Júlia Silva

Cultura de engajamento: 6 ferramentas essenciais para o RH

A gestão da cultura de engajamento se tornou um fator diferencial nos ambientes corporativos. Nesse cenário, ferramentas e tecnologias inovadoras podem contribuir e impulsionar a conexão entre colaboradores e a organização

Pensando nisso, nesse conteúdo explicaremos o significado do engajamento no contexto de Recursos Humanos e a importância de cultivar uma cultura que valoriza o envolvimento dos funcionários .

Vamos lá?

O que significa engajamento profissional?

Engajamento, no contexto organizacional, refere-se ao nível de comprometimento, dedicação e entusiasmo que os colaboradores direcionam às suas tarefas e à missão da empresa. 

É uma medida da conexão emocional que os membros da equipe têm com suas atividades, colegas e objetivos organizacionais. 

Este conceito vai além da presença física no local de trabalho, mas envolve também a motivação e a satisfação sentida ao desenvolver as atividades laborais.

Qual o papel da cultura organizacional no envolvimento dos colaboradores?

A cultura organizacional, composta por valores, crenças e comportamentos reforçados, forma a espinha dorsal do negócio, que é a identidade da empresa. Quando a cultura é forte, os colaboradores se identificam com elas. Esse sentimento funciona como uma força motriz para o envolvimento e, claro, o engajamento deles com a organização.

Os elementos culturais que mais influenciam a participação ativa dos funcionários são:

  • Visão e missão claras: alinham os colaboradores aos objetivos organizacionais;
  • Liderança exemplar: líderes devem personificar os comportamentos desejados, servindo como modelos para a equipe;
  • Comunicação interna: uma forma de comunicar clara e aberta é essencial para fortalecer a cultura organizacional;
  • Desenvolvimento individual: reconhecimento e oportunidades de crescimento profissional fazem com que os colaboradores se sintam valorizados e estimulados.

Por que a cultura do engajamento tem grande valor para a empresa?

Manter uma equipe engajada é um investimento fundamental para o sucesso e crescimento de uma organização. Essa conexão pode ser um bom indicador da saúde organizacional e da qualidade do ambiente de trabalho. Empresas que cultivam uma cultura de engajamento observam melhorias em métricas importantes, desde a eficiência operacional até a inovação. A pesquisa da Deloitte afirma que as organizações com maior envolvimento dos funcionários em processos da empresa, como mudanças organizacionais, alcançaram resultados mais positivos. 

Especificamente, aquelas que envolvem seus colaboradores em processos estratégicos foram 1,8 vezes mais propensas a ter uma força de trabalho altamente engajada.

Os benefícios de contar com o engajamento da equipe

Quando a equipe está conectada, podemos observar benefícios tangíveis e intangíveis, que contribuem para o fortalecimento da cultura organizacional e o ganho de performance.

Veja os quatro principais benefícios:

  1. Aumento da produtividade

Os colaboradores mais engajados são, em sua maioria, os de melhor desempenho. Isso porque se comprometem a fazer um “algo a mais” para atingir o sucesso, desenvolvendo um estágio de alta performance. 

À medida que ele se torna mais comprometido, a sua motivação aumenta, gerando maior produtividade e um sentimento de valorização pela organização.

  1. Redução do turnover

O nível de engajamento está diretamente ligado à satisfação do funcionário, e equipes satisfeitas são mais propensas a permanecer na empresa. 

Equipes que se sentem valorizadas e conectadas à cultura organizacional desfrutam de um ambiente de trabalho mais positivo e saudável, e não sentem tanta vontade de procurar outras oportunidades.

Práticas como uma jornada flexível ou oferecer um pacote de benefícios aos colaboradores, por exemplo, podem melhorar a qualidade de vida no trabalho, ao mesmo tempo em que reforçam o nível de comprometimento da organização.

Dica: Conheça o portal de benefícios corporativos flexíveis da SalaryFits!

  1. Mais inovação e criatividade 

Empresas que incentivam a participação ativa e a expressão criativa da equipe observam resultados tangíveis em termos de inovação, que impacta positivamente a competitividade no mercado.

O Google é um exemplo de como uma cultura de engajamento pode impulsionar a inovação. Práticas como "20% Time" onde os colaboradores dedicam 20% do tempo de trabalho a projetos pessoais, demonstram como a empresa valoriza a criatividade e o engajamento individual.

  1. Resiliência organizacional 

Uma equipe engajada é mais resiliente diante de desafios que possam surgir. 

A conexão emocional com os objetivos da empresa motiva os colaboradores a enfrentarem adversidades com determinação, contribuindo para a adaptabilidade e flexibilidade organizacional.

Falando em desafios, continue a leitura para quais são os que mais afetam a cultura de engajamento.

Principais desafios na promoção do engajamento nas organizações

Apesar dos inúmeros benefícios da cultura de engajamento, a organização não está isenta de enfrentar desafios significativos. Identificá-los é um passo importante para a empresa estar preparada para enfrentá-los:

  • Falha na comunicação: prejudica o engajamento pois os colaboradores precisam compreender os objetivos da empresa e sentir que suas contribuições são valorizadas. Isso pode ser feito por meio de canais de comunicação transparentes e políticas de feedback, os quais devem promover a troca de informações e garantir que os colaboradores compreendam a visão e missão da empresa;
  • Falta de reconhecimento: quando não se sente que seu esforço foi reconhecido, o funcionário facilmente se desmotiva. Implementar programas de reconhecimento que valorizem as contribuições individuais e coletivas, incentivando um ambiente onde os esforços são valorizados e recompensados, pode ser uma solução;
  • Cultura organizacional fraca: pode dificultar o desenvolvimento de uma equipe engajada. Empresas bem-sucedidas investem na construção de uma boa cultura, alinhada aos valores compartilhados, inclusão e pertencimento.

Como medir a cultura de engajamento?

Para entender como está o clima organizacional, identificar áreas de melhoria e ajustar estratégias, é preciso medir o quanto a equipe está engajada

Conheça as principais formas de coletar insights sobre o tema:

  • Pesquisas de engajamento: usar questionários estruturados com aspectos como satisfação, conexão com a cultura organizacional e percepção da liderança permite entender as dinâmicas internas que impactam o engajamento;
  • Feedback contínuo: estabelecer canais para receber as percepções dos colaboradores permite a captura de informações em tempo real. Isso inclui feedbacks formais, durante avaliações de desempenho, e informais, em reuniões regulares, promovendo a comunicação aberta;
  • Indicadores de desempenho: como produtividade, resultados alcançados, taxa de retenção e participação em programas de desenvolvimento podem servir como métricas indiretas;
  • Taxa de participação nas pesquisas: reflete o interesse e a disposição dos funcionários em compartilhar suas percepções. Aumentos ou quedas na participação podem indicar mudanças no ambiente de trabalho;
  • Índice de satisfação do colaborador: isso pode ser feito por meio de escalas de classificação e perguntas específicas sobre a experiência no trabalho. Como você viu, a satisfação está relacionada à retenção de talentos e à redução do turnover;
  • Employee Net Promoter Score (eNPS): adaptando o conceito do NPS, pode-se medir o "índice de promotores internos". Perguntar aos colaboradores se recomendariam a empresa como um ótimo lugar para trabalhar, oferece uma boa visão sobre a percepção deles sobre o ambiente de trabalho.

O que você pode extrair de informações acionáveis, ou seja, úteis para planejar ações de RH, a partir da coleta de dados?

Veja os motivos:

  • Identificação de gargalos e razões para insatisfação, permitindo que a liderança aborde questões específicas e promova melhorias direcionadas;
  • Ajuste estratégico, caso determinadas iniciativas não estejam gerando os resultados desejados, para melhorar a eficácia das práticas de engajamento;
  • Prevenção do fenômeno "quiet quitting", ou demissão silenciosa, identificada pelos sinais de desconexão dos colaboradores com a empresa.

6 ferramentas para melhorar o engajamento e como funcionam

Agora que você conhece os principais benefícios e desafios de manter uma cultura de engajamento forte, vamos conhecer as principais ferramentas para que você consiga promover a conexão na sua empresa o quanto antes, de forma efetiva e otimizada:

1. Plataformas de gestão de desempenho

São ferramentas online que permitem a avaliação contínua do desempenho dos colaboradores e possibilitam o acompanhamento de metas, feedbacks em tempo real e a criação de planos de desenvolvimento individual (PDI).

Baixe agora: Guia Completo sobre Avaliação de Desempenho

Assim, facilitam a comunicação entre líderes e membros da equipe, promovem a transparência nas expectativas e o reconhecimento imediato de conquistas, o que gera uma equipe mais envolvida nos processos da empresa.

2. Aplicativos de reconhecimento com gamificação

São nesses aplicativos que os colaboradores podem receber elogios, pontos ou benefícios por suas realizações e contribuições. 

A utilização dessas ferramentas cria um ambiente interativo e gamificado, aumentando a motivação dos colaboradores. A gratificação instantânea fortalece o engajamento ao proporcionar um canal aberto para o reconhecimento.

3. Plataformas de comunicação interna

Ao facilitar a comunicação interna por meio de recursos como mensagens instantâneas, fóruns e compartilhamento de documentos, a comunicação se torna mais ágil, fluida e acessível, promovendo um ambiente colaborativo. 

Além disso, a interação constante e a possibilidade de compartilhar informações em tempo real contribuem para o fortalecimento de uma cultura transparente e engajada.

4. Sistemas de aprendizado online (LMS)

O Learning Management System, também é conhecido como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Trata-se de um software de gerenciamento de frameworks digitais e bancos de dados com objetivos educacionais.

Em outras palavras, são plataformas para promover o estudo online que oferecem cursos, treinamentos e material educativo, de forma didática e acessível para assuntos importantes, como educação financeira, gestão do tempo, entre outros.

Seu uso traz oportunidades de aprendizado contínuo, também chamado de lifelong learning, alinhando-se à busca por crescimento profissional dos colaboradores e desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

5. Pesquisas de engajamento online

Essas pesquisas permitem coletar feedback dos colaboradores de forma mais otimizada, com a ajuda de softwares e plataformas que facilitam a aplicação, a leitura e o gerenciamento dos dados coletados. 

Isso facilita a identificação de pontos de melhoria na cultura organizacional. A agilidade na coleta de dados e a possibilidade de anonimato encorajam a honestidade nas respostas, gerando boas ideias para o RH fortalecer o engajamento.

6. Plataformas de bem-estar e saúde mental

Hoje existem diversas ferramentas que oferecem recursos ligados ao bem-estar, como meditação guiada, programas de saúde mental, psicologia e atividades físicas online.

O uso desses recursos prioriza o cuidado com os colaboradores e contribui para um ambiente saudável e equilibrado, promovendo o engajamento ao criar condições propícias para o desenvolvimento pessoal.

Conclusão

A gestão da cultura de engajamento na empresa é um ponto importante para o contexto corporativo atual. Uma equipe engajada envolve o nível de comprometimento, dedicação e entusiasmo que os colaboradores direcionam às suas tarefas e à missão da empresa. 

Esse comprometimento, quando cultivado por meio das estratégias apresentadas, gera uma série de benefícios para a organização, como aumento da produtividade, a redução do turnover, o estímulo à inovação e criatividade, além da promoção da resiliência organizacional diante de desafios. 

Para transformar essas percepções em ações práticas, conte com a parceria da SalaryFits, uma plataforma que valoriza o bem-estar financeiro dos colaboradores enquanto facilita o trabalho do RH ao oferecer benefícios corporativos flexíveis em uma única plataforma!

Conheça a SalaryFits e descubra como podemos fortalecer a conexão entre colaboradores e organizações, impulsionando bons resultados e promovendo um ambiente de trabalho engajado.