
Checklist para implementar um programa de bem-estar mental na sua empresa
Descubra a importância do programa de bem-estar mental na empresa, suas principais soluções e como implementar essa estratégia!
Recursos Humanos
9 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 8 de abril de 2024
Comunicar tem tudo a ver com falar, ouvir e interpretar. E uma comunicação interna apoiada nesses pilares tem tudo para transformar o dia a dia de qualquer empresa!
E esse é um assunto valorizado pelos CEOs, que são importantes stakeholders do RH. A Pesquisa Tendências em Comunicação Interna realizada pela Ação Integrada, em parceria com a Aberje, mostrou que 88% afirmam valorizar a comunicação interna.
Há, portanto, uma janela de oportunidade enorme para impulsionar os canais de comunicação interna empresarial e extrair os melhores benefícios disso — como o aumento do engajamento dos colaboradores.
Aprenda, ao longo deste post, como fazer esse planejamento de comunicação ser cada vez mais estratégico!
A comunicação interna compreende todo o fluxo de informações, mensagens e feedbacks que ocorrem dentro de uma organização e entre todos os seus membros.
Com ela, englobamos todos os canais e ferramentas utilizados para transmitir informações relevantes da empresa, promover a interação e campanhas entre os colaboradores e fortalecer a cultura corporativa.
Saiba mais: O papel da comunicação e do feedback na gestão de desempenho
Uma comunicação eficaz pode aumentar o engajamento dos colaboradores, mantê-los informados sobre os assuntos mais importantes e também alinhados com os objetivos da empresa.
Além disso, essa estratégia ajuda a garantir que todos na empresa estejam na mesma página, trabalhando em direção aos mesmos objetivos e valores. Como resultado, isso cria um ambiente de confiança e respeito mútuo entre os colaboradores e a liderança.
E, quando existe uma facilidade na transmissão de informações, os processos se tornam mais ágeis e têm tudo para contribuir com o aumento de produtividade.
Portanto, o planejamento da sua comunicação interna empresarial cria um ambiente harmonioso, capaz de reduzir atritos, além de evitar mal-entendidos e conflitos interpessoais.
A comunicação interna é o processo de troca de informações da empresa com os stakeholders e visa garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos, valores e atividades da organização.
Já o endomarketing é uma estratégia que utiliza técnicas de marketing voltadas para o público interno da empresa — os colaboradores — e foca em promover a marca empregadora, fortalecer a cultura organizacional e incentivar o engajamento dos colaboradores.
Por falar em engajamento, o seu conceito é simples: refere-se ao grau de comprometimento, entusiasmo e dedicação que os funcionários têm em relação ao trabalho e à organização.
Por isso, as três ideias estão relacionadas e tendem a ter objetivos similares: construir uma cultura organizacional forte e alcançar os objetivos da empresa a partir da valorização e motivação dos seus funcionários.
A comunicação interna da empresa pode ser fortalecida com o uso integrado de canais e métodos de abordagem, sempre de acordo com as suas necessidades, a cultura organizacional e as tecnologias disponíveis. Alguns exemplos:
Veja também: Gestão da mudança: como impulsionar a flexibilidade
Você e a sua equipe devem conhecer os quatro tipos de comunicação para implementar em suas estratégias. Afinal, como mostramos acima, existem múltiplas plataformas para garantir que os colaboradores estejam sempre bem informados. Veja quais são:
Os quatro tipos de comunicação são:
Alguns exemplos de aplicação de comunicação interna são as newsletters corporativas, as reuniões regulares das equipes, os aplicativos de feedback e reconhecimento, as placas de sinalização interna nos espaços de trabalho, etc.
A newsletter corporativa, por exemplo, pode apresentar atualizações importantes, como conquistas da equipe, novos projetos, mudanças na liderança ou políticas organizacionais.
Outro exemplo são as reuniões de equipe. Durante esses encontros, os líderes podem compartilhar metas, discutir estratégias e resolver desafios. Para serem consideradas ferramentas de comunicação interna eficientes, devem contar com a preparação de uma pauta, discussões focadas e objetivas, e o alinhamento entre todos os envolvidos.
Além disso, plataformas como aplicativos ou intranets podem ser usadas para facilitar a colaboração entre os funcionários, compartilhar recursos e promover a cultura da empresa.
O plano de comunicação interna é um documento estratégico que define como a sua empresa irá compartilhar informações com os funcionários.
Ele ajuda a estabelecer objetivos, identificar públicos-alvo, definir mensagens e escolher os canais mais adequados para ter sucesso nessa jornada.
Geralmente, um plano de comunicação interna inclui os seguintes elementos:
Leia também: 5 estratégias efetivas para o RH melhorar a comunicação interna
E então, deu para compreender a importância da comunicação interna? Com um planejamento adequado, você pode aumentar o engajamento dos colaboradores e manter todos alinhados com os objetivos da empresa.
Além disso, com essa abordagem, é possível construir uma cultura organizacional forte e promover um ambiente de confiança e respeito mútuo.
Por fim, explicamos o que é um plano de comunicação interna, destacamos sua importância na definição de objetivos, identificação de públicos-alvo, escolha de mensagens, uso de canais, estabelecimento de cronograma e responsabilidades, além da avaliação de resultados.
Quer colocar os seus conhecimentos em prática e desenvolver ações diferenciadas? Então, aproveite para curtir também o nosso e-book sobre endomarketing e RH e descubra como implementar ações que vão ENCANTAR os colaboradores. Boa leitura!
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