O RH estratégico começa por aqui Descubra quanto o seu time pode economizar por ano, sem custos para a empresa.

Ética profissional: a importância de um código de ética na empresa

Recursos Humanos

7 minutos de leitura

Ética profissional: a importância de um código de ética na empresa

Vamos nos aprofundar neste assunto tão importante e destacar todos os motivos pelos quais o seu RH deve elaborar um código de ética profissional.

Você saberia explicar, de maneira sucinta, o que é ética profissional? A gente acredita que esse tema é de grande importância para qualquer empresa. Afinal, é o que deve nortear o planejamento e a execução de qualquer atividade (individual ou coletiva) nas organizações.

É por isso que preparamos este artigo super especial. Ao longo dos tópicos abaixo, vamos nos aprofundar na questão e destacar todos os motivos pelos quais o seu RH deve elaborar um código de ética profissional. Boa leitura!

  1. O que é ética profissional?

Ética, no sentido amplo da palavra, são conjuntos de valores — ou princípios — que norteiam os comportamentos e atitudes de uma pessoa. Isso pode ser feito tanto de forma individualizada quanto em grupo. Um exemplo da aplicação da ética em um grupo é, como você deve imaginar, no ambiente de trabalho.

É o que se aplica para o ambiente corporativo, portanto. A ética profissional se define, então, como a conduta desejada e esperada tanto dos trabalhadores, quanto dos empregadores e outros stakeholders como, por exemplo, os fornecedores.

Por meio da aplicação dos princípios éticos, espera-se que exista uma boa relação entre todos, inclusive entre a empresa e seus clientes, já que esses valores também se refletem na percepção que o mercado tem sobre a organização.

  1. Exemplos de aplicação da ética no trabalho

Dá para dizer que a ética profissional deve ser aplicada por toda a empresa: do RH aos candidatos a uma vaga de trabalho na empresa; da gestão aos estagiários.

Mas o que isso significa na prática? A seguir, vamos destacar alguns valores e princípios intimamente relacionados à ética. Assim, fica mais fácil identificar a sua aplicação na rotina da empresa:

  • Integridade. Trata-se de alguém que não rompe seus princípios em busca de um objetivo, como agir de má-fé e prejudicar um colega de trabalho, por exemplo, para conseguir uma promoção.
  • Responsabilidade. É o preceito de quem sempre honra ou tenta ao máximo honrar seus compromissos. A pessoa cuja palavra é valiosa e que não deixa os outros na mão. Por exemplo: alguém que sempre cumpre os prazos que assume.
  • Humildade. Pode ser alguém que assume suas falhas e reconhece erros. Ou alguém que ouve os feedbacks e procura entendê-los, de verdade, para ser uma pessoa e profissional melhor.
  • Coerência. Um exemplo de ética profissional focado na comunicação: aquela pessoa que transmite suas mensagens com propósito, lógica e alinhamento dos seus pensamentos com as suas ações cotidianas.
  • Respeito, algo fundamental e básico em qualquer ambiente — e o corporativo não é exceção. Um exemplo de respeito é aquele profissional que se dirige aos outros com educação e que demonstra ter consideração com seus colegas.
  • Empatia. Colocar-se no lugar do outro, compreender as emoções em torno de uma situação e agir de acordo para não desrespeitar ou prejudicar alguém. Empatia permite esse exercício de humanizar as relações, o que é fundamental no dia a dia de uma empresa. A humanização, para profissionais de RH, é uma característica indispensável!
  • Equidade. Ética profissional e igualdade andam lado a lado. Por isso, devemos sempre estar em busca de proporcionar resultados iguais para pessoas diferentes. Ou seja: ações imparciais, sem discriminações e com o reconhecimento de que cada indivíduo pode necessitar de condições distintas para alcançar a equidade.

Leia também: cursos de RH: veja opções online para se atualizar em 2023

  1. Benefícios da ética profissional dentro de uma empresa

Com o que destacamos acima, talvez tenha ficado claro que existem muitos benefícios em aplicar a ética profissional, certo? Mas podemos ir além e apontá-los, especificamente. 

Isso é um diferencial e tanto para que toda a organização se inspire e busque resultados melhores gradualmente. E, neste caso, por meio de ações que valorizam aquilo que temos de mais especial: nossa humanidade.

Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios da ética de trabalho:

  • clima organizacional fortalecido;
  • possibilidade de desenvolvimento do trabalho colaborativo;
  • mais autoconhecimento para todos;
  • promoção da saúde emocional dentro da empresa;
  • mais motivação;
  • maior capacidade de retenção (e de atração) de talentos;
  • mais credibilidade para a sua empresa;
  • melhoria nos resultados.

Saiba mais: o que é burnout e como preveni-lo na sua empresa

  1. Dicas para montar um código de ética profissional na empresa

A compreensão da ética no trabalho na teoria é uma coisa, mas a sua aplicação demanda um esforço adicional do RH, afinal, isso afetará o dia a dia de todos os colaboradores.

Então, como é possível elaborar um código de ética profissional que seja aplicado, na prática, na empresa?

A seguir, reunimos as principais considerações sobre o assunto:

  • a troca de ideias, sugestões e críticas é bem-vinda e deve ser estimulada. Um feedback 360° (quem fornece o feedback também recebe-o) é um meio prático de construir uma empresa mais íntegra;
  • elabore um código de conduta da empresa e pratique-o, diariamente;
  • contrate pessoas que se identifiquem com os valores da empresa;
  • desenvolva as soft skills de todos os colaboradores, que são as qualidades mais importantes em um exercício de ética no trabalho (e na vida);
  • seja um modelo de inspiração e mudança. As atitudes positivas do RH podem influenciar mais pessoas, uma vez que o setor tem contato com o colaborador durante toda a sua jornada na organização, desde o processo seletivo até um eventual desligamento.

Também vale lembrar que a ética tem tudo a ver com proporcionar um ambiente de trabalho continuamente melhor para os outros. E é sobre isso que falaremos a seguir! 

A plataforma da Salaryfits ajuda a sua empresa a se desenvolver com simplicidade e alto grau de eficiência.

Isso porque a nossa solução foi idealizada para reduzir a carga de trabalho do RH com o acréscimo de agilidade, precisão e alinhamento ao perfil da empresa, com uma plataforma de gestão que te ajuda a ampliar, organizar e gerenciar os benefícios oferecidos.

Complementarmente, trazemos conteúdos de educação financeira e benefícios que podem te ajudar a engajar sua equipe. Mais do que uma plataforma, então, a Salaryfits é uma parceira da ética profissional!

Agende uma demonstração gratuita com a nossa equipe e descubra como a nossa plataforma pode transformar a rotina da sua empresa por completo.

Ética profissional tem tudo a ver com cultura organizacional e, claro, relações justas entre colaboradores e empregadores. Esperamos que o conceito tenha ficado claro e que o caminho para implementá-la na empresa seja impulsionado pelo engajamento de todos.

Compartilhe este post


Por Julia Silva

Última atualização em 9 de junho de 2023

7 minutos de leitura

Histórias relacionadas