
Checklist para implementar um programa de bem-estar mental na sua empresa
Descubra a importância do programa de bem-estar mental na empresa, suas principais soluções e como implementar essa estratégia!
Recursos Humanos
6 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 12 de setembro de 2022
Quão importante é o momento em que um novo colaborador decide “embarcar” no navio da nova empresa? Na nossa percepção - e na de diversos especialistas em gestão de pessoas -, esse início é decisivo para a jornada do colaborador no negócio. Essa é, em essência, a ideia dos processos de onboarding!
Facilitar a adaptação e a integração de novos funcionários às rotinas da empresa é um trabalho que não envolve apenas o RH, mas sim todas as pessoas que compõem o ambiente corporativo. Por isso, a tarefa de estruturar o onboarding pode ser um grande desafio.
Se você está buscando dicas para estruturar o processo de Onboarding da melhor forma possível, você está no lugar certo. Continue com a gente!
No universo corporativo, o uso de termos em inglês é bastante comum. O Onboarding, cuja tradução significa “embarcar” ou “a bordo”, define o processo que envolve a recepção e acompanhamento inicial de colaboradores que estão entrando na empresa.
Na prática, muito além de apenas orientar em relação às regras e rotinas da empresa, o Onboarding serve para introduzir os novos funcionários à equipe, às atividades que desempenhará, às ferramentas que farão parte do cotidiano, aos seus mentores/líderes e também à cultura organizacional.
Em geral, estruturar o Onboarding é uma função do setor de RH, mas que precisa contar com a colaboração e participação de toda a empresa e, em especial, a liderança, para que seja realmente eficiente.
O momento da entrada em uma nova empresa é aquele em que o funcionário está mais aberto a novas experiências, aprendizados e para iniciar as novas relações de trabalho. Por isso, o Onboarding é o processo que aproveita o contexto favorável para passar ao novo colaborador as informações mais importantes da organização.
Além disso, um processo de integração bem feito contribui para a diminuição do tempo necessário até que o colaborador atinja sua máxima performance dentro da empresa. Afinal, se as informações mais importantes são repassadas com clareza e qualidade, o aprendizado se torna mais leve e a produtividade cresce.
Como se não bastasse, o Onboarding também desempenha uma função essencial na aproximação entre novos e antigos colaboradores. Na prática, as reuniões e outros ritos de integração facilitam a socialização e criação das relações no ambiente de trabalho. Isso, por sua vez, contribui com o aumento do engajamento, nível de satisfação e também harmonia na empresa.
Como resultado de todos esses benefícios, é possível observar melhorias em diversos indicadores de RH, como é o caso do e-NPS, taxa de turnover, entre outros.
Chegou a hora de apresentar as propostas de ritos, eventos e processos de Onboarding que serão desenvolvidos na sua empresa a partir de agora. Nós te ajudaremos com algumas ideias!
Veja quais ações você pode implementar para ter um Onboarding de sucesso:
O básico, quando bem feito, faz toda a diferença! Procure providenciar todo o material necessário para o desempenho do trabalho do novo funcionário antes de ele chegar, seja ele o kit de boas vindas, cadeira, computador, acessos em softwares, etc. Ter um “checklist” nesse momento pode ajudar bastante!
Com antecedência, agende um horário para que a equipe que receberá o novo funcionário se reúna. Com isso, além de criar mais oportunidades para que a própria equipe se relacione para além das obrigações normais do trabalho, o RH facilita a integração de quem está chegando no time.
Esse tipo de ação facilita muito a integração e adaptação dos novos funcionários. Na prática, o acompanhamento do novo colaborador deve ser feito pelo RH, pelo líder responsável e, por que não, por um outro colaborador parceiro de trabalho? Esses pontos de contato devem estar próximos e disponíveis para auxiliar o novato em suas dúvidas, dificuldades e anseios!
Não é segredo para ninguém que os benefícios corporativos são, hoje, um critério de escolha importante para que um colaborador decida entrar e/ou permanecer em uma nova empresa. Por isso, aproveite o momento do Onboarding para reforçar o brilho nos olhos com os benefícios oferecidos.
Se os benefícios que a sua empresa oferece ainda não são um atrativo muito relevante, considere repensá-los. Esse é um aspecto fundamental para a atração e retenção de talentos!
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Vale lembrar, ainda, que o Onboarding não começa no primeiro dia do funcionário. Na realidade, inicia ele começa antes mesmo de ele do colaborador começar suas atividades no negócio. Por isso, pense no processo de integração de potenciais colaboradores desde o processo de recrutamento e seleção.
Uma outra dica interessante é: caso a sua empresa esteja passando por um crescimento acelerado e contratando novos colaboradores com frequência, faça o possível para sincronizar o processo de Onboarding em alguns períodos específicos no mês. Isso facilitará bastante a organização e também a disponibilidade dos colaboradores atuais para contribuir no processo.
Por fim, uma recomendação de ouro: estruture o Onboarding de forma estratégica! O início de um novo colaborador envolve a absorção de muitas informações novas e, convenhamos, sabemos que ele não se lembrará de tudo. Por isso, é importante que o foco esteja nas informações realmente essenciais para que ele desempenhe bem suas atividades a partir daquele momento.
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