Júlia Silva

Desenvolvimento de liderança: como formar novos líderes

Um bom desenvolvimento de liderança é um dos principais objetivos de qualquer setor de RH. Mas é também o grande desafio dos profissionais dessa área.

Quase 60% dos especialistas em Recursos Humanos concordam que esse é um trabalho complexo — mas não impossível. Planejamento, comunicação e constantes ajustes na abordagem devem fazer parte desse tipo de ação.

Você deseja construir e sustentar um plano de treinamento e desenvolvimento para líderes? Então, confira as dicas que separamos para você analisar e implementar na sua empresa!

Como desenvolver uma liderança?

Para isso, você precisará construir um plano sólido de capacitação. Explore o potencial dos seus futuros líderes com algumas boas práticas:

  • Programas de mentoria e coaching, em que líderes experientes orientam e compartilham suas experiências com profissionais em ascensão;
  • Workshops e treinamentos presenciais, que permitem a imersão em temas específicos e networking;
  • Treinamentos direcionados, que oferecem a oportunidade de praticar habilidades de liderança em um ambiente controlado e receber feedback imediato;
  • Avaliações 360°, para dar um retorno preciso sobre as habilidades de liderança exigidas e aquelas que os subordinados possuem;
  • Aprendizagem online e outros recursos digitais, como podcasts e webinars, trazem boas oportunidades de aprendizado.

Quais são os principais pontos de desenvolvimento de um líder?

Além dos métodos de desenvolvimento de uma liderança autêntica, cada profissional que já segue, ou deseja seguir uma carreira de gestão, precisa se preocupar com o desenvolvimento de habilidades comportamentais importantes. 

E isso inclui a análise de algumas características e habilidades que líderes precisam, como:

  • Comunicação efetiva para transmitir ideias e informações de maneira clara e compreensível;
  • Escuta ativa para entender as necessidades e preocupações da equipe;
  • Autoconhecimento para compreender as próprias emoções e, com isso, agir de maneira equilibrada;
  • Empatia para entender as emoções dos outros;
  • Análise crítica para avaliar informações de maneira objetiva e conseguir tomar decisões fundamentadas;
  • Resiliência para lidar de forma construtiva com desafios e aprender com as experiências;
  • Capacidade de inspirar e manter a motivação elevada;
  • Flexibilidade para cuidar adequadamente de mudanças com facilidade de adaptação;
  • Melhoria contínua para estimular a produtividade e a motivação coletiva, além de encorajar o crescimento individual por meio de feedbacks.

Nossas recomendações, inclusive, estão super alinhadas com as 14 principais qualidades de um líder, citadas por uma das maiores consultorias em RH do mundo, a Robert Half. De acordo com a instituição, essas são as características mais importantes:

  1. Proatividade
  2. Aptidão em engajar a equipe
  3. Ambição
  4. Resiliência
  5. Foco
  6. Flexibilidade
  7. Empatia 
  8. Criatividade
  9. Habilidade em delegar tarefas
  10. Boa comunicação
  11. Capacidade de ouvir o outro
  12. Competência para solucionar problemas
  13. Honestidade
  14. Visão

Qual é a importância do plano de desenvolvimento de líderes?

Quando o RH tem um bom plano para o desenvolvimento de liderança na empresa, uma série de benefícios surge. Por exemplo: ao dar os primeiros passos para diagnosticar o contexto, você conseguirá, logo de cara, identificar as habilidades específicas necessárias para a liderança de toda a empresa.

Além disso, é uma abordagem proativa para a formação de uma linha de sucessão sólida dentro da organização. Isso significa que a empresa terá profissionais capacitados e prontos para assumir cargos de liderança sempre que precisar.

E não para por aí: os colaboradores podem se inspirar a aumentar a produtividade e motivação, já que esse trabalho de gestão de pessoas passa a representar uma chance de crescimento na carreira. 

Vale lembrar, também, que os líderes capacitados pelo programa terão as habilidades e competências certas para engajar e estimular suas respectivas equipes. 

Também dá para destacar que a criação de uma cultura de desenvolvimento vai além da retenção de talentos: profissionais do mercado podem ser atraídos pela sua empresa e, assim, fortalecer a reputação da marca.

Só vantagens, né?

Criando um plano de desenvolvimento de liderança: passo a passo

As ações de educação corporativa e de uma rotina planejada de aprendizagem e desenvolvimento constroem líderes alinhados com os objetivos de cada organização. Mas, no geral, um plano de desenvolvimento de liderança pode contar com alguns elementos em comum: 

  1. Avaliação de necessidades
  2. Definição de objetivos claros
  3. Planejamento de conteúdo
  4. Uso de recursos alinhados aos objetivos
  5. Avaliação contínua e ajustes

A seguir, vamos falar sobre eles para que você consiga implementar esse processo na sua empresa.

1. Avaliação de necessidades

Realize uma avaliação abrangente das habilidades, competências e lacunas existentes nos líderes atuais e potenciais. Depois, identifique as demandas específicas da organização, alinhando-as com os seus objetivos estratégicos.

Nesse momento, faça pesquisas internas, entrevistas e benchmarkings no mercado para entender o que existe atualmente e o que falta.

2. Definição de objetivos claros

Defina metas específicas para o desenvolvimento de liderança e considere tanto as habilidades comportamentais quanto técnicas. Em seguida, alinhe os objetivos com as metas organizacionais, garantindo relevância e impacto.

Para isso, você pode associar os resultados das capacitações a projetos específicos e seus indicadores.

3. Planejamento de conteúdo

Desenvolva um programa que inclua treinamentos comportamental e técnico. Assim, você consegue integrá-los com os elementos de uma liderança transformacional — aquela focada na inspiração, motivação e no desenvolvimento pessoal.

Inclua módulos que contenham:

  • Habilidades de comunicação;
  • Resolução de conflitos;
  • Gestão do tempo;
  • Tomada de decisão;
  • Gestão de projetos;
  • Análise de dados;
  • Tecnologias relevantes;
  • Empatia;
  • Inteligência emocional.

5. Uso de recursos alinhados aos objetivos

Integre abordagens convencionais com recursos online, como webinars, cursos e plataformas de aprendizado virtual. Facilite o acesso a conteúdos relevantes e promova a aprendizagem contínua.

No primeiro tópico do texto, demos algumas ideias nesse sentido. Vale explorar possibilidades como mentoria, coaching, pós-graduações e até ambientes de realidade virtual!

6. Avaliação contínua e ajustes

Implemente mecanismos de avaliação regular para medir o progresso dos líderes em desenvolvimento. Além disso, aproveite para ouvir feedbacks, que podem servir para ajustes no plano conforme as necessidades e evoluir o programa de liderança continuamente.

Tendências e futuro do desenvolvimento de liderança

O mercado é incessante, sempre em transformação e rico em novidades que ajudam a aumentar a competitividade e permitem ainda mais flexibilização nas abordagens para o desenvolvimento de lideranças inspiradoras.

Por isso, vale a pena acompanhar as tendências e as projeções para o setor. No que diz respeito à capacitação de líderes, essas são as grandes novidades do momento:

  • Liderança digital, aquela cujos profissionais possuem boas habilidades em tecnologia, como a inteligência artificial, já que essas soluções são essenciais hoje em dia;
  • Aprendizado contínuo, já que o desenvolvimento de liderança não deve ser visto mais como um evento único, mas um processo contínuo;
  • Diversidade e inclusão., que envolve programas de desenvolvimento que abordam a conscientização sobre o viés inconsciente, a equidade de gênero e a inclusão racial para criar líderes mais diversos e adaptáveis;
  • Liderança remota, que é uma tendência de impacto no país. Inclusive, o trabalho híbrido já é o queridinho dos brasileiros, e isso demanda muita capacidade de adaptação;
  • Análise de dados para a tomada de decisão, uma vez que programas de desenvolvimento precisam incluir habilidades analíticas e estratégias para uma tomada de decisão baseada em dados.

Bônus: como formar bons líderes na era da Inteligência Artificial?

Com a Inteligência Artificial já fazendo parte de diversos contextos corporativos, você consegue usá-la para criar ótimas oportunidades de desenvolvimento profissional. Confira alguns exemplos da aplicação da tecnologia para formar uma liderança alinhada com o momento de transformação digital:

  • Desenvolvimento de habilidades analíticas e de interpretação de dados;
  • Incentivo à colaboração entre humanos e IA para impulsionar a eficiência e a criatividade;
  • Integração de ética e responsabilidade para fazer uso da IA de maneira ética, considerando seus impactos sociais;
  • Treinamento prático com IA.

Líderes formados nessa abordagem estão preparados para guiar suas equipes rumo a um futuro em que a Inteligência Artificial e a liderança humana coexistem de maneira sinérgica.

Leia também: RH Tech: 8 tendências para acompanhar em 2024

Conclusão

O desenvolvimento de liderança é um desafio reconhecido, mas também uma prioridade estratégica para o RH. Para construir e manter um plano de treinamento e desenvolvimento de líderes bem-sucedido, é fundamental explorar estratégias que capacitem os futuros líderes.

Assim, mentoria, coaching, workshops, treinamentos presenciais, avaliações 360° e aprendizagem online são abordagens eficientes que moldam uma liderança autêntica e de alta performance!

Mas não se esqueça: é necessário alinhar o seu plano de desenvolvimento à avaliação de necessidades da empresa. E, assim, planejar o melhor conteúdo para os seus colaboradores.

Se quiser aprofundar no tema, temos um convite: baixe nosso e-book sobre Avaliação de Desempenho e aprenda a utilizar a ferramenta que auxilia o RH a entender e identificar como um colaborador está, seus pontos fortes e suas oportunidades de desenvolvimento!