Júlia Silva

Aprendizagem organizacional: conceito e 7 plataformas para começar!

Focar continuamente em métodos de aprendizagem organizacional é uma atividade que parte do RH, mas se estende a toda a organização. Afinal, o conhecimento adquirido gradualmente evolui em ações práticas que vão impactar desde o alcance de metas até os planos de carreira.

E, com a rápida evolução tecnológica e as transformações no mercado de trabalho, existem ferramentas de sobra para investir na sua capacitação profissional e de todo o quadro de colaboradores.

Por isso, sabendo que o RH é um agente estratégico na promoção da aprendizagem contínua e na qualificação dos colaboradores, tudo isso começa com uma equipe de Recursos Humanos preparada para o desafio.

Confira, então, nossas dicas para você investir em soluções para fortalecer o crescimento pessoal e profissional de todos na sua organização, incluindo o seu setor!

O que é aprendizagem organizacional?

A aprendizagem organizacional é um processo contínuo de aquisição, compartilhamento e aplicação de conhecimento dentro de uma empresa. Seu objetivo principal é o desenvolvimento constante de habilidades, competências e aplicação de boas práticas. 

Assim, a abordagem vai além do treinamento formal e engloba a promoção de uma cultura de aprendizado, que estimula a inovação, a resolução criativa de problemas e o aprimoramento individual e coletivo.

Qual é a importância da aprendizagem organizacional na empresa?

Com um trabalho planejado em treinamento e desenvolvimento, a sua empresa pode colher uma série de benefícios que aumentam a competitividade da empresa e geram o engajamento dos colaboradores.

Abaixo, vamos explicar os principais deles para que você passe a considerar, verdadeiramente, a implementação de um plano de aprendizagem e desenvolvimento:

  • Melhoria do desempenho organizacional, pois o aprendizado contínuo capacita os colaboradores a adquirirem e aprimorarem suas habilidades, para resolverem desafios com mais assertividade e alcançar as metas da empresa;
  • Mais estímulo à inovação, por meio da promoção da experimentação e da busca por soluções criativas;
  • Maior capacidade na retenção de talentos, que sabem o quanto é valioso permanecer em uma empresa que impulsiona seu crescimento e sua carreira;
  • Melhor adaptação às mudanças de um mercado em constante evolução e transformação;
  • Fortalecimento da cultura empresarial.

Não à toa, ter uma cultura de aprendizagem no RH impulsiona a empresa inteira em direção ao sucesso. Além disso, ajuda a fortalecer a sua capacidade de se adaptar, inovar e prosperar em ambientes dinâmicos e desafiadores!

Qual é a diferença entre desenvolvimento e aprendizagem?

Em boa parte das situações, os dois conceitos são considerados complementares, já que a aprendizagem promove o desenvolvimento do indivíduo e, portanto, aprender pode ser considerado o primeiro passo para se desenvolver. 

A aprendizagem tem a ver com o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e compreensão de conceitos. 

Além disso, a aprendizagem pode ocorrer por meio de experiências, instrução formal e observação, entre outros métodos. 

Por conta disso, trata-se de um processo contínuo ao longo da vida, fundamental para a evolução individual.

O desenvolvimento, por sua vez, é um processo mais amplo e abrangente. Envolve mudanças profundas no indivíduo, incluindo crescimento pessoal, avanço nas habilidades profissionais e o aprimoramento das competências necessárias para desempenhar efetivamente as funções no trabalho.

Isso tudo pode resultar da aplicação prática da aprendizagem, experiências desafiadoras e oportunidades de crescimento profissional.

Quais são os tipos de programas de aprendizagem organizacional?

Existem diversos tipos de programas de aprendizagem para o departamento de Recursos Humanos. E você pode identificar aqueles que melhor se alinham ao perfil dos colaboradores, às necessidades de cada empresa e promover a gestão de talentos.

Abaixo, vamos listar alguns dos principais, confira:

  • Treinamentos formais e estruturados para abranger temas técnicos, comportamentais, ou específicos;
  • Mentoria (ou, do inglês, Mentoring) envolve uma relação próxima com alguém experiente que compartilha o seu conhecimento e ajuda a desenvolver habilidades essenciais na carreira;
  • Coaching é um processo interativo que visa desenvolver o potencial individual, melhorar o desempenho e alcançar metas específicas. Pode ser conduzido por um coach externo ou interno;
  • E-learning, ou ensino à distância, utiliza recursos online, como cursos, webinars e plataformas de aprendizado, para fornecer treinamento e desenvolvimento;
  • Gamificação é uma abordagem que incorpora elementos de jogos, como competição, desafios e recompensas, em programas de aprendizagem para engajar os colaboradores e tornar o processo mais lúdico, divertido e gratificante;
  • Job rotation envolve a movimentação de colaboradores entre diferentes funções ou departamentos para ampliar suas experiências e desenvolver habilidades diversas;
  • Desenvolvimentos de liderança são estruturados para identificar e desenvolver líderes potenciais por meio da aprendizagem de competências necessárias para esse tipo de cargo.

Como a aprendizagem no RH pode impactar os resultados da empresa?

Investir em aprendizagem no RH contribui significativamente para o aumento da produtividade dos colaboradores, sabia? É um efeito direto da obtenção de novas habilidades e do aprimoramento das atuais, resultando em um aumento da eficiência do setor.

Na prática, isso contribui para a redução de erros operacionais, pois o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da área ajuda a aumentar a qualidade dos serviços oferecidos.

Programas de aprendizagem que também focam no RH promovem um ambiente de trabalho mais positivo e que, assim, torna-se mais agradável, equilibrado e motivador. 

Isso demonstra, inclusive, uma preocupação da empresa com a saúde do trabalhador!

7 plataformas para aplicar aprendizagem organizacional

Comece o planejamento de uma política de aprendizagem na sua empresa a partir de algumas das principais plataformas de educação corporativa do mercado. Vamos apresentar a Sputnik, Nubbi, Twygo, Moodle, Talent LMS, Paradiso e G4 Educação.

1. Sputnik

A Sputnik se destaca por oferecer serviços educacionais diversos, como cursos, workshops e experiências online e presenciais. 

Com foco em enfrentar os desafios profissionais do ambiente corporativo moderno, sua abordagem ajuda no desenvolvimento de times e na retenção de talentos por meio de trilhas de aprendizagem em quatro temas:

  • Negócios (Business);
  • Habilidades comportamentais (Human Skills);
  • Digital;
  • Cultura.

2. Nubbi

A Nubbi oferece capacitação profissional para empresas do ramo de telecom e indústria, atendendo sob demanda por meio de cursos de nível técnico, profissionalizante e soluções específicas para provedores de telecom.

3. Twygo

A plataforma Twygo se destaca por sua interface intuitiva e versatilidade na disponibilização de conteúdos de treinamento. Além de oferecer uma gama de formatos, como vídeos, slides e PDFs, a plataforma possibilita a aplicação de gamificação para incentivar a aprendizagem.

4. Moodle

O Moodle é bastante reconhecido por sua presença global e código aberto. Disponível em mais de 200 países, destaca-se por sua acessibilidade e flexibilidade e pelo acesso facilitado a cursos diversos para qualificar a sua capacitação profissional.

5. Talent LMS

A Talent LMS é uma plataforma que oferece cursos pré-configurados e recursos avançados de controle de treinamento. Sua abordagem customizável e focada exclusivamente no treinamento corporativo permite o acompanhamento intuitivo do progresso dos usuários.

6. Paradiso

Ideal para empresas com orçamento enxuto, o Paradiso foi desenvolvido exclusivamente para treinamentos corporativos e oferece simplicidade e facilidade de uso.

7. G4 Educação

O G4 Educação surgiu através da união de quatro empreendedores bastante conhecidos no mercado: Tallis Gomes, Alfredo Soares, Bruno Nardon e Tony Celestino. 

Com programas de capacitação online e presenciais, são compartilhados conhecimentos práticos e acionáveis, para os profissionais terem em mãos todas as ferramentas que precisam para alcançar suas metas profissionais e das organizações.

Conclusão

O RH, ao assumir o papel estratégico na promoção da qualificação contínua dos colaboradores, torna-se o ponto de partida crucial para essa jornada de capacitação profissional. 

Uma equipe preparada e engajada nos desafios corporativos é fundamental para impulsionar a cultura de aprendizagem na organização!

Os benefícios disso envolvem, direta e indiretamente, a inovação, resolução criativa de problemas, a melhoria do desempenho organizacional, atração e retenção de talentos, adaptação às mudanças do mercado e o fortalecimento da cultura empresarial.

Também apontamos algumas plataformas de aprendizagem que podem ajudar na implementação de estratégias de aprendizagem no RH. 

E, se estiver à procura de mais conhecimento sobre desenvolvimento profissional, aproveite para conhecer também quais são as 5 habilidades comportamentais fundamentais para trabalhar no RH.