
Entenda como apoiar a saúde mental no trabalho remoto e híbrido do seu time
Descubra os riscos para a saúde mental que existem no trabalho remoto e híbrido e quais cuidados sua empresa deve adotar!
Recursos Humanos
9 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 28 de maio de 2024
Mais uma revolução tecnológica tem moldado o cenário corporativo na gestão de pessoas: o uso de ferramentas de IA para o RH.
Imagine que, com a ajuda da Inteligência Artificial, sua equipe consiga gerenciar informações, antecipar necessidades, personalizar experiências e agilizar (com precisão) as decisões estratégicas?
Essas são apenas algumas das promessas da IA no setor de RH. E essa transformação digital na era da informação pode mudar por completo a gestão tradicional e abrir as portas para abraçar a inovação e a eficiência operacional.
Saiba mais, a seguir!
Embora as ferramentas de IA para o RH possam parecer uma novidade distante para muita gente, a tecnologia já invadiu as empresas do mundo inteiro. Só no Brasil, 41% das organizações já afirmam utilizar algum tipo de solução de IA.
Justamente por isso, você deveria focar nas possibilidades que a IA tem para oferecer. Em Recursos Humanos, por exemplo, você consegue:
Só que, antes, você precisa encontrar as melhores ferramentas de IA para o RH e usá-las conforme as suas necessidades e os objetivos mapeados para a sua empresa.
Além de conhecer as funcionalidades específicas de ferramentas de IA para o RH, vale conhecer os produtos específicos que têm permitido que mais empresas tragam a tecnologia para seus respectivos setores de Recursos Humanos.
Confira, abaixo, algumas ferramentas poderosas de IA:
Saiba mais: ChatGPT: como a ferramenta pode ser útil para o RH?
Existem boas ferramentas de IA que possuem versões gratuitas — como é o caso do ChatGPT, por exemplo — e, outras, pagas. Mas esse investimento tende a vir acompanhado de recursos extras e mais aprimorados.
É aí que você deve fazer uma análise detalhada para entender o que essas soluções podem fazer em automação, aprimoramento e para o futuro do trabalho da sua equipe.
Portanto, ao analisar as ferramentas disponíveis, certifique-se de checar pontos-chave, como:
A partir das informações acima, agora é hora de ter uma noção aproximada da média praticada pelo mercado. Aproveite, então, para conferir alguns preços de ferramentas de IA (valores consultados em fevereiro/2024) para o seu RH:
Antes de calcular o ROI, identifique os benefícios que espera alcançar com a implementação da ferramenta de IA. Isso pode incluir eficiência operacional, redução de erros, aumento da produtividade e melhorias na tomada de decisões.
Em seguida, atribua valores a esses benefícios. Por exemplo: se a implementação da ferramenta de IA reduzir o tempo dedicado a uma tarefa específica, estime o valor monetário desse tempo economizado.
Com isso, você deve listar todos os custos associados à implementação da ferramenta de IA, incluindo aquisição da tecnologia, custos de personalização, despesas de treinamento, horas de trabalho dos profissionais envolvidos e quaisquer taxas recorrentes.
Para o cálculo, aplique a fórmula padrão de ROI, que é:
Dessa maneira, ao calcular o ROI das ferramentas de IA para RH, você cria uma perspectiva clara dos benefícios potenciais em comparativo com os custos associados, além de conseguir provar o valor da contratação para os stakeholders!
Ferramentas de Inteligência Artificial para o RH podem aumentar a produtividade e impulsionar o engajamento dos colaboradores. Sem falar que aumenta a competitividade da sua empresa, em um cenário em que boa parte das empresas já usam soluções de IA.
No seu departamento, especificamente, mostramos o quão versátil a Inteligência Artificial pode ser, uma vez que você pode usá-la para otimizar processos de recrutamento e seleção, agilizar rotinas de DP, prever comportamentos dos colaboradores e muito mais!
Contudo, antes de abraçar a “ferramenta de IA da moda”, explore as ferramentas disponíveis e compreenda exatamente o que espera alcançar com as soluções, bem como o orçamento disponível para isso.
Aspectos como complexidade tecnológica, escala de implementação, personalização, suporte técnico, integração com outros sistemas e segurança devem ser criteriosamente avaliados.
Leia também: RH Tech: 8 tendências para acompanhar em 2024
Ao seguir essas etapas e recomendações, você pode qualificar ainda mais o seu trabalho com o auxílio da tecnologia do momento!
Mas dá para ir além das dicas vistas neste post: nosso e-book sobre Gestão por Competências tem mais de 10 estratégias inovadoras para aplicar no seu RH. Confira!
Descubra os riscos para a saúde mental que existem no trabalho remoto e híbrido e quais cuidados sua empresa deve adotar!
Confira 15 livros sobre gestão de pessoas com dicas valiosas para alavancar seus conhecimentos sobre liderança.
Confira as principais causas do afastamento do trabalho, os direitos do trabalhador e as responsabilidades da empresa.
Descubra a importância do programa de bem-estar mental na empresa, suas principais soluções e como implementar essa estratégia!
Saiba como calcular e reduzir os diferentes tipos de turnover na sua empresa para alcançar um bom posicionamento no mercado.
Confira como integrar o conceito de People First ao core business além do discurso para transformar a cultura da sua empresa.