
Riscos psicossociais no trabalho: exemplos, causas e como prevenir
Saiba o que são os riscos psicossociais, como identificá-los e o que fazer para criar um ambiente de trabalho saudável.
Recursos Humanos
7 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 20 de setembro de 2022
O departamento pessoal, o famoso DP, é um setor indispensável para o sucesso de qualquer organização, independentemente do tamanho ou do nicho de atuação. E isso fica muito claro quando analisamos melhor as rotinas que o setor precisa desempenhar.
A área é responsável por realizar os processos burocráticos que envolvem as relações trabalhistas, incluindo o cálculo da folha de pagamento, admissão e desligamento de colaboradores.
O objetivo é garantir que os trâmites sejam feitos dentro do que manda a lei e garantir um bom relacionamento entre empregador e empregado. A seguir, confira um resumo das principais rotinas de um profissional do departamento pessoal e o que é possível fazer para otimizar esses processos!
O Departamento Pessoal, por lidar com muitas atividades burocráticas, muitas vezes tem uma rotina bastante definida e que se repete ao longo dos meses.
Variações podem acontecer, é claro, mas em geral as principais atividades do DP são:
Após o processo de recrutamento e seleção de funcionários, chega o momento de oficializar a contratação do colaborador — e essa é uma tarefa do departamento pessoal.
O processo é extremamente burocrático e envolve diversas etapas, mas varia conforme o cargo que será ocupado e o tipo de atividade que a empresa realiza. De modo geral, a admissão envolve as seguintes etapas:
O processo burocrático de desligamento do colaborador do quadro de funcionários também é feito pelo profissional de DP. Para isso, o setor deve reunir toda a documentação necessária para dar baixa no contrato conforme manda a lei, além de redigir o termo de rescisão e também realizar o cálculo dos valores a ser pago ao antigo colaborador.
Esse pode ser um momento delicado para o profissional e é importante que o setor esteja preparado para fazer uma demissão humanizada. Ou seja: demonstrar empatia e passar as orientações da melhor forma possível para que a pessoa não se sinta desamparada, desrespeitada e/ou desvalorizada.
Lembre-se de que, para ter uma boa imagem no mercado, é importante que a empresa se posicione de forma coerente e cuidadosa em todos os pontos de contato com os colaboradores, desde o recrutamento até um possível desligamento.
Você sabia que a legislação brasileira obriga empresas com mais de 20 funcionários a adotar algum tipo de controle de frequência?
O departamento pessoal é o setor responsável por fazer a gestão do sistema de controle de ponto e analisar se existem dados que merecem atenção.
Atrasos frequentes, muitas faltas injustificadas ou um grande volume de horas extras, são exemplos de situações que podem indicar problemas mais graves e que precisam ser investigados.
Atualmente, existem diversos sistemas de controle de ponto online. A adoção de um sistema mais analógico ou mais moderno dependerá do contexto da empresa, disponibilidade de orçamento, entre outros fatores.
O descanso da equipe é um assunto muito sério e que deve ser tratado como tal.
Nesse contexto, faz parte da rotina do DP:
O setor também é responsável por lidar com atestados médicos, licenças por conta de acidentes de trabalho, licença-maternidade e outros tipos de afastamentos.
Essa é a tarefa mais popular do departamento pessoal. Todos os meses o setor precisa analisar as horas trabalhadas, bem como possíveis descontos ou proventos, para preencher a folha de pagamento e encaminhá-la ao departamento financeiro.
Férias, 13º, pensão alimentícia, FGTS, INSS, são alguns dos pontos que precisam ser observados durante o cálculo.
Uma das principais responsabilidades do DP é garantir que a empresa fique em dia com as entidades governamentais. Além de enviar os registros dos profissionais aos órgãos que solicitam esses dados, o setor precisa acompanhar com atenção as atualizações na legislação.
Se a empresa pretende adotar o regime home office, por exemplo, o DP deve estudar a regulamentação desse formato de trabalho e adaptar suas rotinas para atender essa nova demanda.
Além da remuneração, o DP realiza a gestão dos benefícios corporativos oferecidos pela empresa, sejam eles obrigatórios ou não.
Hoje em dia, ter um pacote de benefícios competitivo e alinhado às necessidades dos funcionários é essencial para conseguir atrair e reter talentos, bem como manter o bem-estar físico, mental e financeiro dos colaboradores.
Sendo assim, o objetivo é que os benefícios colaborem para a melhora da qualidade de vida dos funcionários. Para isso, o setor precisa garantir que todos os colaboradores vão conseguir ter acesso a eles sem problemas.
Além disso, o DP, junto à equipe de RH, é responsável por possíveis ampliações na cartela de benefícios. Esse tipo de ação, apesar de não fazer parte das atividades de rotina, tem muito valor para o negócio e para os colaboradores.
Entenda mais sobre a ampliação de benefícios aqui.
O dia a dia do setor de DP é repleto de muitas atividades que exigem um alto nível de atenção, organização, responsabilidade e agilidade. Não é fácil e é necessário trabalhar com inteligência para dar conta de tudo e reduzir as chances de erros.
Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada fundamental para o departamento. Existem vários softwares especializados na rotina do departamento pessoal e que facilitam ou automatizam algumas tarefas do setor de DP.
Por exemplo, para conseguir oferecer benefícios flexíveis e fazer a gestão de forma simplificada, é interessante contar com uma plataforma de benefícios, como a SalaryFits.
Com ela você pode gerenciar todos os benefícios em um só lugar, sem precisar alimentar planilhas gigantescas no Excel, tudo isso já integrado à folha de pagamento.
A plataforma também apresenta novas oportunidades, e incentiva o engajamento dos funcionários com a disponibilização de conteúdos de educação financeira e benefícios. E sabe quanto custa ter acesso a todas essas vantagens? Nada! A plataforma não tem nenhum custo adicional.
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