
Checklist para implementar um programa de bem-estar mental na sua empresa
Descubra a importância do programa de bem-estar mental na empresa, suas principais soluções e como implementar essa estratégia!
Recursos Humanos
10 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 28 de fevereiro de 2024
A gestão de desempenho é uma importante ferramenta, utilizada pelas organizações para melhorar os resultados, motivar os funcionários e aprimorar suas competências.
A comunicação, por sua vez, é um item fundamental desse processo. Fornecer um bom feedback, por exemplo, pode contribuir significativamente para alinhar a equipe, fortalecer o employer branding e aumentar a performance.
Mas você sabe exatamente como fazer isso? Neste conteúdo, vamos explicar o que é a gestão de desempenho, como fazer e quais as principais técnicas para um bom feedback, além de apresentar cases de sucesso de empresas com uma boa comunicação interna nesse processo.
Vamos lá?
A gestão de desempenho é o acompanhamento do desempenho é uma jornada constante vivida pelos colaboradores, que engloba a definição de metas, a análise do progresso, a retroalimentação e o aprimoramento das habilidades.
Como um processo contínuo, necessita de feedback e comunicação entre funcionários e líderes a fim de garantir o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização.
Isso quer dizer que ela vai além da avaliação de colaboradores, mas foca no desenvolvimento de cada um deles e no alinhamento desses avanços com o sucesso organizacional.
Sendo assim, é fundamental que a empresa avalie, reconheça e promova o crescimento de seu capital humano, impactando positivamente tanto em níveis individuais, quanto coletivos.
Essa gestão não é uma tarefa isolada, mas sim uma integração estratégica com outros processos clássicos de RH. Ela permeia a cultura organizacional, influenciando a maneira como as metas são estabelecidas, os feedbacks são compartilhados e o desenvolvimento é acompanhado.
A gestão de desempenho influencia a capacidade da empresa de avaliar e reconhecer o potencial de seus colaboradores. Ela atua como uma ferramenta para alinhar metas individuais aos objetivos organizacionais, promovendo, assim, um ambiente propício ao desenvolvimento.
Além disso, fortalece a coesão da equipe, alinhando esforços em direção a metas comuns. Ao integrar processos clássicos de RH, essa prática contribui para a melhoria da eficiência operacional e a promoção de uma cultura corporativa saudável.
Isso significa que ela acontece para melhorar a performance das pessoas e da organização, de forma individual e coletiva, e ainda fornece informações sobre problemas, contribuindo para que os gestores façam os ajustes ainda mais rápido.
Outro ponto é que ela pode aumentar os níveis de motivação e satisfação dos colaboradores, e isso retém talentos e melhora a saúde corporativa geral, além de colocar a empresa em uma posição cada vez mais competitiva no mercado.
Dados apontam que organizações com elevado bem-estar foram 16% mais lucrativas e tiveram 25% menos rotatividade de funcionários.
Como já vimos o conceito, conheça agora as práticas fundamentais para gestão e como se alinham aos processos clássicos de RH:
Sem uma comunicação adequada, o processo de gestão dificilmente funcionará bem.
Primeiramente, comunicar-se adequadamente, especialmente no caso dos líderes que conduzirão o processo, facilita a definição de metas e expectativas e dá aos colaboradores uma compreensão muito clara sobre o que é esperado deles.
Além disso, a comunicação recorrente é o que permite o feedback contínuo, a identificação rápida de gargalos e necessidades de ajustes.
Outro ponto essencial nessa discussão é que, indiscutivelmente, a transparência na comunicação contribui para a motivação e o fortalecimento do comprometimento dos colaboradores.
Tudo isso, no fim das contas, é essencial para que a gestão de desempenho seja bem-sucedida!
Nada melhor do que exemplos reais para entender como o processo acontece na prática, não é mesmo?
Pensando nisso, trouxemos três casos de sucesso para inspirar o RH a adequar a comunicação na gestão de desempenho:
Quando enfrentou um alto índice de turnover, de quase 60%, a empresa investiu em uma estratégia inovadora: uma rede social corporativa. Assim, ela criou um ambiente colaborativo que facilitou a troca de ideias e informações entre os funcionários.
Essa abordagem simples de comunicação, combinada com outras estratégias, resultou em uma redução da rotatividade, que caiu para 12%.
Este é um exemplo de como a comunicação interna, feita de forma inovadora, pode impactar diretamente os indicadores de qualidade interna e favorecer o desempenho.
A empresa global reconhece que o seu crescimento está diretamente ligado ao desenvolvimento de seu time.
Só nos Estados Unidos, a organização pagou 100% da graduação online, oferecida pela Universidade do Estado do Arizona, para 140 mil funcionários, sem restrições de área de estudo.
O comprometimento da Starbucks com o crescimento profissional alinha a comunicação interna com o fortalecimento de sua marca empregadora.
A Netflix se destaca como uma das empresas mais desejadas para se trabalhar. E não é para menos: ela promove flexibilidade, autonomia e responsabilidade, permitindo que os colaboradores criem seus próprios horários de trabalho.
A tomada de decisões é realizada de forma colaborativa, o que mostra a importância da comunicação interna na construção de uma cultura de confiança, além de reforçar a boa gestão de desempenho.
Assim, ela demonstra na prática como uma cultura organizacional bem comunicada pode impactar positivamente o desempenho e a satisfação dos colaboradores, bem como a percepção de valor que o mercado tem sobre a empresa.
Uma pesquisa da Culture Amp descobriu que reunir regularmente as opiniões dos profissionais resulta em uma força de trabalho mais engajada.
A EnterpriseAppsToday reuniu uma série de dados que reforçam essa importância para a gestão das performances:
Aqui estão seis técnicas para colocar a cultura de feedback em prática e não perder os benefícios dessa adoção:
Ao longo deste conteúdo, vimos a importância da gestão de desempenho, suas técnicas práticas e como a comunicação interna desempenha um papel importante nesse processo.
A gestão de desempenho é capaz de impulsionar o desenvolvimento individual e coletivo, com aumento da produtividade e a satisfação dos colaboradores. Integrando esse processo, o feedback construtivo permite melhorar o desenvolvimento individual e aprimorar a colaboração dentro da equipe.
Ao adotar uma abordagem proativa para a gestão, a organização fortalece sua força de trabalho e também a sua marca empregadora no mercado.
Não pare por aqui! Continue aprendendo sobre gestão de desempenho com as 5 estratégias efetivas para o RH melhorar sua comunicação interna.
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