
Assédio moral no trabalho: como identificar, prevenir e agir
Saiba o que é assédio moral, como identificá-lo e qual deve ser o papel do RH para garantir um ambiente seguro, saudável e produtivo.
Recursos Humanos
23 minutos de leitura
Por Julia Silva
Última atualização em 5 de maio de 2025
Liderar vai muito além de delegar tarefas e tomar decisões. Saber como motivar e desenvolver equipes são habilidades indispensáveis para líderes e gestores. Uma das melhores formas de aprimorar essa competência é por meio da leitura de livros sobre gestão de pessoas.
Afinal, para superar os desafios de manter a equipe engajada, criar ambientes de trabalho positivos e obter bons resultados, depende diretamente da atuação desse profissional. Pensando nisso, reunimos 15 livros sobre gestão de pessoas com dicas valiosas sobre liderança, cultura organizacional e gestão de talentos. Confira!
A gestão de pessoas é uma área de extrema importância em uma empresa, pois se concentra no gerenciamento de recursos humanos. Ou seja, é o setor responsável por fomentar uma cultura de aprendizado, inovação e colaboração.
Isso envolve um conjunto de práticas, estratégias e processos que vão atrair, desenvolver, motivar e reter talentos. A soma de todas essas ações visam alcançar os objetivos organizacionais enquanto também priorizam as necessidades individuais dos colaboradores.
Por que isso importa? Quando os colaboradores se sentem valorizados e engajados, o impacto nos resultados é direto. É o fator determinante para se obter bons resultados.
Empresas que investem na gestão de pessoas têm equipes mais produtivas, menor taxa de turnover e um ambiente de trabalho mais saudável.
Por isso, leituras sobre gestão de pessoas auxiliam na formação de lideranças mais conscientes e preparadas para lidar com desafios de sua função. Alguns temas abordados são:
Os livros sobre gestão de pessoas são itens indispensáveis para todo profissional que queira aperfeiçoar suas habilidades de liderança e gestão de equipes. Eles funcionam como guias, apresentam desafios de gestão e mostram como solucioná-los.
Aprenda sobre motivação, engajamento de colaboradores e criação de culturas de trabalho que valorizem a diversidade e a produtividade.
Confira abaixo uma lista com os 15 melhores livros sobre gestão de pessoas!
Se existe um nome referência em gestão de pessoas, é Idalberto Chiavenato.
Neste livro, ele explora a evolução do RH, com uma visão completa sobre a modernização de práticas do setor e como alinhar as estratégias de gestão de pessoas com os objetivos de negócio.
Nele, Chiavenato aborda temas como recrutamento, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos. Além da teoria, também mostra a aplicação prática com exemplos e estudos de caso.
✅ É indicado para:
📌 Dica: este é um livro que deve estar na prateleira de todo profissional de gestão de pessoas.
Esta é outra leitura clássica de liderança e sobre transformar sua mentalidade e sua forma de lidar com desafios.
Considerado um dos livros de negócios mais influentes do mundo, ele apresenta hábitos indispensáveis que ajudam gestores a criar equipes produtivas e de alta performance.
O autor utiliza a metáfora da fábula de Esopo para reforçar que a eficácia é oriunda da harmonia — tanto no desenvolvimento pessoal quanto no ambiente de trabalho. E é isto que os gestores devem almejar para sua equipe.
✅ Você vai aprender:
📌 Dica: se você busca um modelo de princípios atemporais, no qual você aprende como criar um ambiente colaborativo, este livro é leitura obrigatória!
Mudanças fazem parte da realidade corporativa — mas saber gerenciá-las é o que diferencia um líder.
Neste livro, Kotter apresenta um modelo prático em oito passos para gerenciar com sucesso os processos de mudanças nas organizações, incluindo o estabelecimento de senso de urgência até garantir a consolidação das mudanças executadas.
✅ O que torna essa leitura indispensável:
📌 Dica: se você precisa liderar mudanças estratégicas dentro da sua empresa, este livro será um grande aliado.
Por que algumas pessoas e empresas conseguem mudar padrões de comportamento enquanto outras permanecem estagnadas?
Neste livro, Duhigg explica a ciência por trás da formação de hábitos e como eles podem influenciar indivíduos e organizações. Assim, o autor combina pesquisa científica com histórias reais que mostram como pequenas mudanças de comportamento podem gerar resultados extraordinários.
Para quem deseja entender o papel dos hábitos no alcance dos objetivos e quer melhorar sua capacidade de impulsionar mudanças positivas e duradouras, essa é uma leitura obrigatória.
✅ O que você vai aprender:
📌 Dica: se você quer entender como hábitos bem estruturados podem impulsionar o desempenho da sua equipe e da empresa como um todo, este livro é para você.
Quer reduzir conflitos no ambiente de trabalho e melhorar a colaboração entre equipes? A Comunicação Não-Violenta (CNV) pode ser a chave.
Nesta obra, Rosenberg apresenta a técnica de comunicação interpessoal que ajuda a construir um local de trabalho mais empático e colaborativo.
Essa técnica enfatiza a empatia e o entendimento mútuo para resolver conflitos. O autor argumenta que a maioria dos conflitos tende a surgir de mal-entendidos e da dificuldade em expressar necessidades e sentimentos de forma clara.
✅ Por que este livro é indispensável para líderes:
📌 Dica: a leitura oferece ferramentas práticas para melhorar a comunicação em diferentes contextos. Se você quer evitar ruídos desnecessários e criar um ambiente de trabalho mais empático e colaborativo, este livro precisa estar na sua lista.
Como uma empresa pode estimular a inovação e criar um lugar onde ideias ousadas prosperam?
Ed Catmull, cofundador e presidente da Pixar, revela os bastidores do estúdio e ensina como estimular a criatividade e a colaboração dentro das empresas. Baseado na sua experiência, o autor compartilha sua trajetória ao construir um dos estúdios de animação mais bem-sucedidos do mundo.
✅ O que este livro ensina:
Este livro serve como inspiração para líderes que desejam entender o “segredo” por trás do sucesso da Pixar e aplicar os princípios em suas organizações para alcançar resultados excepcionais em qualquer campo de atuação.
📌 Dica: se você quer aprender a transformar sua equipe em um time de alta performance, incentivando a criatividade e a colaboração, essa leitura é indispensável.
Se existe um clássico atemporal sobre relacionamento interpessoal e influência, este é o livro.
Dale Carnegie ensina técnicas para construir relacionamentos interpessoais, melhorar as habilidades de comunicação e exercer influência positiva no ambiente corporativo.
Este guia tem orientado gestores a criar conexões significativas, influenciar positivamente os outros e, consequentemente, alcançar sucesso pessoal e profissional.
✅ Por que essa leitura é indispensável:
📌 Dica: se você busca aprimorar a habilidade de relacionamentos interpessoais, em todas as esferas da vida, este pode ser seu livro de cabeceira. Não é à toa que ele é aclamado entre os gestores da área.
Liderança não é um dom – é um processo. Líderes precisam estar capacitados em todos os níveis de uma empresa. Ainda assim, em muitas empresas o pipeline de liderança, ou seja, a arquitetura interna para o desenvolvimento de gestores, não está bem desenvolvido.
Neste livro, Ram Charan compartilha um modelo testado e comprovado para construir e desenvolver planos de carreira, planejar sucessões e formar lideranças.
✅ O que este livro ensina:
📌 Dica: se sua empresa enfrenta dificuldades para formar novos líderes, este livro traz um roteiro prático para estruturar um pipeline eficiente.
A liderança tradicional, baseada apenas em autoridade hierárquica, está com os dias contados.
Essa obra aborda a essência da liderança e gestão modernas. O autor desafia o modelo tradicional de liderança e defende estruturas organizacionais mais flexíveis e colaborativas.
Mandelli argumenta que empresas que adotem este modelo de gestão tendem a prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e complexo. Assim, o livro oferece aprendizados práticos e mostra como líderes podem facilitar essa inovação, engajar equipes e liderar sem exercer uma autoridade hierárquica.
✅ Por que este livro é indispensável:
📌 Dica: se você deseja liderar de forma mais eficiente e adaptada às mudanças de mercado, essa leitura vai ajudar a transformar sua abordagem. É um guia para uma liderança baseada na confiança e no comprometimento.
Por trás de grandes empresas e projetos bem-sucedidos, sempre existem parcerias estratégicas.
Michael D. Eisner, ex-CEO da Disney, compartilha lições sobre parcerias bem-sucedidas e dicas para construir equipes de alto desempenho. O autor usa a própria experiência para mostrar como colaborações entre indivíduos com habilidades complementares podem gerar resultados extraordinários.
O livro, portanto, fornece uma perspectiva diferenciada sobre a gestão de equipes, a importância do trabalho em equipe e como relações interpessoais influenciam o sucesso de uma empresa.
✅ O que você vai aprender:
📌 Dica: se você busca construir relações profissionais mais produtivas e colaborativas, este livro traz insights valiosos baseados na experiência real de um dos executivos mais influentes do mundo.
O que realmente impulsiona as pessoas a darem o seu melhor?
Neste livro, Daniel H. Pink desconstrói a ideia de que recompensas financeiras são o principal fator motivacional e apresenta o papel da motivação intrínseca e como líderes podem criar um ambiente que estimule a inovação e o alto desempenho.
Ele oferece uma visão mais profunda sobre o poder da autonomia e o propósito pode inspirar as pessoas a atingir seu potencial máximo.
✅ O que você vai aprender:
📌 Dica: se você quer entender o que realmente move sua equipe e como estimular a motivação dela, este livro é para você.
Testar ideias rapidamente e resolver problemas complexos de forma ágil – é disso que trata este livro.
Desenvolvido por especialistas do Google, com base em suas experiências. Nele, os autores ensinam um método ágil para testar ideias em apenas cinco dias e otimizar a resolução de problemas.
Assim, nesta obra você aprenderá também a organizar e executar sprints em equipe para que projetos saiam do papel e se tornem realidade rapidamente.
✅ Por que este livro é essencial:
Com este passo a passo, será possível transformar ideias em ações concretas.
📌 Dica: Se você precisa otimizar processos e inovar sem desperdício de tempo e recursos, essa leitura será um divisor de águas!
Quer saber como uma das empresas mais inovadoras do mundo pensa e opera?
Continuando a nossa lista de dicas relevantes, indicamos um dos melhores livros sobre gestão de pessoas. Este best-seller reúne lições importantes sobre a cultura de inovação do Google e como gestores podem criar ambientes dinâmicos.
Aqui você terá boas noções sobre como atuar como o Google atua, aprenderá métodos de como recrutar pessoas que sejam criativas-inteligentes (como são chamados seus funcionários).
✅ O que este livro ensina:
📌 Dica: Se você quer trazer para sua empresa a mentalidade que transformou o Google em um gigante da inovação, este livro é indispensável! Encontre inspirações técnicas em seus problemas e faça a diferença dentro da empresa.
Ser líder não significa tomar apenas decisões fáceis.
Neste livro, Ben Horowitz aborda, sem rodeios, os desafios e dilemas enfrentados por líderes do mundo dos negócios. Este é um guia prático para lidar com crises, desafios e tomadas de decisões difíceis.
Com uma abordagem direta, o autor compartilha experiências pessoais e lições aprendidas no processo de liderar empresas em momentos de crises e incertezas.
✅ Por que este livro é um guia indispensável para líderes:
Ele ressalta a importância da coragem, determinação e da capacidade de enfrentar o lado difícil do empreendedorismo e da liderança.
📌 Dica: se você quer se preparar para os desafios reais da liderança e aprender a tomar decisões difíceis sem comprometer o futuro da empresa, este livro é leitura obrigatória.
Liderança não é só sobre estratégia — é sobre pessoas.
Para encerrar nossa lista, indicamos o livro “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman, considerado o precursor no debate sobre a temática, sendo um dos primeiros a destacar o papel da inteligência emocional no sucesso profissional e na construção de equipes de alto desempenho.
Este livro destaca a importância do equilíbrio emocional para o sucesso profissional e a construção de relacionamentos saudáveis no trabalho. Assim, você será apresentado ao conceito de inteligência emocional, composta por autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais.
✅ O que você vai aprender:
O autor reforça que líderes emocionalmente inteligentes são mais aptos a inspirar, motivar e resolver conflitos. Isso cria um clima organizacional positivo e produtivo.
📌 Dica: se você quer se tornar um líder mais humano e influente, este livro é um dos melhores pontos de partida.
Ler sobre gestão de pessoas é o primeiro passo para o aprendizado, mas colocar esses ensinamentos em prática é o que realmente transforma a cultura organizacional. Ao adotar estratégias de liderança baseadas nesses livros, os gestores podem fortalecer suas equipes, criar um ambiente mais colaborativo e impulsionar resultados positivos para a empresa.
Quer aprender ainda mais sobre gestão de pessoas? Então, não deixe de conferir o nosso e-book sobre estratégias para CHROs.
Restou alguma dúvida? Confira as respostas para as principais dúvidas sobre o tema.
Qual o melhor livro para quem está começando na área de gestão de pessoas?
“Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações”, de Idalberto Chiavenato, é ideal, pois apresenta fundamentos práticos e teóricos importantes para iniciantes na área.
Quais livros ajudam a desenvolver liderança e engajamento?
Os “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, “O Monge e o Executivo” e “Great Leader to Work” são excelentes para entender estratégias de liderança e fortalecer o engajamento das equipes.
Existe algum livro focado em tendências modernas da gestão de pessoas?
“Um Novo Jeito de Trabalhar”, “Pipeline de Liderança” e “Como o Google Funciona” exploram abordagens atuais sobre inovação, desenvolvimento de talentos e novas práticas em gestão.
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