
Checklist para implementar um programa de bem-estar mental na sua empresa
Descubra a importância do programa de bem-estar mental na empresa, suas principais soluções e como implementar essa estratégia!
Recursos Humanos
7 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 21 de março de 2023
O RH já passou por muitas transformações e cada vez mais tecnologias surgem para facilitar os seus processos. Apesar disso, é necessário que esses recursos sejam utilizados adequadamente para que o setor atinja o seu principal objetivo: gerir o capital humano estrategicamente.
Sendo assim, é preciso que o colaborador esteja no centro de todas as transformações e processos dos Recursos Humanos — e é exatamente disso que se trata o RH Humanizado. Você está por dentro dessa tendência do RH 5.0?
Continue a leitura para entender o que é RH Humanizado e, o mais importante, o que é necessário para implementá-lo.
O RH Humanizado é uma abordagem que entende o protagonismo dos colaboradores dentro da dinâmica empresarial e investe para garantir o bem-estar deles.
Para isso, o setor considera as experiências, necessidades, desafios e sonhos dos funcionários para planejar e otimizar suas estratégias.
O resultado é um ambiente de trabalho mais saudável, em que os profissionais se sentem respeitados, bem como têm seus esforços reconhecidos e recompensados pela organização.
Diante da gestão humanizada, o lucro, a rentabilidade, o fortalecimento da marca, entre outros objetivos do negócio, se tornam consequências naturais e não se sobrepõem ao comprometimento da empresa com os seres humanos.
As principais características do RH Humanizado são:
A flexibilização é outro ponto que merece destaque na gestão humanizada. Para mães e pais que precisam levar e buscar o filho na escola, trabalhar em uma empresa que tenha horário flexível pode ser fundamental para organização da rotina, por exemplo.
É interessante que o funcionário tenha a liberdade de apontar esses aspectos para que, dentro do possível, a empresa busque adaptar as regras para melhorar a experiência do colaborador.
Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP mostrou que os benefícios de uma gestão humanizada atingem funcionários, clientes e empresas.
De acordo com a pesquisa, organizações mais humanas aumentam em até 225% o bem-estar dos colaboradores e melhoram em 240% a satisfação dos clientes. Além disso, os dados mostram que essas empresas possuem o dobro de rentabilidade financeira, se comparadas a companhias que não investem nessa abordagem.
O RH Humanizado traz uma série de vantagens para os colaboradores e para a empresa. Veja os principais:
Diversas práticas e movimentos são necessários para tornar o RH e a empresa um lugar humanizado. Não existe uma receita única e não é do dia para a noite, mas existem pilares indispensáveis e nós selecionamos alguns deles para você conferir:
O RH Humanizado deve se preocupar em ser empático durante toda a jornada do colaborador — desde o processo de seleção até a rescisão do contrato. Em todas as etapas, o profissional merece ser ouvido, respeitado e receber uma comunicação objetiva e transparente da empresa.
Inclusive, e talvez especialmente, nos momentos delicados, como durante feedbacks negativos ou demissões, por exemplo, é fundamental que o RH trate o profissional da maneira mais humanizada possível.
A humanização e a tecnologia precisam andar juntas em prol da melhoria dos processos de RH. Na prática, os recursos tecnológicos podem ajudar o RH Humanizado a:
Se a ideia é melhorar a qualidade de vida dos funcionários, é impossível não falar sobre os benefícios corporativos.
Eles podem ser utilizados para melhorar o bem-estar físico, financeiro e mental da equipe, assim como desenvolvimento profissional e pessoal desses talentos. As vantagens desse tipo de investimento também refletem na produtividade, engajamento e até mesmo na criatividade do time.
Portanto, é fundamental investir em um pacote de benefícios diversificado, que vá atender realmente às necessidades e os desejos dos funcionários.
É impossível ter um RH Humanizado dentro de uma organização que não apoia ou não segue as mesmas diretrizes, especialmente nas áreas mais decisivas do negócio.
O RH pode disponibilizar orientações, treinamentos e cursos para garantir que a liderança e os gestores entendam a importância de adotar uma gestão humanizada e como isso deve ser feito no dia a dia. Confira algumas ideias de temas que precisam ser trabalhados:
Nada mais humano e sensato do que ouvir o que o outro tem a dizer antes de tomar decisões, não é verdade? No RH Humanizado essa premissa é indispensável.
Ninguém melhor do que os próprios funcionários para dizer quais ações estão funcionando, quais são os pontos que precisam ser melhorados, qual é o grau de satisfação deles com a organização.
Além das conversas do dia a dia, esse feedback pode ser conquistado por meio de pesquisas de clima e de canais de escuta. Permitir relatos anônimos é uma maneira de incentivar esse diálogo, além de permitir denúncias de assédios ou outros crimes.
No RH Humanizado, os colaboradores são vistos como seres humanos que dedicam boa parte do seu dia para a empresa e merecem ser valorizados por isso. Para fazer sentido, o conceito precisa ser incorporado à cultura organizacional e se expandir para todas as áreas da empresa.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender como dar os primeiros passos nessa direção!
Se você quiser entender como oferecer benefícios corporativos mais competitivos e que mostram para todos o compromisso da empresa com o RH humano, conheça a plataforma de benefícios flexíveis da SalaryFits!
Descubra a importância do programa de bem-estar mental na empresa, suas principais soluções e como implementar essa estratégia!
Saiba como calcular e reduzir os diferentes tipos de turnover na sua empresa para alcançar um bom posicionamento no mercado.
Confira como integrar o conceito de People First ao core business além do discurso para transformar a cultura da sua empresa.
Você já conhece as obrigações para o RH em 2025? Saiba quais são as novidades em relação às leis trabalhistas, NR-1, novo consignado privado e muito mais!
Descubra como a educação financeira ajuda os seus colaboradores a tomarem decisões conscientes sobre o novo consignado privado e evitar endividamento excessivo.
Guia prático para RH: desafios, vantagens e estratégias para implementar um modelo híbrido eficiente e baseado em dados.