Júlia Silva

Gestão de desempenho: o papel da comunicação e feedback

A gestão de desempenho é uma importante ferramenta, utilizada pelas organizações para melhorar os resultados, motivar os funcionários e aprimorar suas competências.

A comunicação, por sua vez, é um item fundamental desse processo. Fornecer um bom feedback, por exemplo, pode contribuir significativamente para alinhar a equipe, fortalecer o employer branding e aumentar a performance.

Mas você sabe exatamente como fazer isso? Neste conteúdo, vamos explicar o que é a gestão de desempenho, como fazer e quais as principais técnicas para um bom feedback, além de apresentar cases de sucesso de empresas com uma boa comunicação interna nesse processo.

Vamos lá?

O que é gestão de desempenho? 

A gestão de desempenho é o acompanhamento do desempenho é uma jornada constante vivida pelos colaboradores, que engloba a definição de metas, a análise do progresso, a retroalimentação e o aprimoramento das habilidades. 

Como um processo contínuo, necessita de feedback e comunicação entre funcionários e líderes a fim de garantir o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização.

Isso quer dizer que ela vai além da avaliação de colaboradores, mas foca no desenvolvimento de cada um deles e no alinhamento desses avanços com o sucesso organizacional. 

Sendo assim, é fundamental que a empresa avalie, reconheça e promova o crescimento de seu capital humano, impactando positivamente tanto em níveis individuais, quanto coletivos.

Essa gestão não é uma tarefa isolada, mas sim uma integração estratégica com outros processos clássicos de RH. Ela permeia a cultura organizacional, influenciando a maneira como as metas são estabelecidas, os feedbacks são compartilhados e o desenvolvimento é acompanhado.

Qual é a importância da gestão de desempenho?

A gestão de desempenho influencia a capacidade da empresa de avaliar e reconhecer o potencial de seus colaboradores. Ela atua como uma ferramenta para alinhar metas individuais aos objetivos organizacionais, promovendo, assim, um ambiente propício ao desenvolvimento.

Além disso, fortalece a coesão da equipe, alinhando esforços em direção a metas comuns. Ao integrar processos clássicos de RH, essa prática contribui para a melhoria da eficiência operacional e a promoção de uma cultura corporativa saudável.

Isso significa que ela acontece para melhorar a performance das pessoas e da organização, de forma individual e coletiva, e ainda fornece informações sobre problemas, contribuindo para que os gestores façam os ajustes ainda mais rápido.

Outro ponto é que ela pode aumentar os níveis de motivação e satisfação dos colaboradores, e isso retém talentos e melhora a saúde corporativa geral, além de colocar a empresa em uma posição cada vez mais competitiva no mercado. 

Dados apontam que organizações com elevado bem-estar foram 16% mais lucrativas e tiveram 25% menos rotatividade de funcionários.

Como fazer a gestão de desempenho? 

Como já vimos o conceito, conheça agora as práticas fundamentais para gestão e como se alinham aos processos clássicos de RH:

  1. Estabeleça objetivos claros: definir metas mensuráveis é o ponto de partida. Colaboradores precisam compreender suas responsabilidades individuais e como elas estão alinhadas aos objetivos organizacionais. Isso favorece o senso de propósito e a direção das atividades;
  2. Feedback contínuo: ao invés de depender apenas de avaliações anuais, é interessante que o processo seja contínuo para favorecer correções e incentivar o desenvolvimento ao longo do tempo, de forma mais ágil e proativa;
  3. Avaliações de desempenho transparentes: realize avaliações de forma objetiva, por meio de métricas que avaliem o progresso dos colaboradores, áreas de sucesso e oportunidades de melhoria;
  4. Desenvolvimento de competências: ofereça oportunidades de aprendizado contínuo, identifique lacunas de habilidades e forneça treinamentos, mentorias ou recursos educacionais para fortalecer o potencial dos colaboradores;
  5. Reconhecimento e recompensas: considere implementar um sistema de reconhecimento que celebre o desempenho, incentivando uma cultura de valorização entre colegas;
  6. Engajamento dos colaboradores no processo: envolvê-los na definição de metas e indicadores de performance contribui para um ambiente participativo e colaborativo, o que demonstra o quanto a organização valoriza sua força de trabalho.

Por que a comunicação é tão importante para gerir as performances?

Sem uma comunicação adequada, o processo de gestão dificilmente funcionará bem.

Primeiramente, comunicar-se adequadamente, especialmente no caso dos líderes que conduzirão o processo, facilita a definição de metas e expectativas e dá aos colaboradores uma compreensão muito clara sobre o que é esperado deles

Além disso, a comunicação recorrente é o que permite o feedback contínuo, a identificação rápida de gargalos e necessidades de ajustes. 

Outro ponto essencial nessa discussão é que, indiscutivelmente, a transparência na comunicação contribui para a motivação e o fortalecimento do comprometimento dos colaboradores.

Tudo isso, no fim das contas, é essencial para que a gestão de desempenho seja bem-sucedida!

Cases de sucesso de comunicação na gestão de desempenho

Nada melhor do que exemplos reais para entender como o processo acontece na prática, não é mesmo?

Pensando nisso, trouxemos três casos de sucesso para inspirar o RH a adequar a comunicação na gestão de desempenho:

  1. Best Buy

Quando enfrentou um alto índice de turnover, de quase 60%, a empresa investiu em uma estratégia inovadora: uma rede social corporativa. Assim, ela criou um ambiente colaborativo que facilitou a troca de ideias e informações entre os funcionários. 

Essa abordagem simples de comunicação, combinada com outras estratégias, resultou em uma redução da rotatividade, que caiu para 12%. 

Este é um exemplo de como a comunicação interna, feita de forma inovadora, pode impactar diretamente os indicadores de qualidade interna e favorecer o desempenho.

  1. Starbucks

A empresa global reconhece que o seu crescimento está diretamente ligado ao desenvolvimento de seu time. 

Só nos Estados Unidos, a organização pagou 100% da graduação online, oferecida pela Universidade do Estado do Arizona, para 140 mil funcionários, sem restrições de área de estudo. 

O comprometimento da Starbucks com o crescimento profissional alinha a comunicação interna com o fortalecimento de sua marca empregadora.

  1. Netflix

A Netflix se destaca como uma das empresas mais desejadas para se trabalhar. E não é para menos: ela promove flexibilidade, autonomia e responsabilidade, permitindo que os colaboradores criem seus próprios horários de trabalho. 

A tomada de decisões é realizada de forma colaborativa, o que mostra a importância da comunicação interna na construção de uma cultura de confiança, além de reforçar a boa gestão de desempenho. 

Assim, ela demonstra na prática como uma cultura organizacional bem comunicada pode impactar positivamente o desempenho e a satisfação dos colaboradores, bem como a percepção de valor que o mercado tem sobre a empresa.

Bônus: 6 técnicas para fornecer um feedback construtivo

Uma pesquisa da Culture Amp descobriu que reunir regularmente as opiniões dos profissionais resulta em uma força de trabalho mais engajada. 

A EnterpriseAppsToday reuniu uma série de dados que reforçam essa importância para a gestão das performances:

  • 96% dos funcionários tiveram respostas positivas para sistemas de feedback regulares;
  • 85% dos colaboradores permaneceram mais engajados por receberem feedback toda semana;
  • 80% dos funcionários preferem receber feedback instantaneamente em vez de esperar por avaliações anuais em 2022.

Aqui estão seis técnicas para colocar a cultura de feedback em prática e não perder os benefícios dessa adoção:

  1. Contextualização positiva: antes de abordar áreas de melhoria, inicie o feedback destacando pontos fortes e conquistas do colaborador. Por exemplo, mencione como sua dedicação resultou em projetos bem-sucedidos, criando uma base positiva para a conversa;
  2. Abordagem específica e objetiva: em vez de usar generalidades, aponte exemplos concretos de comportamentos ou resultados observados. Considere destacar uma situação específica que exigiu uma informação melhor, do que dizer "melhore a comunicação";
  3. Feedback contínuo e regular: proporcione orientações regulares para garantir que os colaboradores estejam sempre cientes de seu desempenho. Isso pode ser feito através de uma breve reunião semanal dedicada ao feedback;
  4. Foco nas soluções, não nos problemas: em vez de simplesmente apontar desafios, colabore na busca por soluções. Por exemplo, se um colaborador enfrentou dificuldades em um projeto, ofereça sugestões construtivas sobre como superar obstáculos e melhorar no futuro;
  5. Retorno bidirecional: encoraje a troca aberta e honesta. Permita que a equipe expresse suas perspectivas e sugira maneiras de aprimorar seu próprio desempenho, por meio de um processo regular de revisão em que ambas as partes compartilham feedback. Isso cria um ambiente de confiança e colaboração;
  6. Reconhecimento público: quando possível, dê visibilidade aos esforços empregados pelos funcionários. Isso ajuda a validar o trabalho e também motiva toda a equipe. Um elogio ou premiação em uma reunião de equipe, pode ter um impacto positivo a médio prazo.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, vimos a importância da gestão de desempenho, suas técnicas práticas e como a comunicação interna desempenha um papel importante nesse processo.

A gestão de desempenho é capaz de impulsionar o desenvolvimento individual e coletivo, com aumento da produtividade e a satisfação dos colaboradores. Integrando esse processo, o feedback construtivo permite melhorar o desenvolvimento individual e aprimorar a colaboração dentro da equipe.

Ao adotar uma abordagem proativa para a gestão, a organização fortalece sua força de trabalho e também a sua marca empregadora no mercado.

Não pare por aqui! Continue aprendendo sobre gestão de desempenho com as 5 estratégias efetivas para o RH melhorar sua comunicação interna.