O RH estratégico começa por aqui Descubra quanto o seu time pode economizar por ano, sem custos para a empresa.

15 livros sobre gestão de pessoas que todo líder deve conhecer

Recursos Humanos

23 minutos de leitura

15 livros sobre gestão de pessoas que todo líder deve conhecer

Confira 15 livros sobre gestão de pessoas com dicas valiosas para alavancar seus conhecimentos sobre liderança.

Liderar vai muito além de delegar tarefas e tomar decisões. Saber como motivar e desenvolver equipes são habilidades indispensáveis para líderes e gestores. Uma das melhores formas de aprimorar essa competência é por meio da leitura de livros sobre gestão de pessoas.

Afinal, para superar os desafios de manter a equipe engajada, criar ambientes de trabalho positivos e obter bons resultados, depende diretamente da atuação desse profissional. Pensando nisso, reunimos 15 livros sobre gestão de pessoas com dicas valiosas sobre liderança, cultura organizacional e gestão de talentos. Confira!

A importância dos livros sobre gestão de pessoas

A gestão de pessoas é uma área de extrema importância em uma empresa, pois se concentra no gerenciamento de recursos humanos. Ou seja, é o setor responsável por fomentar uma cultura de aprendizado, inovação e colaboração.

Isso envolve um conjunto de práticas, estratégias e processos que vão atrair, desenvolver, motivar e reter talentos. A soma de todas essas ações visam alcançar os objetivos organizacionais enquanto também priorizam as necessidades individuais dos colaboradores.

Por que isso importa? Quando os colaboradores se sentem valorizados e engajados, o impacto nos resultados é direto. É o fator determinante para se obter bons resultados. 

Empresas que investem na gestão de pessoas têm equipes mais produtivas, menor taxa de turnover e um ambiente de trabalho mais saudável.

Por isso, leituras sobre gestão de pessoas auxiliam na formação de lideranças mais conscientes e preparadas para lidar com desafios de sua função. Alguns temas abordados são:

  • liderança;
  • desenvolvimento de talentos;
  • engajamento;
  • retenção de colaboradores;
  • cultura empresarial e employer branding;
  • feedback e comunicação.

15 livros sobre gestão de pessoas que todo líder deve conhecer

Os livros sobre gestão de pessoas são itens indispensáveis para todo profissional que queira aperfeiçoar suas habilidades de liderança e gestão de equipes. Eles funcionam como guias, apresentam desafios de gestão e mostram como solucioná-los. 

Aprenda sobre motivação, engajamento de colaboradores e criação de culturas de trabalho que valorizem a diversidade e a produtividade. 

Confira abaixo uma lista com os 15 melhores livros sobre gestão de pessoas!

1. Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações – Idalberto Chiavenato

Se existe um nome referência em gestão de pessoas, é Idalberto Chiavenato.

Neste livro, ele explora a evolução do RH, com uma visão completa sobre a modernização de práticas do setor e como alinhar as estratégias de gestão de pessoas com os objetivos de negócio.

Nele, Chiavenato aborda temas como recrutamento, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos. Além da teoria, também mostra a aplicação prática com exemplos e estudos de caso.

É indicado para:

  • profissionais de RH que querem modernizar suas práticas;
  • líderes que desejam alinhar a gestão de pessoas aos objetivos do negócio;
  • quem busca um guia completo para estruturar um setor de RH estratégico.

📌 Dica: este é um livro que deve estar na prateleira de todo profissional de gestão de pessoas.

2. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey

Esta é outra leitura clássica de liderança e sobre transformar sua mentalidade e sua forma de lidar com desafios.

Considerado um dos livros de negócios mais influentes do mundo, ele apresenta hábitos indispensáveis que ajudam gestores a criar equipes produtivas e de alta performance.

O autor utiliza a metáfora da fábula de Esopo para reforçar que a eficácia é oriunda da harmonia — tanto no desenvolvimento pessoal quanto no ambiente de trabalho. E é isto que os gestores devem almejar para sua equipe.

Você vai aprender:

  • como ser mais proativo e estratégico no dia a dia;
  • a importância da comunicação efetiva para construir equipes fortes;
  • como alinhar objetivos individuais com os da organização. 

📌 Dica: se você busca um modelo de princípios atemporais, no qual você aprende como criar um ambiente colaborativo, este livro é leitura obrigatória!

3. Liderando Mudança – John P. Kotter

Mudanças fazem parte da realidade corporativa — mas saber gerenciá-las é o que diferencia um líder.

Neste livro, Kotter apresenta um modelo prático em oito passos para gerenciar com sucesso os processos de mudanças nas organizações, incluindo o estabelecimento de senso de urgência até garantir a consolidação das mudanças executadas.

O que torna essa leitura indispensável:

  • ensina como criar um senso de urgência para mudanças;
  • mostra a importância do envolvimento dos funcionários no processo;
  • apresenta estratégias de comunicação para reduzir resistências.

📌 Dica: se você precisa liderar mudanças estratégicas dentro da sua empresa, este livro será um grande aliado.

4. O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Por que algumas pessoas e empresas conseguem mudar padrões de comportamento enquanto outras permanecem estagnadas?

Neste livro, Duhigg explica a ciência por trás da formação de hábitos e como eles podem influenciar indivíduos e organizações. Assim, o autor combina pesquisa científica com histórias reais que mostram como pequenas mudanças de comportamento podem gerar resultados extraordinários.

Para quem deseja entender o papel dos hábitos no alcance dos objetivos e quer melhorar sua capacidade de impulsionar mudanças positivas e duradouras, essa é uma leitura obrigatória.

✅ O que você vai aprender:

  • como identificar e modificar hábitos que afetam a produtividade da equipe;
  • o papel do “loop do hábito” na construção de rotinas eficazes;
  • estratégias para transformar a cultura organizacional por meio de hábitos positivos.

📌 Dica: se você quer entender como hábitos bem estruturados podem impulsionar o desempenho da sua equipe e da empresa como um todo, este livro é para você.

5. Comunicação Não Violenta – Marshall B. Rosenberg

Quer reduzir conflitos no ambiente de trabalho e melhorar a colaboração entre equipes? A Comunicação Não-Violenta (CNV) pode ser a chave.

Nesta obra, Rosenberg apresenta a técnica de comunicação interpessoal que ajuda a construir um local de trabalho mais empático e colaborativo.

Essa técnica enfatiza a empatia e o entendimento mútuo para resolver conflitos. O autor argumenta que a maioria dos conflitos tende a surgir de mal-entendidos e da dificuldade em expressar necessidades e sentimentos de forma clara.

Por que este livro é indispensável para líderes:

  • a maioria dos conflitos no trabalho não acontece por diferenças reais, mas por mal-entendidos e falhas na comunicação;
  • aplicar os princípios da CNV fortalece o relacionamento entre equipes e melhora o engajamento dos colaboradores;
  • líderes que dominam essa técnica conseguem transformar feedbacks e conversas difíceis em diálogos produtivos.

📌 Dica: a leitura oferece ferramentas práticas para melhorar a comunicação em diferentes contextos. Se você quer evitar ruídos desnecessários e criar um ambiente de trabalho mais empático e colaborativo, este livro precisa estar na sua lista.

6. Criatividade S.A. – Ed Catmull

Como uma empresa pode estimular a inovação e criar um lugar onde ideias ousadas prosperam?

Ed Catmull, cofundador e presidente da Pixar, revela os bastidores do estúdio e ensina como estimular a criatividade e a colaboração dentro das empresas. Baseado na sua experiência, o autor compartilha sua trajetória ao construir um dos estúdios de animação mais bem-sucedidos do mundo. 

O que este livro ensina:

  • como construir uma cultura organizacional que valoriza a experimentação e a liberdade criativa;
  • o papel da vulnerabilidade e do feedback sincero na criação de times inovadores;
  • lições de liderança aplicáveis a qualquer setor, baseadas nos desafios enfrentados pela Pixar.

Este livro serve como inspiração para líderes que desejam entender o “segredo” por trás do sucesso da Pixar e aplicar os princípios em suas organizações para alcançar resultados excepcionais em qualquer campo de atuação.

📌 Dica: se você quer aprender a transformar sua equipe em um time de alta performance, incentivando a criatividade e a colaboração, essa leitura é indispensável.

7. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Se existe um clássico atemporal sobre relacionamento interpessoal e influência, este é o livro.

Dale Carnegie ensina técnicas para construir relacionamentos interpessoais, melhorar as habilidades de comunicação e exercer influência positiva no ambiente corporativo. 

Este guia tem orientado gestores a criar conexões significativas, influenciar positivamente os outros e, consequentemente, alcançar sucesso pessoal e profissional.

Por que essa leitura é indispensável:

  • ajuda a criar conexões significativas dentro e fora do trabalho;
  • traz técnicas eficazes para influenciar pessoas de maneira ética e construtiva.
  • ensina como evitar conflitos e transformar conversas difíceis em oportunidades.

📌 Dica: se você busca aprimorar a habilidade de relacionamentos interpessoais, em todas as esferas da vida, este pode ser seu livro de cabeceira. Não é à toa que ele é aclamado entre os gestores da área.

8. Pipeline de Liderança – Ram Charan

Liderança não é um dom – é um processo. Líderes precisam estar capacitados em todos os níveis de uma empresa. Ainda assim, em muitas empresas o pipeline de liderança, ou seja, a arquitetura interna para o desenvolvimento de gestores, não está bem desenvolvido.

Neste livro, Ram Charan compartilha um modelo testado e comprovado para construir e desenvolver planos de carreira, planejar sucessões e formar lideranças.

O que este livro ensina:

  • como planejar sucessões de liderança sem comprometer a continuidade dos negócios;
  • modelos práticos para desenvolver talentos e preparar gestores para novos desafios;
  • casos reais de transições bem-sucedidas e os desafios mais comuns no desenvolvimento de líderes.

📌 Dica: se sua empresa enfrenta dificuldades para formar novos líderes, este livro traz um roteiro prático para estruturar um pipeline eficiente.

9. Muito Além da Hierarquia – Pedro Mandelli

A liderança tradicional, baseada apenas em autoridade hierárquica, está com os dias contados.

Essa obra aborda a essência da liderança e gestão modernas. O autor desafia o modelo tradicional de liderança e defende estruturas organizacionais mais flexíveis e colaborativas.

Mandelli argumenta que empresas que adotem este modelo de gestão tendem a prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e complexo. Assim, o livro oferece aprendizados práticos e mostra como líderes podem facilitar essa inovação, engajar equipes e liderar sem exercer uma autoridade hierárquica.

Por que este livro é indispensável:

  • mostra como empresas inovadoras estão abandonando estruturas rígidas e obtendo melhores resultados;
  • traz estratégias para engajar equipes sem depender de autoridade formal;
  • apresenta um novo modelo de liderança baseado na confiança, autonomia e colaboração.

📌 Dica: se você deseja liderar de forma mais eficiente e adaptada às mudanças de mercado, essa leitura vai ajudar a transformar sua abordagem. É um guia para uma liderança baseada na confiança e no comprometimento.

10. Trabalhando Juntos – Michael D. Eisner

Por trás de grandes empresas e projetos bem-sucedidos, sempre existem parcerias estratégicas.

Michael D. Eisner, ex-CEO da Disney, compartilha lições sobre parcerias bem-sucedidas e dicas para construir equipes de alto desempenho. O autor usa a própria experiência para mostrar como colaborações entre indivíduos com habilidades complementares podem gerar resultados extraordinários.

O livro, portanto, fornece uma perspectiva diferenciada sobre a gestão de equipes, a importância do trabalho em equipe e como relações interpessoais influenciam o sucesso de uma empresa.

O que você vai aprender:

  • a importância do trabalho em equipe para alcançar resultados excepcionais;
  • como identificar e desenvolver colaborações estratégicas que impulsionam a inovação;
  • casos reais de parcerias que moldaram grandes empresas e suas lições aplicáveis ao dia a dia corporativo.

📌 Dica: se você busca construir relações profissionais mais produtivas e colaborativas, este livro traz insights valiosos baseados na experiência real de um dos executivos mais influentes do mundo.

11. Drive: A Surpreendente Verdade Sobre o Que Nos Motiva – Daniel H. Pink

O que realmente impulsiona as pessoas a darem o seu melhor?

Neste livro, Daniel H. Pink desconstrói a ideia de que recompensas financeiras são o principal fator motivacional e apresenta o papel da motivação intrínseca e como líderes podem criar um ambiente que estimule a inovação e o alto desempenho

Ele oferece uma visão mais profunda sobre o poder da autonomia e o propósito pode inspirar as pessoas a atingir seu potencial máximo.

O que você vai aprender:

  • por que líderes precisam oferecer mais do que apenas bônus e incentivos financeiros;
  • como criar um lugar em que os colaboradores sintam que evoluem constantemente;
  • o impacto do propósito no engajamento e na inovação dentro das empresas.

📌 Dica: se você quer entender o que realmente move sua equipe e como estimular a motivação dela, este livro é para você.

12. Sprint – Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz

Testar ideias rapidamente e resolver problemas complexos de forma ágil – é disso que trata este livro.

Desenvolvido por especialistas do Google, com base em suas experiências. Nele, os autores ensinam um método ágil para testar ideias em apenas cinco dias e otimizar a resolução de problemas.

Assim, nesta obra você aprenderá também a organizar e executar sprints em equipe para que projetos saiam do papel e se tornem realidade rapidamente.

Por que este livro é essencial:

  • ensina um passo a passo prático para executar sprints eficazes em equipe;
  • ajuda a transformar ideias em ações concretas sem perder tempo com burocracia;
  • traz exemplos reais de como grandes empresas aplicam esse método para acelerar projetos.

Com este passo a passo, será possível transformar ideias em ações concretas.

📌 Dica: Se você precisa otimizar processos e inovar sem desperdício de tempo e recursos, essa leitura será um divisor de águas!

13. Como o Google Funciona – Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

Quer saber como uma das empresas mais inovadoras do mundo pensa e opera?

Continuando a nossa lista de dicas relevantes, indicamos um dos melhores livros sobre gestão de pessoas. Este best-seller reúne lições importantes sobre a cultura de inovação do Google e como gestores podem criar ambientes dinâmicos.

Aqui você terá boas noções sobre como atuar como o Google atua, aprenderá métodos de como recrutar pessoas que sejam criativas-inteligentes (como são chamados seus funcionários).

O que este livro ensina:

  • como criar um local de trabalho dinâmico e inspirador;
  • quais são os critérios usados pelo Google para contratar “criativos-inteligentes” – os talentos que fazem a diferença;
  • lições práticas para gestores que desejam aplicar estratégias de inovação no dia a dia.

📌 Dica: Se você quer trazer para sua empresa a mentalidade que transformou o Google em um gigante da inovação, este livro é indispensável! Encontre inspirações técnicas em seus problemas e faça a diferença dentro da empresa.

14. O Lado Difícil das Situações Difíceis – Ben Horowitz

Ser líder não significa tomar apenas decisões fáceis.

Neste livro, Ben Horowitz aborda, sem rodeios, os desafios e dilemas enfrentados por líderes do mundo dos negócios. Este é um guia prático para lidar com crises, desafios e tomadas de decisões difíceis.

Com uma abordagem direta, o autor compartilha experiências pessoais e lições aprendidas no processo de liderar empresas em momentos de crises e incertezas.

Por que este livro é um guia indispensável para líderes:

  • apresenta um olhar realista sobre os desafios da liderança e do empreendedorismo;
  • traz histórias de quem precisou tomar decisões difíceis em momentos críticos;
  • ajuda gestores a desenvolver coragem, resiliência e capacidade de lidar com adversidades.

Ele ressalta a importância da coragem, determinação e da capacidade de enfrentar o lado difícil do empreendedorismo e da liderança.

📌 Dica: se você quer se preparar para os desafios reais da liderança e aprender a tomar decisões difíceis sem comprometer o futuro da empresa, este livro é leitura obrigatória.

15. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Liderança não é só sobre estratégia — é sobre pessoas.

Para encerrar nossa lista, indicamos o livro “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman, considerado o precursor no debate sobre a temática, sendo um dos primeiros a destacar o papel da inteligência emocional no sucesso profissional e na construção de equipes de alto desempenho.

Este livro destaca a importância do equilíbrio emocional para o sucesso profissional e a construção de relacionamentos saudáveis no trabalho. Assim, você será apresentado ao conceito de inteligência emocional, composta por autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais. 

O que você vai aprender:

  • como o autoconhecimento e o autocontrole impactam a liderança;
  • por que líderes emocionalmente inteligentes são mais eficazes na motivação e resolução de conflitos;
  • como desenvolver empatia e habilidades sociais para criar um local de trabalho mais positivo e produtivo.

O autor reforça que líderes emocionalmente inteligentes são mais aptos a inspirar, motivar e resolver conflitos. Isso cria um clima organizacional positivo e produtivo.

📌 Dica: se você quer se tornar um líder mais humano e influente, este livro é um dos melhores pontos de partida.

Ler sobre gestão de pessoas é o primeiro passo para o aprendizado, mas colocar esses ensinamentos em prática é o que realmente transforma a cultura organizacional. Ao adotar estratégias de liderança baseadas nesses livros, os gestores podem fortalecer suas equipes, criar um ambiente mais colaborativo e impulsionar resultados positivos para a empresa.

Quer aprender ainda mais sobre gestão de pessoas? Então, não deixe de conferir o nosso e-book sobre estratégias para CHROs.

Perguntas frequentes sobre livros de gestão de pessoas

Restou alguma dúvida? Confira as respostas para as principais dúvidas sobre o tema.

Qual o melhor livro para quem está começando na área de gestão de pessoas?

“Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações”, de Idalberto Chiavenato, é ideal, pois apresenta fundamentos práticos e teóricos importantes para iniciantes na área.

Quais livros ajudam a desenvolver liderança e engajamento?

Os “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, “O Monge e o Executivo” e “Great Leader to Work” são excelentes para entender estratégias de liderança e fortalecer o engajamento das equipes.

Existe algum livro focado em tendências modernas da gestão de pessoas?

“Um Novo Jeito de Trabalhar”, “Pipeline de Liderança” e “Como o Google Funciona” exploram abordagens atuais sobre inovação, desenvolvimento de talentos e novas práticas em gestão.

Compartilhe este post


Por Julia Silva

Última atualização em 5 de maio de 2025

23 minutos de leitura

Histórias relacionadas