
Checklist para implementar um programa de bem-estar mental na sua empresa
Descubra a importância do programa de bem-estar mental na empresa, suas principais soluções e como implementar essa estratégia!
Recursos Humanos
16 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 24 de abril de 2025
People First, ou “pessoas em primeiro lugar”, é um conceito que vai além de um discurso motivacional dentro das empresas. Ele é uma mudança estratégica na forma como as organizações operam.
Esta filosofia prioriza as necessidades e o bem-estar dos colaboradores — sem, claro, perder de vista os objetivos de negócio. Se você não sabe o que é People First, deve saber que o conceito tem sido a tendência das empresas nos últimos tempos.
Diante da competitividade, colocar as pessoas no centro das decisões é uma escolha ética e estratégica para as empresas que buscam unir inovação, produtividade e retenção de talentos. É por isso que você verá como integrar o conceito de People First ao core business além do discurso. Acompanhe e descubra.
People First pode ser traduzido como “pessoas primeiro” e significa mais do que um conceito abstrato ou uma tendência no mundo corporativo. Essa filosofia coloca pessoas no centro das decisões da empresa, sejam elas clientes, sejam seus profissionais.
Então, na prática, a empresa alinha a valorização do capital humano às estratégias de crescimento. Assim, todo o planejamento e as ações da equipe de gestão de pessoas são focadas em proporcionar as melhores experiências para quem está envolvido no processo — colaboradores, parceiros estratégicos, comunidades e outros stakeholders.
Diferente das abordagens convencionais de gestão, que tendem a priorizar lucros e metas a qualquer custo, o People First defende que o verdadeiro sucesso organizacional passa pelo engajamento, satisfação e bem-estar dos colaboradores.
De fato, especialistas em gestão e inovação têm discutido o tema, como no livro “People first: Como ser um líder estratégico, ter um time engajado e conquistar resultados exponenciais”, de Marcelo Toledo. Nele, o autor explora como essa abordagem pode ser um diferencial competitivo para as empresas que buscam crescimento sustentável.
A ideia central é: colocar as pessoas no topo das prioridades não significa apenas oferecer benefícios ou criar um ambiente de trabalho agradável. Mas desenvolver estratégias concretas que garantam que cada decisão tomada tenha um impacto positivo no time.
Sabemos que, quando a equipe está motivada, toda a empresa ganha, inclusive os resultados do negócio.
Por fim, a gestão baseada em dados e tecnologia faz com que as empresas entendam melhor as necessidades dos seus talentos e criem estratégias mais eficazes de retenção, desenvolvimento de carreiras e engajamento.
Tudo isso pode ser feito por meio de pesquisas de clima, coleta de feedbacks, pesquisa de marca, dentre outros.
Para construir essa cultura na empresa e ir além da teoria, comece pelo topo e faça com que as lideranças se comprometam em humanizar o espaço de trabalho.
Você já sabe que líderes e gestores têm o poder de influenciar diretamente a cultura organizacional, certo? Por isso, ter uma abordagem centrada nas pessoas começa pelo topo e se espalha por toda a empresa.
Promover uma cultura que coloca os colaboradores em primeiro lugar. Isso incentiva a liderança a se comprometer com valores claros, um propósito bem definido e alinhado com a chamada “liderança humilde” na qual os gestores:
Assim, a cultura organizacional centrada nas pessoas deve ser aplicada de forma transversal. Qualquer desvio pode comprometer a experiência geral dos colaboradores.
Para isso, o People First deve estar presente em toda a jornada do colaborador, desde o recrutamento até o desligamento.
Mas como fazer isso? Você pode ter ações, como:
Nesse contexto, a employee experience — ou seja, a experiência dos colaboradores — é a parte mais importante da adoção da estratégia. Por isso, um onboarding bem estruturado ajuda a consolidar uma cultura centrada nas pessoas.
Outra forma de sair do óbvio é nomear mentores para guiar os novos colaboradores em suas ações. Além de desenvolverem as soft skills, eles podem fazer apresentações formais da equipe e eventos de boas-vindas para novos funcionários, o que cria uma cadeia de engajamento.
A remuneração justa com benefícios relevantes é um ponto indispensável para o reconhecimento e valorização dos colaboradores. Algumas das vantagens mais valorizadas por eles são:
Depois de tudo isso, para assegurar que as estratégias funcionem, você precisa monitorar a satisfação dos funcionários. Pesquisas internas, eNPS, índice de rotatividade, engajamento no trabalho, satisfação com benefícios são ferramentas úteis para identificar oportunidades de melhoria.
Apesar dos benefícios de uma cultura centrada nas pessoas, colocar em prática as ações de People First não é uma tarefa fácil.
Alguns desafios podem aparecer no caminho, mas para que estas barreiras não comprometam a efetividade desse modelo de gestão, confira as dicas de como superar estes desafios a seguir.
Muitas empresas adotam um discurso de valorização dos colaboradores, mas, na prática, suas políticas e processos ainda são tradicionais, focados exclusivamente em resultados financeiros.
Essa desconexão gera desconfiança entre o time e reduz o impacto positivo da iniciativa — compromete até o seu employer branding.
O desafio, portanto, está em como garantir que as ações da empresa realmente reflitam essa filosofia? Há algumas formas de resolver isso:
Outro grande desafio é encontrar um equilíbrio entre cuidar do bem-estar dos colaboradores e manter a eficiência operacional. Existe o receio de que políticas mais flexíveis possam reduzir a produtividade.
Mas como conciliar bem-estar do colaborador e eficiência operacional? Aqui vão algumas dicas práticas para implementar esse equilíbrio:
Por fim, para que a estratégia People First tenha sucesso, é importante que a alta liderança esteja engajada. Realmente, não funciona o desalinhamento entre equipe e gestor: muitos ainda enxergam essas ações como um custo, e não como um investimento.
Então, como convencer os gestores sobre o impacto estratégico do People First? Algumas formas são:
Ao contrário do que se imagina, aplicar a abordagem People First na rotina da empresa não significa abrir mão da tecnologia. Diferente disso, ela pode ser uma grande aliada na construção de uma gestão centrada nas pessoas.
A tecnologia facilita personalizar experiências, fortalecer essa abordagem e ajudar a tomar as decisões mais estratégicas. Para auxiliar sua equipe de RH, separamos exemplos práticos de como utilizar a tecnologia para aplicar o People First na sua empresa.
A análise de dados aplicada à gestão de pessoas permite identificar padrões de comportamentos e prever possíveis desafios antes mesmo que aconteçam. Por isso, essa metodologia será uma grande aliada na implementação.
Com People Analytics, é possível:
Outra forma de a tecnologia contribuir para a cultura People First é com a automação de tarefas repetitivas para liberar tempo do RH para outras atividades que, de fato, são mais estratégicas.
Algumas tarefas que podem ser automatizadas são:
Por fim, também é possível utilizar Inteligência Artificial (IA) para análises preditivas, identificação de riscos e oportunidades em gestão de pessoas, dentre outras rotinas.
Com as ferramentas de IA certas, a equipe consegue antecipar situações rotineiras e, com isso, otimizar a tomada de decisão em parceria com a alta liderança.
Veja os principais exemplos de como a IA pode ser aplicada:
A SalaryFits garante soluções que facilitam a implementação da cultura People First na prática, o que é benéfico para os colaboradores e para o RH.
Com nossos serviços, é possível oferecer benefícios personalizados do jeito que cada colaborador precisa. Assim, eles têm acesso a uma cartela de soluções que realmente fazem sentido para ele e que melhor atendem à sua realidade.
Sabemos que a saúde financeira dos colaboradores é um fator importante para o bem-estar e a produtividade. As finanças equilibradas refletem em um time menos estressado e mais engajado nas suas rotinas de trabalho.
Por isso, com soluções de crédito consciente e acesso facilitado a serviços financeiros, a SalaryFits também ajuda os colaboradores a manterem suas contas em dia, o que impacta diretamente o clima organizacional.
Além das vantagens para os colaboradores, a plataforma também simplifica e integra a gestão de benefícios para o RH, pois elimina burocracias e aprimora processos administrativos. Assim, a equipe do setor pode focar em estratégias de desenvolvimento humano, enquanto o operacional fica por nossa conta.
O futuro do RH será cada vez mais centrado na personalização, na inovação e no bem-estar dos colaboradores. Nesse sentido, empresas que adotam o People First como estratégia alinhada à tecnologia e à gestão baseada em dados tendem a se destacar no mercado e atrair os melhores talentos. A criação de uma cultura organizacional inclusiva, a adaptação de novas demandas profissionais e o foco contínuo no engajamento só vai reforçar a relevância dessa abordagem.
Agora você já sabe o que é People First e que, ao combinar tecnologia, uma liderança comprometida e tomada de decisão baseada em dados, é possível transformar o local de trabalho e obter excelentes resultados. Contudo, para que essa transformação aconteça, será preciso esforço coletivo — que envolve a liderança, os gestores de cada área, o RH e os demais colaboradores.
Mas você não está sozinho nessa! Confira nosso material gratuito sobre como gerir o ciclo de vida do colaborador dentro da empresa para continuar aprendendo como colocar as pessoas em primeiro lugar.
Restou alguma dúvida? Confira as respostas para as principais perguntas sobre este tema.
People First é apenas uma tendência ou tem impacto real nos negócios?
People First é mais do que uma tendência, pois melhora engajamento, retenção de talentos e produtividade, ou seja, impacta diretamente os resultados financeiros das empresas.
Quais são os primeiros passos para implementar uma cultura People First?
Comece com a promoção de liderança empática, criação de programas de employee experience e alinhamento de valores organizacionais às necessidades dos colaboradores.
Como integrar o conceito de People First ao core-business?
Adote políticas que priorizem o bem-estar, conecte objetivos empresariais à valorização das pessoas e invista em estratégias de engajamento e inclusão.
Descubra a importância do programa de bem-estar mental na empresa, suas principais soluções e como implementar essa estratégia!
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Confira como integrar o conceito de People First ao core business além do discurso para transformar a cultura da sua empresa.
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