
Afastamento do trabalho: principais razões e como reduzir
Confira as principais causas do afastamento do trabalho, os direitos do trabalhador e as responsabilidades da empresa.
Recursos Humanos
9 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 7 de fevereiro de 2024
A gestão de pessoas é uma área estratégica dentro de qualquer organização. Ela envolve a seleção, desenvolvimento e retenção de talentos, garantindo que os colaboradores da empresa tenham as habilidades necessárias para atingir seus objetivos pessoais e do negócio.
Nesse contexto, a gestão por competências surge como forma de redefinir a maneira como as organizações abordam o desenvolvimento de seus colaboradores e o alcance de metas da organização.
Fique conosco para conhecer o conceito de gestão por competências, suas vantagens, como implementá-la e os desafios envolvidos nesse processo!
A gestão de competências é uma abordagem que se concentra nas habilidades, conhecimentos e atitudes dos colaboradores, alinhando-os com os objetivos e valores da empresa.
Ela parte do princípio de que cada colaborador possui um conjunto único de competências que podem ser identificadas, desenvolvidas e utilizadas em benefício deles próprios e da organização.
Para entender melhor, pense nas competências como as peças de um quebra-cabeça. Cada colaborador contribui com suas competências específicas para construir a imagem completa da organização.
Para isso, é preciso identificar essas competências, avaliar seu nível de domínio e aplicá-las de maneira a elevar o nível da equipe.
Aplicar a gestão de competências na organização promove desde a melhoria do desempenho individual, até o alinhamento estratégico e o aumento da competitividade no mercado.
Conheça agora as 8 vantagens para a organização.
Ao adotar essa abordagem, a empresa estará melhor posicionada para enfrentar os desafios do mercado.
Para implementar a gestão de pessoas por competências é preciso ter um processo claro e bem estruturado. Abaixo, veja como fazer essa gestão em 7 passos.
A primeira etapa é identificar as competências necessárias para cada função na organização. Isso pode ser feito por meio de:
Esse passo é fundamental para identificar lacunas e oportunidades de desenvolvimento. Para isso:
Depois de identificar as competências que precisam ser desenvolvidas, é hora de criar planos de desenvolvimento individual para cada colaborador. Agora é hora de:
A gestão de pessoas por competências não é um processo único e estático, mas contínuo. Mantenha o acompanhamento constante e forneça feedback regular aos colaboradores.
Isso inclui:
Integre a gestão de competências a outros processos de RH, como recrutamento, seleção e avaliação de desempenho.
Isso garantirá que as competências sejam incorporadas a todas as fases do ciclo de vida do colaborador na organização.
O próximo passo é acompanhar e avaliar os resultados da gestão de competências. Isso envolve:
Garanta que todos os colaboradores estejam cientes da abordagem de gestão por competências e compreendam como ela afeta suas carreiras e desenvolvimento, através da comunicação clara e objetiva na organização.
Ao seguir o passo a passo, desafios podem ocorrer no percurso. Conheça os cinco desafios mais comuns e o que fazer para superá-los.
Os colaboradores e gestores podem sentir-se desconfortáveis com a transição de métodos tradicionais de gestão de pessoas para a gestão de competências.
Para superar esse desafio:
Algumas competências, como soft skills, são mais difíceis de identificar.
Por isso:
Avaliar as competências e seus resultados, especialmente quando se trata de competências subjetivas, pode ser um desafio. Veja como superá-lo:
O desenvolvimento de competências requer investimento em treinamento, recursos e tempo, gerando gastos financeiro e logístico para algumas organizações.
Considere então:
Ao integrar os processos internos, pode ocorrer um desafio logístico.
Para superar:
Agora você já sabe que a gestão por competências é uma abordagem que permite alinhar a força de trabalho aos objetivos da organização.
Por meio do desenvolvimento contínuo dos colaboradores, ela aumenta a qualificação da equipe e contribui para a retenção de talentos. Adotar essa ferramenta pode ser desafiador, mas com uma estratégia bem detalhada a organização pode obter o sucesso em sua implementação.
Se você deseja saber mais sobre como implementar a gestão por competências em sua organização, baixe o nosso ebook gratuito.
Confira as principais causas do afastamento do trabalho, os direitos do trabalhador e as responsabilidades da empresa.
Descubra a importância do programa de bem-estar mental na empresa, suas principais soluções e como implementar essa estratégia!
Saiba como calcular e reduzir os diferentes tipos de turnover na sua empresa para alcançar um bom posicionamento no mercado.
Confira como integrar o conceito de People First ao core business além do discurso para transformar a cultura da sua empresa.
Você já conhece as obrigações para o RH em 2025? Saiba quais são as novidades em relação às leis trabalhistas, NR-1, novo consignado privado e muito mais!
Descubra como a educação financeira ajuda os seus colaboradores a tomarem decisões conscientes sobre o novo consignado privado e evitar endividamento excessivo.