons resultados.
O modelo de squads representa uma oportunidade inovadora para empresas que desejam se tornar mais ágeis, aproveitar melhor o potencial dos colaboradores e entregar mais valor para clientes internos e externos.
Ao criar equipes multidisciplinares, incentivar a autonomia e promover formas de comunicação mais eficientes, a empresa consegue criar um ambiente muito mais propício para alcançar resultados realmente acima da média.
Lembre-se, entretanto, que o objetivo dos modelos é mostrar um caminho, mas as práticas devem ser adaptadas conforme as necessidades e características específicas de cada empresa, garantindo que a gestão dos squads seja eficiente e alinhada aos objetivos estratégicos da organização.
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