
Indicadores de saúde mental no trabalho: quais são e como acompanhar?
Tenha a cultura e as ferramentas para promover o bem-estar na sua empresa por meio dos indicadores de saúde mental no trabalho!
Recursos Humanos
8 minutos de leitura
Por Salaryfits
Última atualização em 19 de junho de 2025
O Crédito do Trabalhador representa uma mudança significativa na gestão do crédito consignado, exigindo novas responsabilidades obrigatórias para o setor de RH. Com a integração ao eSocial e o aumento de processos, as empresas têm que lidar com novas demandas operacionais e desafios que devem impactar consideravelmente a rotina da folha de pagamento.
O lançamento da nova modalidade aconteceu no dia 21 de março de 2025 e o RH precisa estar pronto para isso. Mas como é possível se preparar?
Este artigo explica o que muda com o Crédito do Trabalhador, os principais problemas operacionais que podem surgir, como comunicar a mudança aos colaboradores e quais tecnologias e parceiros vão facilitar essa transição. Saiba mais!
A implementação do Crédito do Trabalhador altera a dinâmica entre empresas, colaboradores e Instituições Financeiras. Diferentemente do crédito consignado atual, essa nova modalidade exige que o RH realize um processamento mais complexo e demorado, com responsabilidades inéditas.
Com a implementação, será necessário, já nos próximos fechamentos de folha, que o RH faça várias ações, como:
A obrigatoriedade de cumprir todas essas etapas aumenta o risco de erros, o que pode resultar em atrasos nos pagamentos, multas por não conformidade e insatisfações entre os colaboradores. Isso, além do tempo que a equipe de folha vai despender mensalmente para estar em conformidade com todas essas alterações.
Sobre o Crédito do Trabalhador, Délber Lage, CEO da SalaryFits, falou, para matéria do Valor Econômico, que: “Inicialmente vai ser preciso um tempo de aprendizado e calibragem. Vai haver a necessidade de muito ajuste operacional, mas é um produto que faz muito sentido”.
Para ele, a expectativa é de que haja um alto crescimento no número de propostas e de ofertas de crédito consignado — de várias Instituições Financeiras para os colaboradores —, o que deve impactar a rotina e as responsabilidades do RH. Saiba mais no vídeo:
O que muda para o RH com o Crédito do Trabalhador?
A adequação para o Crédito do Trabalhador traz desafios imediatos para o setor de RH. Veja os principais!
Com a necessidade de fazer manualmente muitas ações e processar cada operação de crédito, o volume de tarefas do RH tende a crescer. Isso pode gerar:
O processamento manual das operações de crédito consignado aumenta a probabilidade de erros, como:
Com a possibilidade dos colaboradores contratarem o Crédito do Trabalhador sem a autorização do RH, o risco de endividamento excessivo é maior.
Por isso, é preciso que as empresas invistam na educação financeira dos seus funcionários (assunto que muitas vezes não é discutido), para que todos possam fazer um uso seguro e consciente da nova modalidade.
Para lidar com os desafios do Crédito do Trabalhador, o RH deve adotar medidas preventivas e buscar soluções que minimizem os riscos operacionais e facilitem a incorporação dos novos processos. Veja algumas estratégias!
Treinar a equipe de RH é fundamental para garantir o bom funcionamento do processo. Algumas ações incluem:
O RH precisa comunicar de forma clara e transparente as mudanças que o Crédito do Trabalhador traz para seus colaboradores. Algumas boas práticas são:
A transição para o Crédito do Trabalhador pode ser simplificada com o apoio de tecnologias validadas, especializadas e parceiros confiáveis. A SalaryFits, que tem a tecnologia líder de mercado quando o assunto é automação para crédito consignado, oferece:
A tecnologia da SalaryFits é líder de mercado e, há mais de 25 anos, conecta RHs, bancos e colaboradores — com toda a segurança e praticidade do desconto em folha.
De crédito consignado, a gente entende. ;)
Agora você já sabe o que muda com o Crédito do Trabalhador e que os novos desafios exigem que o RH adote práticas de gestão e automatização para garantir eficiência e evitar erros. Com treinamento apropriado, integração de sistemas e o apoio da SalaryFits, as empresas podem se adequar às novas exigências com mais tranquilidade.
A hora chegou! Saiba em primeira mão e com quem mais entende do tema há décadas como o seu RH deve se preparar para o Crédito do Trabalhador de maneira eficiente. Confira as soluções da SalaryFits.
* O Crédito do Trabalhador ainda está em fase inicial e, por isso, atualizações podem acontecer. Estamos atentos a todas as mudanças e sempre buscando novas informações sobre o assunto.
Tenha a cultura e as ferramentas para promover o bem-estar na sua empresa por meio dos indicadores de saúde mental no trabalho!
Entenda como o RH pode identificar e ser estratégico para reduzir a sobrecarga no trabalho e melhorar o bem-estar ocupacional.
Saiba o que são os riscos psicossociais, como identificá-los e o que fazer para criar um ambiente de trabalho saudável.
Descubra o que é salário emocional, sua importância para retenção de talentos e como implementá-lo para transformar a experiência dos colaboradores.
Saiba o que é assédio moral, como identificá-lo e qual deve ser o papel do RH para garantir um ambiente seguro, saudável e produtivo.
A ansiedade no trabalho afeta milhares de profissionais no Brasil. Entenda como o RH pode lidar com essa realidade de forma segura, ética e acolhedora.