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Gestão de RH eficiente: como trazer eficiência operacional ao setor?

Recursos Humanos

9 minutos de leitura

Gestão de RH eficiente: como trazer eficiência operacional ao setor?

Você entenderá com este artigo o que significa eficiência no contexto de RH, as principais rotinas operacionais, ações práticas para alcançar eficiência, desafios a serem superados e os recursos necessários para uma gestão eficiente do RH.

Há tempos a gestão de recursos humanos (RH) deixou de ser uma atividade burocrática. Os setores de RH estratégicos, no entanto, muitas vezes, se veem atolados em rotinas operacionais que consomem tempo e recursos preciosos, o que os impede de se concentrar em iniciativas mais relevantes para as organizações. 

Para enfrentar esse desafio, é essencial buscar eficiência operacional no setor de RH

Por isso, neste artigo, você entenderá o que significa eficiência no contexto de RH, as principais rotinas operacionais, ações práticas para alcançar eficiência, desafios a serem superados e os recursos necessários para uma gestão eficiente do RH.

Boa leitura!

O que quer dizer eficiência no contexto de RH?

No contexto de RH, a eficiência refere-se à capacidade do setor para realizar as atividades operacionais de maneira mais otimizada, minimizar o desperdício de recursos e maximizar os resultados alcançados

Ter uma gestão eficiente no RH significa, portanto, que as tarefas e processos são executados de forma ágil, precisa e econômica, permitindo que os profissionais de RH dediquem mais tempo a iniciativas estratégicas, como desenvolvimento de talentos, planejamento sucessório e melhoria da cultura organizacional, por exemplo.

Quais são as principais rotinas operacionais da gestão de pessoas?

Antes de começar a pensar em maneiras de aumentar a eficiência, é importante que todos que trabalham no setor de RH tenham clareza sobre quais são os processos, atividades e rotinas operacionais atuais, bem como sejam capazes de visualizá-las em ordem de prioridade.

Isso permitirá que o planejamento para a evolução operacional das entregas seja feito com base naquilo que pode trazer maior resultado para o setor e para a organização como um todo.

Vale lembrar que as rotinas operacionais do RH variam de acordo com as necessidades e a complexidade de cada organização. Alguns setores, por exemplo, também executam atividades de departamento pessoal, enquanto outros são mais focados na gestão de talentos.

Apesar das diferenças, algumas tarefas são comuns na maioria dos departamentos de RH. Essas rotinas incluem:

  1. Recrutamento e seleção: envolve a divulgação de vagas, triagem de currículos, entrevistas, avaliação de candidatos e tomada de decisões de contratação.
  2. Administração de pessoal: abrange a gestão de documentos dos colaboradores, controle de ponto, folha de pagamento, benefícios, férias e licenças.
  3. Treinamento e desenvolvimento: compreende a identificação das necessidades de treinamento e lacunas de competências, planejamento e execução de programas de capacitação, acompanhamento de resultados e coleta de feedbacks.
  4. Gestão de desempenho: nesse caso, tem-se a definição de metas, acompanhamento do desempenho dos colaboradores, estruturação de processos de feedback regular e criação de programas de reconhecimento e recompensa.
  5. Relações trabalhistas: envolve o cumprimento das leis trabalhistas, negociação com sindicatos, solução de conflitos, promoção de comunicação organizacional e acompanhamento da saúde e segurança no trabalho.

Então, como ter eficiência nas atividades do RH? 

Para alcançar eficiência nas atividades do RH, é fundamental focar em práticas e estratégias que otimizem os processos e economizem tempo

A seguir, conheça seis ações práticas que podem ajudar a trazer eficiência operacional ao setor de RH:

Automação de tarefas

Ao invés de fazer tudo manualmente, usando e-mail, planilhas e mais planilhas, utilize sistemas e softwares especializados para automatizar processos repetitivos, como divulgação de vagas, administração de pessoal, controle de ponto e folha de pagamento. 

Essa abordagem reduzirá erros, economizará tempo e permitirá que as tarefas sejam executadas de maneira mais otimizada.

Centralização de dados

Ao contrário do que muita gente pensa, a centralização nem sempre é ruim. E esse é um dos bons exemplos disso!

Concentre todas as informações dos colaboradores em um sistema integrado. Isso facilitará o acesso rápido a dados relevantes, evitará a dispersão de informações e reduzirá a duplicação de esforços, além de possibilitar que análises de dados sejam feitas de forma muito mais ágil e prática.

Implementação de sistemas “self-service”

Para esse tipo de estratégia, forneça aos colaboradores e gestores ferramentas de autoatendimento, como portais online, para realizar tarefas rotineiras como solicitar férias, atualizar informações pessoais e acessar documentos, por exemplo. 

Esse tipo de sistema reduz muito a carga de trabalho do RH com atividades que, facilmente, podem ser feitas de forma automatizada.

Terceirização de serviços

Em alguns casos, vale considerar a terceirização de certas atividades, como a folha de pagamento, recrutamento e seleção, e gestão de benefícios corporativos

Isso permite que o departamento de RH se concentre em suas responsabilidades estratégicas, enquanto especialistas externos cuidam das tarefas operacionais.

Padronização de processos

A padronização de processos é, muitas vezes, uma das atividades com maior potencial de ganho de eficiência no RH. Apesar de ser trabalhosa no início, a padronização traz redução de erros e retrabalho, facilita o onboarding de novos colaboradores e acelera processos.

Para tanto, foque em estabelecer fluxos de trabalho padronizados para as principais rotinas operacionais do RH. 

Capacitação e desenvolvimento da equipe

E, como sempre, invista na capacitação dos profissionais de RH, oferecendo treinamentos e programas de desenvolvimento. 

Isso fortalecerá suas habilidades e conhecimentos, o que, consequentemente, permitirá que eles sejam mais eficientes em suas atividades diárias.

Principais desafios a superar para alcançar eficiência no RH

Embora buscar eficiência operacional no RH seja sempre desejável, há desafios a serem superados. Para que você se prepare para eles, listamos os mais comuns:

  • Resistência à mudança: os colaboradores podem resistir a mudanças em processos e sistemas já estabelecidos. Para minimizar esse tipo de comportamento, comunique e envolva a equipe no processo de mudança, destacando os benefícios e fornecendo suporte durante a transição.
  • Falta de recursos tecnológicos: a falta de sistemas e ferramentas tecnológicas adequadas pode dificultar a automação e a eficiência no RH. Por isso, reforce junto à gestão da empresa a importância de investir em soluções tecnológicas que atendam às necessidades do setor.
  • Falta de integração entre departamentos: a falta de integração entre o RH e outros departamentos pode levar a falhas de comunicação, retrabalho e falta de eficiência nos processos. É essencial promover a colaboração e a integração entre os diferentes setores, estabelecer canais de comunicação claros e incentivar o trabalho em equipe.

Quais são os recursos necessários para ter uma gestão eficiente no RH?

Para alcançar uma gestão eficiente no RH, é importante ter acesso aos seguintes recursos:

  • Tecnologia adequada: invista, à medida do possível, em sistemas e softwares de RH que automatizam processos, armazenam dados de forma centralizada e fornecem insights e análises precisas.
  • Equipe qualificada: conte com profissionais de RH capacitados, que possuam conhecimentos atualizados sobre as melhores práticas, regulamentações trabalhistas e tendências em gestão de pessoas.
  • Parcerias estratégicas: estabeleça parcerias com consultorias especializadas, fornecedores de serviços de RH ou empresas de tecnologia, que possam apoiar a gestão de RH com conhecimentos específicos, serviços terceirizados ou soluções tecnológicas avançadas.
  • Métricas e análise de dados: por fim, não se esqueça de criar métricas e indicadores de desempenho que permitam monitorar o progresso, identificar áreas de melhoria e tomar decisões baseadas em dados.

A busca pela eficiência operacional no setor de RH não se trata apenas de simplificar processos ou economizar tempo e recursos. É uma oportunidade de transformar a maneira como as organizações gerenciam seu maior ativo: as pessoas.

Ao trazer eficiência ao RH, as empresas podem impulsionar todo o potencial de seus colaboradores, especialmente os que trabalham dentro do setor. Os profissionais de RH têm a chance de reduzir o tempo gasto com tarefas operacionais que consomem tempo e se tornarem verdadeiros parceiros estratégicos da organização. 

Além disso, uma gestão eficiente no RH tem um impacto direto na experiência dos colaboradores. Isso, por sua vez, resulta em maior engajamento, satisfação e produtividade dos funcionários.

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Por Julia Silva

Última atualização em 4 de julho de 2023

9 minutos de leitura

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