Júlia Silva

Planejamento do RH para 2024: tendências e estratégias

O planejamento anual é uma das principais tarefas em diversos setores de uma organização, e no RH não é exceção. 

O planejamento estratégico do RH permite traçar um caminho assertivo para obter sucesso no cumprimento das metas que são importantes para a organização. Mas antes de conhecer as tendências e estratégias que devem ser consideradas para o RH em 2024, é importante entender a diferença entre planejamento estratégico e gestão estratégica.

Quer aprender? Então continue com a gente!

Planejamento ou gestão estratégica?

Estes são dois pilares, interdependentes, que moldam o destino de uma organização.

O planejamento estratégico é o ponto de partida, quando definimos metas e objetivos específicos e temos a visão de curto, médio e longo prazo.

A gestão estratégica, por outro lado, é a execução e o acompanhamento dessas metas traçadas durante o planejamento. Ela envolve a alocação de recursos, a tomada de decisões estratégicas e a adaptação às mudanças do mercado. 

Ou seja, enquanto o planejamento define “o que fazer”, a gestão estratégica lida com o “como fazer”.

Uma estratégia sem execução é apenas um plano no papel, e a execução sem estratégia é uma jornada sem destino definido. 

Por isso, o ideal é garantir que o RH preveja ferramentas, recursos e métodos para conseguir implementar ambos todos os anos!

Como definir as metas de curto, médio e longo prazo

Um dos principais elementos do planejamento é a definição de metas. Elas servem como referência, fornecendo direção e uma forma de mensurar o resultado das ações do RH. 

Mas por que é tão importante definir metas em diferentes horizontes temporais?

Para responder, vamos entender como cada uma funciona:

  • Curto prazo: são aquelas que abordam desafios imediatos e oportunidades de melhoria rápidas. Elas são como degraus que permitem avançar passo a passo, mantendo o foco em resultados a serem alcançados em um período curto, que pode ser de alguns meses até um ou dois anos;
  • Médio prazo: são o equilíbrio entre ação imediata e visão de longo prazo, estendendo-se de três a cinco anos. Ao atingir essas metas, o RH contribui para o crescimento contínuo e a adaptação às mudanças do ambiente de negócios;
  • Longo prazo: geralmente têm um horizonte de cinco anos ou mais e são importantes para direcionar o desenvolvimento e o crescimento a longo prazo. Estas metas inspiram e orientam a organização na busca de sua visão, bem como estimulam a solidez do propósito da empresa.

Por que planejar as ações de RH?

Agora que compreendemos a importância de definir metas em horizontes temporais, vamos entender por que o planejamento das ações de RH fará tanta da diferença na organização. 

Separamos 3 motivos principais:

  1. Contribuição para a equipe: planejar permite que a equipe saiba para onde está indo e como chegar lá, cria um senso de propósito e alinhamento, motivando os colaboradores a trabalharem em conjunto para atingir as metas da organização;
  2. Economia de recursos: com metas assertivas, o RH pode alocar recursos de forma mais estruturada, com o uso adequado de orçamentos, pessoal e tempo. A economia de recursos contribui para a sustentabilidade financeira da organização;
  3. Alcance de metas organizacionais: planejar estrategicamente alinha as metas do RH com as metas gerais da organização e cria uma sinergia que impulsiona o progresso, o que, por sua vez, contribui para o sucesso da empresa em sua totalidade.

Como dividir o planejamento entre as atividades de rotina e os projetos paralelos

Equilibrar a manutenção das operações cotidianas com a execução de estratégias a médio e longo prazo pode ser um verdadeiro malabarismo para os profissionais do setor de RH. 

No entanto, existem técnicas que podem ajudar a tornar esse processo mais simples:

  • Priorize tarefas: identifique o que é mais urgente e importante e concentre-se nisso primeiro. Ferramentas como a Matriz de Eisenhower, podem ajudar a fazer a gestão do tempo e classificar as tarefas com base em sua importância e urgência;
  • Delegue atividades: se você tem uma equipe, confie em seus colaboradores para realizar tarefas rotineiras. Isso libera seu tempo e energia para focar em projetos estratégicos;
  • Automatize processos: automatizar tarefas repetitivas pode economizar um bom tempo. Use sistemas de RH e software para lidar com processos de rotina, como folha de pagamento e gerenciamento de benefícios;
  • Agende e planeje: reserve tempo específico para projetos estratégicos em seu calendário. Criar blocos dedicados para trabalhar em iniciativas de longo prazo ajuda a garantir que você não os deixe de lado por causa das tarefas diárias;
  • Revise regularmente: faça uma revisão constante do progresso em relação às metas de curto, médio e longo prazo. Isso ajuda a manter o foco nos objetivos estratégicos e permite fazer ajustes, conforme necessário.

Principais tendências de RH para considerar ao planejar 2024

Por isso, é importante conhecer as principais tendências e inovações que estão moldando o cenário da gestão de pessoas. 

Algumas das tendências incluem:

  • Inteligência Artificial (IA) e automação: a IA está transformando a seleção de talentos, o treinamento e o gerenciamento de desempenho. A automação está sendo usada para tarefas administrativas, permitindo que o RH se concentre em atividades mais estratégicas;
  • Diversidade e inclusão: empresas estão priorizando a criação de ambientes inclusivos para atrair talentos diversos e melhorar o desempenho geral dos times;
  • Lifelong learning: o RH está focando em programas de aprendizado contínuo, seja de habilidades técnicas ou de soft skills, para manter os colaboradores atualizados e adaptáveis a mudanças;
  • Trabalho remoto e flexibilidade: a pandemia mudou como vemos o trabalho. Modelos de trabalho home office e mais flexíveis estão sendo prioridade para colaboradores e organizações;
  • Saúde mental e bem-estar: programas de apoio à saúde mental, como psicologia online e rodas de conversa, e práticas de bem-estar continuarão a ser muito utilizadas pelas empresas para garantir a saúde geral de seus colaboradores.

Criando um planejamento estratégico de RH para 2024

Agora que entendemos como funciona as metas e uma estratégia de RH, aqui está um guia passo a passo com as melhores práticas para ajudá-lo a criar um bom plano estratégico:

  1. Analise o cenário atual

Antes de começar a planejar, é preciso entender o estado atual em que se encontra o RH na organização. 

Faça uma análise detalhada para identificar pontos fortes e áreas que precisam de aprimoramento. Considere fatores como a cultura organizacional, a estrutura da equipe e os recursos disponíveis. 

Para isso, você pode usar ferramentas como a análise SWOT.

  1. Defina metas objetivas

Estabeleça metas SMART para orientar o planejamento:

  • Específicas: as metas devem ser específicas, evitando ambiguidades;
  • Mensuráveis: defina indicadores que permitam acompanhar o progresso;
  • Alcançáveis: devem ser desafiadoras, mas realistas e alcançáveis;
  • Relevantes: precisam estar alinhadas com os objetivos da organização;
  • Temporais: defina prazos para alcançar cada meta.
  1. Crie estratégias de implementação

Desenvolva estratégias para atingir seus objetivos. Faça a seguinte pergunta: “quais recursos estratégicos posso utilizar para que as metas sejam cumpridas?” 

Considere seguir as tendências de RH que apresentamos e as melhores práticas do setor. 

  1. Aloque recursos adequadamente

Determine quais são os meios necessários para executar suas estratégias definidas. 

Isso pode incluir contratação de pessoal, aquisição de tecnologia, orçamento junto a fornecedores e outros recursos. Garanta que estejam disponíveis no momento necessário, para implementar suas iniciativas com êxito!

  1. Crie um plano de ação detalhado

Crie um plano de ação detalhado, que contenha tarefas específicas, quais os responsáveis por elas e os prazos de entrega. 

Isso proporciona clareza sobre quem faz o quê e quando, além de possibilitar alinhamentos e ajustes ao longo do caminho. 

  1. Monitore e adapte regularmente 

O acompanhamento regular permite mensurar o progresso em relação às metas e realizar os ajustes conforme necessário. 

O ambiente de negócios muda constantemente e o planejamento estratégico deve ser flexível o suficiente para se adaptar às mudanças.

  1. Comunique e engaje a equipe

Comunique como funciona o planejamento para toda a equipe de RH e, quando apropriado, à toda a organização. Envolver os colaboradores no processo pode contribuir para um maior comprometimento e melhor engajamento.

  1. Avalie os resultados

Após a implementação, use ferramentas para avaliar os resultados em relação às propostas iniciais. 

Identifique o que funcionou bem, o que não foi realizado e quais foram os desafios. Registre os dados e use essas informações para aprimorar futuros planejamentos.

Conclusão

Um bom planejamento estratégico é o primeiro passo para estabelecer metas condizentes com a realidade da organização e do RH.

Equilibrar as atividades de rotina com projetos estratégicos, estar ciente das tendências de RH e criar plano estratégico, ajudará a preparar o setor para enfrentar os desafios de agora e do futuro! 

Lembre-se de que a SalaryFits está aqui para apoiar o RH em cada etapa do processo. Visite nosso blog e conheça nossos materiais gratuitos sobre RH!